124662 - Práticas de leitura 1 - iniciação à leitura de gêneros diversos em Língua Francesa |
Período da turma: | 05/04/2024 a 24/05/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Apresentação do Curso
O Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH desenvolveu, ao longo de sua história, cursos de leitura em línguas estrangeiras para a comunidade USP e para o público externo visando ao desenvolvimento da competência leitora para a compreensão de textos que circulam no meio acadêmico. Se no início das ofertas denominávamos estes cursos como línguas estrangeiras instrumentais, em francês, “Francês Instrumental”, com o advento da Internet e o uso de tecnologias, as competências de leitura se transformaram e o leitor, diferentemente do acesso anterior que tinha somente ao texto impresso, passa a utilizar estratégias multimodais para desenvolver sua competência leitora. Assim, passamos a utilizar a denominação “Práticas de leitura em Francês” para compreender esse novo contexto de formação. As várias situações de leitura, em papel e/ou na tela alteram a metodologia de ensino para o desenvolvimento de estratégias de leitura e novas maneiras de ensinar e aprender se colocam em prática. O desenvolvimento de competências leitoras no meio universitário é cada vez mais exigido e os estudantes são levados a ler textos originais de suas áreas de conhecimento. Assim, apoiando-nos nos estudos de especialistas na área, esse curso tem por objetivos: 1) Sensibilizar os estudantes universitários de diferentes áreas do conhecimento para a construção de sentido de gêneros diversos (não literários). 2) Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de gêneros variados (não literários) visando ao conhecimento, desenvolvimento e aplicação de estratégias de leitura por meio da mobilização de competências leitoras que os alunos já desenvolvem em língua materna para leva-los à leitura de textos em língua francesa. 3) Sistematizar os conhecimentos discursivos e linguísticos por meio de fichas de leitura e de gramática visando à autonomia dos leitores. Público-alvo Estudantes universitários em geral. Não é exigido nenhum conhecimento prévio de língua francesa. Objetivos Gerais Desenvolver a compreensão leitora em língua francesa de textos de gêneros diversos (não literários). Objetivos Específicos Identificar as características de cada gênero estudado; Mobilizar as estratégias de leitura em língua materna; Compreender os modelos de leitura em língua estrangeira; Compreender e desenvolver as estratégias para leitura de textos em língua francesa; Praticar as estratégias de leitura e sistematizar os conhecimentos linguísticos da língua francesa por meio da elaboração de fichas de leitura e de gramática; Promover a autonomia do leitor para a leitura de textos em língua francesa. Justificativa O curso se justifica devido à imersão de leitura à qual nos dias atuais estamos confrontados pela internet e à crescente demanda de leitura de textos originais em língua francesa presentes no meio universitário. Além disso, a prática de leitura de textos originais amplia o entendimento de especificidades culturais baseando-se na construção do sentido feita pelo próprio leitor, superando os problemas que advêm de uma interpretação mediada pela tradução. Conteúdo Programático 1. Sensibilização às estratégias de leitura em língua materna e língua estrangeira – mobilização de saberes e competências. Abordagem teórica e práticas de leitura de gêneros diversos (não literários); 2. Apresentação dos diferentes modelos de leitura – abordagem teórica e práticas de leitura de gêneros diversos; 3. Desenvolvimento de estratégias de leitura em língua francesa de gêneros diversos (não literários) – construção de sentido, práticas de leitura e sistematização linguística; 4. Promoção da autonomia do leitor para a leitura de gêneros diversos (não literários) em língua francesa. Metodologia O curso será ministrado de forma presencial e a metodologia adotada será exposição dialogada e trabalhos em pequenos grupos. Avaliação A avaliação do curso será feita por meio da participação e da realização de atividades. Critérios para aprovação Os participantes devem obter a nota mínima 7,0 para aprovação no curso. Frequência mínima - 75%. Pré-Requisitos Apresentar o comprovante de matrícula em um curso universitário de graduação ou pós-graduação. Bibliografia ALBUQUERQUE-COSTA, H. Um ensino específico da leitura: o ensino instrumental, in O ensino instrumental de línguas estrangeiras, Caderno do Centro de Línguas nº 3, Humanitas, 2000, p. 63-71. CORNAIRE, C. Le point sur la lecture. Paris : CLE International, 1999. COSTE D. Leitura e competência comunicativa. In GALVES, C.; ORLANDI, E.; OTONI P. (org). O Texto: leitura e escrita. 3ª ed. Revisada. Campinas, SP: Pontes, 2002, p. 11-30. MALHEIROS POULET M.-E., DEGACHE C., MASPERI M. (1994), « L'activité de compréhension écrite en langues voisines (domaine deslangues romanes) : stratégies d'accès au sens de textes narratifs », in J.-C. Pochard (éd.), Actes du IXe colloque international "Acquisition d'une langue étrangère : perspectives et recherches. Profils d'apprenants", Publications de l'Université de Saint-Etienne, 335-350. Em : www.galanet.eu/publication/fichiers/mp-dc-mm1994.pdf . PIETRAROIA C.M.C. Percursos de Leitura : Léxico e construção de sentido na leitura em língua estrangeira. São Paulo: Annablume, 1997. PIETRAROIA, C.M.C. Questões de Leitura : Aspectos práticos e teóricos da leitura em Francês Língua Estrangeira. São Paulo: Annablume, 2001. PIETRARÓIA, C.M.C; ALBUQUERQUE-COSTA, H. Leitura (s) em francês língua estrangeira. [S.l:s.n.], 2014. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 10ª Edição, Campinas, SP. Pontes, 2004. Bibliografia Complementar Dicionários Online: https://www.cnrtl.fr/ https://www.larousse.fr/ Informação Relevante O curso será ministrado em português, na modalidade presencial e o material didático será em língua francesa. |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
Regiane Alves Miranda |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |