Atividade

124715 - Disc3_ConhTEA - Conhecimentos do Transtorno do Espectro Autista: uma abordagem de casos clínicos e escolar

Período da turma: 07/06/2024 a 29/06/2024

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Descrição: Ementa: Compreender que o TEA - Transtorno do Espectro Autista, é um transtorno do neurodesenvolvimento
complexo, definido a partir de um ponto de vista comportamental e de habilidades de relacionamento social, que
apresenta etiologias múltiplas e graus variados de severidade. Para a American Pyschiatric Association (APA), os
indivíduos com TEA apresentam sintomas nos seguintes domínios: 1) Deficiência persistente na comunicação e na
interação em múltiplos contextos e situações sociais, 2) Padrões repetitivos e restritivos de comportamento,
interesses ou atividades
Objetivos: Capacitar o Cursista a identificar as alterações comportamentais, compreender as principais causas e
propor estratégias para lidar com o transtorno neurodesenvolvimental – TEA; conhecer os 3 níveis de apresentação do
TEA; apresentar os conceitos básicos sobre o desenvolvimento motor típico e atípico e os métodos de avaliação.
Auxiliar na compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns no meio escolar e clínico, tais
como, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, o transtorno do desenvolvimento da coordenação e o
transtorno do espectro autista.
Conteúdo:
• Definição, níveis e quadros clínicos do TEA;
• Alterações neurológicas e sensóriomotoras associadas ao TEA: principais problemas de controle motor e
processamento sensorial;
• Diagnóstico fisioterapêutico e instrumentos de identificação dos sinais sugestivos do TEA. Importância da
identificação precoce;
• Avaliação multidimensional da pessoa com TEA: o modelo da CIF;
Programa de Disciplina
SER
Curso de Aperfeiçoamento:
Transtornos do neurodesenvolvimento
e dificuldades sensoriomotoras cças e adol
EEFE-USP
• Necessidades da pessoa com TEA: orientação para a atividade e participação. Objetivos da Fisioterapia;
• Abordagens para intervenção: fisioterapia Neurofuncional e técnicas específicas. Estimulação precoce,
integração sensorial e neuromodulação no TEA;
• Evidências científicas para as diferentes abordagens no TEA.
Bibliografia:
ALLEN, K, A, et al. Test of Gross Motor Development-3 (TGMD-3) with the Use of Visual Supports for Children with
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QUEDAS, C, L, R. Adaptação transcultural do MABC-2 e avaliação de crianças com Transtorno do Espectro Autista
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São Paulo. 2019.
SANTOS, S.K.; OLIVEIRA, J.A. (2022). Transtorno do espectro do autismo: estudo da habilidade motora manual e da
perspectiva ecológica. Ed. Dialética. São Paulo.
TOLEDO, T.B. (2023). Autismo e atividades físicas: esportes e exercícios físicos. Ed. Telha. Rio de Janeiro.
Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre os níveis de apresentações do TEA considerando casos clínicos e escolares.
Observação: Nada a declarar

Carga Horária:

27 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Jorge Alberto de Oliveira
Maria Aparecida Cina da Silva
Renata Hydee Hasue


 
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