Atividade

124493 - Educação Financeira na Formação Continuada do Professor de Matemática: Desafios e Possibilidades

Período da turma: 03/04/2024 a 29/05/2024

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Descrição: O minicurso adotará uma abordagem qualitativa de pesquisa, uma vez que o foco não está apenas em um resultado, mas em todo o processo de trocas, discussões e produções que serão desenvolvidos. Seguimos, portanto, a ótica de Garnica (2004), quando lista as seguintes características que uma pesquisa qualitativa deve possuir:
(a) transitoriedade de seus resultados; (b) a impossibilidade de uma hipótese a priori, cujo objetivo da pesquisa será comprovar ou refutar; (c) a não neutralidade do pesquisador que, no processo interpretativo, vale-se de suas perspectivas e filtros vivenciais prévios dos quais não consegue se desvencilhar; (d) que a constituição de suas compreensões dá-se não como resultado, mas numa trajetória em que essas mesmas compreensões e também os meios de obtê-las podem ser (re)configuradas; e (e) a impossibilidade de estabelecer regulamentações, em procedimentos sistemáticos, prévios, estáticos e generalistas (GARNICA, 2004, p. 86).
Seguindo este direcionamento, temos uma expectativa e um planejamento de como se dará o desenvolvimento do minicurso, mas este pode se reconfigurar durante o decorrer das atividades e encontros.
No que tange a carga horária deste projeto, o minicurso terá o total de quarenta horas de atividades, sendo 13 horas de atividades síncronas e 27 horas de atividades assíncronas.
A fim de que possamos atingir os objetivos propostos para este projeto, serão realizados oito encontros síncronos, sendo os sete primeiros com duração de 1 hora e 30 minutos e o último com duração prevista de 2 horas e 30 minutos, totalizando então, as 13 horas de atividades síncronas. Está previsto também, 27 horas de atividades assíncronas as quais ocorrerão de forma individual e em grupos, através de diversos formatos como questionários online, visualizações e discussões de vídeos pré-selecionados, apresentações, elaboração de nuvens de palavras, busca por materiais científicos, desenvolvimento de uma proposta pedagógica acerca da temática, bem como a produção de um livreto que será composto por todas as propostas desenvolvidas pelos participantes.
Ressaltamos que este projeto é parte de uma pesquisa de doutorado da primeira ministrante sob orientação da segunda ministrante e que os encontros serão gravados a fim de que, juntamente com as outras produções desenvolvidas pelos participantes, possam gerar os dados para posterior análise. Dessa forma, no início do curso será disponibilizado um questionário para os participantes inscritos, onde será mencionado que este minicurso é parte da pesquisa e, portanto, os dados serão utilizados para tal. Além disso, será questionado aos participantes qual o nome fictício gostaria que utilizássemos para cada um deles.
Abaixo segue um detalhamento das temáticas de cada encontro, sua duração e data de realização:
Encontro Tema Duração Data
1 Apresentação dos participantes – interpretações e dificuldades EF 1h30 03/04/2024
2 Como a EF chega aos Documentos normativos da Educação – Dinâmica auxílio pandemia 1h30 10/04/2024
3 Apresentação das distribuições / E se os critérios fossem reais? 1h30 17/04/2024
4 EF no curso de formação de professores 1h30 24/04/2024
5 Educação Financeira x Matemática Financeira 1h30 08/05/2024
6 Educação Matemática Crítica 1h30 15/05/2024
7 A Educação Financeira que almejamos 1h30 22/05/2024
8 Apresentação das propostas pedagógicas 2h30 29/05/2024



X – Forma de acompanhamento

A avaliação do minicurso se dará com base na participação e envolvimento dos inscritos com a proposta, em consonância com as atividades realizadas durante o seu desenvolvimento. Ressalta-se que a frequência mínima exigida para certificação é de 85%.

XI – Bibliografia

BARONI, Ana Karina Cancian. MALTEMPI, Marcus Vinícius. Educação para a Prática da Liberdade Financeira. Educação Matemática em Revista, Brasília, v. 25, n. 68, p. 41-54, jun./set. 2020
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018
GARNICA, A. V. M. História Oral e educação Matemática. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

OCDE. Recommendation on Principles and Good Practices for Financial Education and Awareness. Directorate for Financial and Enterprise Affairs. 2005. Disponível em: http://www.oecd.org/finance/financial-education/35108560.pdf. Acesso em: 19 jul. 2022.
PUENTE, Beatriz. JANONE, Lucas. Endividamento atinge 77,7% das famílias brasileiras, maior patamar desde 2010, diz confederação. CNN Brasil, Rio de Janeiro, 02 de mai. de 2022.
Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/business/endividamento-atinge-777-das-familiasbrasileiras-maior-patamar-desde-2010-dizconfederacao/#:~:text=Em%202019%2C%20o%20n%C3%BAmero%20voltou,registrado%20em%20julho%20de%202011. Acesso em: 15 jul. 2022.
SILVA, I. T. Programa de educação financeira nas escolas de ensino médio: uma análise dos materiais propostos e sua relação com a matemática. 2017. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnologia) – Centro de Educação, UFPE, Recife, 2017.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Ana Paula Jahn
Larissa Gehrinh Borges
Virginia Cardia Cardoso


 
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