Atividade

124852 - Neurociência e aprendizagem na pré-escola e no ensino infantil: como o cérebro aprende a ler e a escrever.

Período da turma: 05/08/2024 a 09/09/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: A educação é um processo essencial para o desenvolvimento humano que persiste por toda a vida, permitindo que as pessoas de qualquer idade se adaptem ou respondam aos desafios do cotidiano, às condições adversas de saúde e ao envelhecimento, representando riscos e oportunidades para nossa saúde, prosperidade e bem estar. A nossa habilidade de aprender é construída e executada pelo Sistema Nervoso (SN) e em particular pelo cérebro. Essa habilidade é desenvolvida, principalmente, nos primeiros anos de vida, período em que as células que formam o SN encontram os melhores ambientes para a construção dos circuitos neurais responsáveis pelo desenvolvimento das funções cognitivas que, juntas, conferem as competências essenciais relacionadas a aprendizagem como memória, atenção, inteligência, sociabilidade, desenvolvimento emocional e resolução de problemas. Os primeiros anos de vida escolar, em particular entre os 4 e 10 anos de idade, têm uma enorme importância na construção dos circuitos neurais em formação porque é no ambiente escolar que o cérebro da criança será submetido aos principais estímulos sensoriais, motores, cognitivos, emocionais e sociais. Se adequados, esses estímulos irão conferir as habilidades necessárias para que a criança, não somente se desenvolva de maneira saudável, mas terão um enorme impacto na vida sua vida adulta. Nas últimas décadas, o rápido avanço da Neurociência tem identificado muitos dos processos biológicos envolvidos nos mecanismos celulares e moleculares de aprendizagem. Além disso, o entendimento da importância das experiências sociais e emocionais sobre as mudanças nos circuitos neurais têm evidenciado que esta disciplina tem papel decisivo na nossa compreensão dos processos de aprendizagem e na interpretação e manejo das suas deficiências e, principalmente, no desenvolvimento de estratégia mais eficazes de ensino.
A aprendizagem da leitura e escrita representa um dos primeiros e maiores desafios do desenvolvimento do cérebro da criança. A aquisição dessas habilidades é reconhecida atualmente como uma das principais experiências capaz de modificar a arquitetura do cérebro e a maneira como ele irá funcionar não somente na infância, mas também na vida adulta. Ao contrário da linguagem oral, que ocorre naturalmente pela exposição, pelo tempo e pelas interações sociais, a leitura e a escrita precisam ser explicitamente aprendidas. Leitura e a escrita são processos cognitivos bastante complexos, construídos culturalmente e certamente as duas mais importantes habilidades para o pleno desenvolvimento da espécie humana. Os circuitos neurais formados a partir da aprendizagem da leitura e da escrita irão regular a nossa habilidade de analisar e classificar as informações e em conjunto com a memória, atuarão como as principais ferramentas cognitivas para o desenvolvimento do pensamento, do raciocínio, da geração de novas ideias e da solução de problemas. O cérebro humano é particularmente lapidado na infância pela leitura e pela escrita, construindo redes neurais e estruturas cognitivas únicas, tornando-se instrumentos essenciais para a comunicação, aprendizagem, desenvolvimento pessoal e coletivo, propiciando as melhores oportunidades de prosperidade, saúde e bem-estar.
Considerando-se que professores são os principais mediadores da aprendizagem durante, pelo menos, os primeiros vinte anos de atividades escolares e o papel do sistema nervoso na aprendizagem, parece necessário e urgente que a compreensão dos mecanismos neurais envolvidos nos processos de aprendizagem e que se relacionam com o desenvolvimento psicológico, façam parte da formação de educadores. Uma convergência nas descobertas da psicologia e da neurociência tem resultado em princípios da aprendizagem humana que estão promovendo mudanças significativas nas teorias educacionais e na construção de ambientes educacionais mais eficazes.
Habilidades gerais: pretende-se que os alunos desenvolvam as habilidades de compreender o mecanismo básico de funcionamento do cérebro e a importância da memória, atenção e das funções executivas nos processos de aprendizagem na infância; entender mecanismos neurais envolvidos na comunicação e compreensão da linguagem verbal e escrita implementando estratégias que potencializam o raciocínio, a criatividade e resolução de problemas.

CONTEÚDOS NECESSÁRIOS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO HUMANO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM IDADE ENTRE 4 E 10 ANOS:

1. Como o cérebro funciona.
2. Plasticidade neural.
3. Mudanças no cérebro durante o processo de letramento.
4. Como o cérebro aprende a ler e a escrever.
5. Processamento fonológico e letramento na construção das redes neurais.
6. Desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

OJETIVOS DA APRENDIZAGEM:

1. Reconhecer os tipos celulares e os seus mecanismos de ação, identificando como estes elementos são capazes de promover a aprendizagem na infância.
2. Identificar os fatores endógenos e do meio ambiente capazes de modificar o cérebro durante os processos de aprendizagem.
3. Entender os processos neurais de formação das diferentes memórias, reconhecendo os mecanismos que favoreçam a aprendizagem.
4. Compreender as estruturas cerebrais, os grupos celulares e genes relacionadas à inteligência, avaliando a importância das experiências sociais, emocionais e ambientais na construção desta habilidade cognitiva.
5. Reconhecer os diferentes tipos de atenção e os mecanismos neurobiológicos que os regem, identificando possíveis causas de déficit de aprendizagem.
6. Entender a origem filo e ontogenética dos mecanismos neurais de contágio sensorial, emocional e comportamental, interpretando as suas consequências nos processos de aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento.
7. Compreender as experiências sensório-motoras e o desenvolvimento da percepção na primeira-infância.
8. Entender a importância da estimulação na interpretação e interação com o ambiente.
9. Compreender o desenvolvimento psicomotor da mão desde os reflexos às ações coordenadas e aquisição da escrita.
10. Compreender os processos psicológicos envolvidos no desenvolvimento da linguagem durante a primeira infância.
11. Entender as variáveis envolvidas na aquisição e ampliação de vocabulário nos anos pré-escolares e como a experiência escolar pode auxiliar esse processo.
12. Compreender o desenvolvimento linguístico quanto à fonologia e o vocabulário e suas implicações e possibilidades de estimulação.
13. Conhecer as habilidades do processamento fonológico: consciência fonológica, memória de trabalho fonológica e acesso ao léxico na memória de longo prazo assim como as possibilidades de estimulação dos mesmos.
14. Compreender as bases da leitura fluente e com compreensão, bem como compreender a aquisição ortográfica e produção escrita inicial.
15. Entender a importância da intencionalidade no processo de ensino e aprendizagem da linguagem.
16. Compreender os mecanismos neurais de desenvolvimento das diferentes formas de comunicação, identificando as competências cognitivas adquiridas para a aprendizagem da linguagem verbal e não- verbal.

BIBLIOGRAFIA
Sarrasin J.B., Nenciovici L., Foisy L.M.B., Allaire-Duquette G., Riopel M., Masson S. Effects of Teaching the Concept of Neuroplasticity to Induce a Growth Mindset on Motivation, Achievement, and Brain Activity: A Meta-Analysis. Trends Neurosci. Educ. 2018;12:22–31. doi: 10.1016/j.tine.2018.07.003.
Hagar Goldberg. Growing Brains, Nurturing Minds—Neuroscience as an Educational Tool to Support Students’ Development as Life-Long Learners. Brain Sci. 2022 Dec; 12(12): 1622.
Oesch N. Social Brain Perspectives on the Social and Evolutionary Neuroscience of Human Language. Brain Sci. 2024 Feb 7;14(2):166.
Dehaene S, Cohen L, Morais J, Kolinsky R. Illiterate to literate: behavioural and cerebral changes induced by reading acquisition. Nat Rev Neurosci. 2015 Apr;16(4):234-44.
Hannagan T, Amedi A, Cohen L, Dehaene-Lambertz G, Dehaene S. Origins of the specialization for letters and numbers in ventral occipitotemporal cortex. Trends Cogn Sci. 2015 Jul;19(7):374-82.
Bates, A. W. (2017). Educar na Era Digital (1a ). São Paulo: Artesanato Educacional. Retrieved from http://www.abed.org.br/arquivos/Educar_na_Era_Digital.pdf
Santos, M. T. M; Navas, A.L.G.P. (2016). Transtornos de linguagem escrita: teoria e prática. Barueri (SP): Manole.
Soares, M. (2021). Alfaletrar: Toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto.
Zorzi, J. (2010). Falando e escrevendo. Desenvolvimento e distúrbios da linguagem oral e escrita. Curitiba: Editora Melo.
SANTOS, C. E. M. ; RODRIGUES,O.M.P.R. ; CAPELLINI,V.L.M.F . CONSULTORIA COLABORATIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS BRASILEIROS. REVISTA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL, v. 27, p. e245254, 2023.
CAPELLINI,V.L.M.F; CORDEIRO, F. A. M. ; OLIVEIRA, C. A. M. ; GOFFI, L. L. C. . Análise da atuação do Ministério Público para a Promoção da Educação Inclusiva de Qualidade na Comarca de Bauru. MIMESES (BAURU), v. 41, p. 111-134, 2020.
COSTA, ALINE ; PASCON, C. ; PROCOPIO, C. ; SARRO, L. M. ; BASTOS, P. A. ; NOBREGA, A. . Conte com a fono! Histórias e atividades para crianças em fase de alfabetização. 1. ed. Bauru: Universidade de São Paulo, 2018. v. 1. 102p .
MENOTTI, A. R. S. ; DOMENICONI, C. ; COSTA, ALINE . Capacitação de professores do ensino infantil para o uso de estratégias bem-sucedidas de leitura compartilhada. CODAS , v. 32, p. 32, 2020.
MIRANDA, A. C. ; BETTIO, C. D. B. ; SCHMIDT, A. . Word Teaching Strategies in Story Reading for Preschool Children. PSICO-USF (IMPRESSO), v. 25, p. 671-683, 2020.
Bettio, C. D. B. ; Miranda, A. C. A. ; SCHMIDT, A. . Desenho universal para a aprendizagem e ensino inclusivo na educação infantil. 1. ed. Ribeirão Preto: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, 2021. v. 1. 109p .

Carga Horária:

30 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 55
 
Ministrantes: Aline Roberta Aceituno da Costa
Andreia Schmidt
Cláudia Maria Simões Martinez
Eliane Comoli
Guilherme de Araujo Lucas
Thaís Freire
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP