Atividade

124709 - Disc2ConhTDC - Conhecimentos do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação – TDC: uma abordagem de casos clínicos e escolar

Período da turma: 16/05/2024 a 05/06/2024

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Descrição: Ementa: Entender que as dificuldades motoras estão intimamente relacionadas aos transtornos do
neurodesenvolvimento e a cada dia são mais evidenciados como problemas comportamentais e que impactam
invariavelmente no desempenho das tarefas motoras especializadas e do cotidiano de pessoas "comuns" e "atletas". A
literatura tem evidenciado vários fatores e possibilidades de tratamentos, tanto medicamentosos como alternativos,
em especifico as atividades motoras como componente de um programa regular, tanto no âmbito escolar como na
vida diária. Dessa forma, nossa preocupação será de fundamentar essa área com recursos de identificação,
diagnóstico e possibilidades de tratamento dos transtornos específicos do TDC.
Objetivos: Apresentar os conceitos básicos sobre o TDC e o desenvolvimento motor típico e atípico e os métodos de
avaliação. Auxiliar na compreensão sobre os transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns no meio escolar e
clínico, tais como, o transtorno do desenvolvimento da coordenação. discutir os transtornos do
neurodesenvolvimento ; conhecer e discutir problemas relacionados as dificuldades motoras específicas ao transtorno
do desenvolvimento da coordenação; discutir as implicações práticas dos conhecimentos sobre os transtornos do
neurodesenvolvimento para a educação física, fisioterapia, esporte e áreas correlatas como transtorno do
desenvolvimento da coordenação (TDC).
Conteúdo:
• Análise histórica dos estudos sobre os transtornos do neurodesenvolvimento e o desenvolvimento motor;
• Evolução das investigações e os principais paradigmas na área;
• Estudos e processos do desenvolvimento motor relacionados aos indivíduos com transtornos do
neurodesenvolvimento
Programa de Disciplina
SER
Curso de Aperfeiçoamento:
Transtornos do neurodesenvolvimento
e dificuldades sensoriomotoras cças e adol
EEFE-USP
• Pesquisas sobre os estudos do neurodesenvolvimento - TDC
• Critérios disgnósticos; características diagnósticas; prevalências; fatores de risco e prognóstico; questões
diagnósticas relativas a cultura; consequências funcionais do TDC; comorbidades; Identificação de variáveis
de controle da coordenação motora nos individuos com essas dificuldades motoras.
Bibliografia:
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Arlington, VA: American Psychiatric Publishing, 2022.
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desenvolvimento da coordenação. Movimento (ESEF/UFRGS), v. 15, n. 3, 2009.
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Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em uma amostra de crianças brasileiras. Cadernos de Terapia
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FARHAT, F.; HSAIRI, I.; BAATI, H.; SMITS-ENGELSMAN, B. C. M.; MASMOUDI, K.; MCHIRGUI, R.; TRIKI, C.; MOALLA, W.
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HENDERSON, S. E.; SUGDEN, D. A.; BARNETT. A. L. Movement Assessment Battery for Children (2nd ed.) (examiner’s
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SMITS-ENGELSMAN, B.; SCHOEMAKER, M.; DELABASTITA, T.; HOSKENS, J.; GEUZE, R. Diagnostic criteria for DCD: Past
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ZWICKER, J. G.; HARRIS, S. R.; KLASSEN, A. F. Quality of life domains affected in children with developmental
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PIEK, J. Infant Motor Development. United States of America: Human Kinetics, 2006.
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da coordenação. Rev. paul. Educ. Fís., v. 18, p. 33-44, 2004.
HAYWOOD, K.; GETCHELL, N. Desenvolvimento motor ao longo da vida. 3. Porto Alegre: Artmed, 2004
Critérios de Avaliação: Prova escrita sobre as características e critérios de acordo com DSM-5 do TDC.
Observação: Nada a declarar

Carga Horária:

27 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 100
 
Ministrantes: Jorge Alberto de Oliveira
Juliana Barbosa Goulardins
Roseane Oliveira do Nascimento


 
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