Atividade

124446 - Módulo IV - Gestão de Projetos Inovadores

Período da turma: 02/07/2025 a 17/09/2025

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Descrição: GESTÃO DA INOVAÇÃO

OBJETIVO:
A aula tem como objetivo discutir as principais formas de rearranjos organizacionais e projetos inovadores. Busca mostrar como os investimentos, parcerias e alianças, podem ser alternativas atraentes para a estratégia de desenvolvimento de projetos inovadores. Estudo dos conceitos de inovação, seus reflexos estratégicos em relação ao desempenho das firmas e suas aplicações.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
● Conceitos básicos da inovação
● Gestão da inovação
● Estratégias, objetivos e indicadores de inovação
● Lógica e processos de inovação urma
● Planejamento da inovação
● Gestão de portfólio e de projetos de inovação
● Inovação aberta
● Ecossistema de inovação

BIBLIOGRAFIA
ADNER, R. (2006). Match your innovation strategy to your innovation ecosystem. Harvard Business Review, 84(4).
Chesbrough, H. (2019). Open innovation results: Going beyond the hype and getting down to business. Oxford University Press.
SALERNO, Mario Sergio; GOMES, L. A. V. Gestão da inovação radical. 2018.
TIDD, Joe; BESSANT, John R. Managing innovation: integrating technological, market and organizational change. John Wiley & Sons, 2020
TROTT, P. (2017).Innovation management and new product development. Pearson education.
WAENGERTNER, Pedro. A estratégia da inovação radical: como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício. Editora Gente Liv e Edit Ltd, 2018.


GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS

OBJETIVO:
Fornecer conhecimento necessário para aplicar os princípios da gestão ágil de projetos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
● Princípios de gestão ágil;
● Fases da gestão ágil de projetos;
● Modelos Referenciais de gerenciamento ágil de projetos;
● Gerenciamento da visão;
● Planejamento e controle;
● Implantação de gestão ágil;
● Desafios da gestão ágil.

BIBLIOGRAFIA
AMARAL, D.C.; CONFORTO, E.C.; BENASSI, J.L.C.; ARAÚJO, C. GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS – aplicação em produtos inovadores. Saraiva:São Paulo, 2011.
AUGUSTE, S. Managing Agile Projects.Virginia:Prentice Hall PTR, 2005.
BOEHM, B.; TURNER, R.Balancing Agilit and Discipline: a guide for the perplexed. Addison- Wesley: Boston, 2004.
CHIN, G. Agile Project Management: how to succeed in the face of changing project requirements. Amacom: New York, 2004.


DESIGN THINKING

OBJETIVO:
Apresentar o Design Thinking para soluções criativas, geração de novas ideias, design de serviços, validação de ideias, análise da experiência do cliente, comunicação da ideia a clientes e usuários e projetos inovadores.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
● Princípios do Design Thinking
● Fases do Design Thinking
● Ferramentas do Design Thinking (cartões de insight, persona, entrevista etc)
● Criação de diagramas
● Design Thinking em projetos inovadores
● Pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades
● Design Thinking e a gestão de projetos

BIBLIOGRAFIA
BROWN, T. Design thinking: Uma metodologia poderosa para decretar o fim das velhas ideias; Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
OSTERWALDER, A; PIGNEUR, Y. Inovação Em Modelos de Negócios Business Model Generation; New Jersey: Alta Books, 2010.
VIANNA, Maurício et al. Design thinking: inovação em negócios. Design Thinking, 2012.
KALBACH, Jim. Mapeamento de experiências: um guia para criar valor por meio de jornadas, blueprints e diagramas. Alta Books, 2019.


ESG E ECONOMIA CIRCULAR

OBJETIVO:
A cada dia fica mais clara a relação do homem com o desenvolvimento do planeta e das sociedades. Os grandes desafios sociais e ambientais demandam que as organizações criem e inovem em ações capazes de promover externalidades positivas para a sociedade, com impacto sistêmico. Novos modelos de produção, com foco na redução do uso de recursos, no incentivo a fontes renováveis de matérias primas e energia e no maior aproveitamento de subprodutos, trazem economia para as empresas, geração de novos negócios e postos de trabalho, com redução de impactos ambientais. Hoje há iniciativas de cocriarão entre setores e empresas para engajar novos projetos inovadores em compromissos sociais e ambientais que promovam impacto real no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
● Conceito de Sustentabilidade;
● O papel das organizações no endereçamento dos grandes desafios sociais
● Conceito de ESG: Environmental, Social and Governance – Ambiental, Social e Governança;
● Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS: Agenda 2030;
● Responsabilidade Social Corporativa;
● Governança Corporativa;
● Conceitos básicos de Meio Ambiente: Riscos e Oportunidades;
● Estratégia empresarial e gestão ambiental;
● Economia Circular;
● Análise do Ciclo de Vida;
● Ecoeficiência;
● Ecodesign;
● Logística Reversa;
● Energias alternativas;
● Estudo de Impacto Ambiental e Licenciamento Ambiental;
● Indicadores de sustentabilidade empresarial.
● Planejamento e gestão de Projetos inovadores de impacto;


BIBLIOGRAFIA
AMARANTE, J. G. M. C. C.; DERETTI, S.; SILVA, E. D. Governança Corporativa e Responsabilidade Social Corporativa: uma revisão sistemática dessa relação. Revista de Ciências da Administração, v. 17, n. 43, p. 123-140, dez. 2015.
FARIAS, Talden. Licenciamento Ambiental: Aspectos Teóricos e Práticos. 7. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2019.
PHILIPPI JR., Arlindo; ROMÉRO, Marcelo de Andrade; BRUNA, Gilda Collet (Ed.). Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2004.
VIEIRA, Allan Sarmento et al. Gestão Ambiental: Uma visão Multidisciplinar. Cajazeiras: Editora Real, 2015.
WEETMAN, Catherine. Economia Circular: Conceitos e estratégias para fazer negócios de forma inteligente, sustentável e lucrativa. São Paulo: Autêntica Business, 2019.


GESTÃO HÍBRIDA DE PROJETOS

OBJETIVO: As abordagens híbridas consistem em combinar técnicas de abordagens preditivas e adaptativas em um mesmo modelo, utilizando apenas o mínimo necessário de cada abordagem para que juntas possam contribuir para se chegar aos objetivos pretendidos. O objetivo é discutir as técnicas (planejamento e controle) da gestão preditiva e a agilidade aplicadas no desenvolvimento de projetos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
● Ambiente atual da gestão de projetos;
● Revisão de abordagens preditivas e adaptativas;
● Conceito de gestão híbrida de projetos;
● Tipos de gestão híbrida de projetos;
● Quando utilizar cada uma das abordagens;
● Vantagens das abordagens híbridas;
● Dificuldade de implantação de abordagens híbridas.

BIBLIOGRAFIA
MARTINS, José Carlos Cordeiro. Técnicas Para Gerenciamento De Projetos De Software. Brasport, 2007.
AMARAL, D.C.; CONFORTO, E.C.; BENASSI, J.L.C.; ARAÚJO, C. GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS – aplicação em produtos inovadores. Saraiva:São Paulo, 2011.
AUGUSTE, S. Managing Agile Projects.Virginia:Prentice Hall PTR, 2005.
BOEHM, B.; TURNER, R.Balancing Agilit and Discipline: a guide for the perplexed. Addison- Wesley: Boston, 2004.
CHIN, G. Agile Project Management: how to succeed in the face of changing project requirements. Amacom: New York, 2004.


Trabalho de Conclusão de Curso II

I. OBJETIVO:
Apresentar aos alunos como desenvolver e estruturar um Trabalho de Conclusão de Curso.

II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
• Objetivos e estrutura do TCC;
• Elementos da Introdução
• Revisão da literatura
• Resultados e Discussão
• Referências

III. BIBLIOGRAFIA:
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. Trad. Luciana de Oliveira Rocha. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Trad. Nivaldo Montingelli Jr. E Alfredo Alves de Farias. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
MARTINS, J. A. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1994.
VERGARA, S. C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2000.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001

Carga Horária:

66 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 280
 
Ministrantes: Daniel Capaldo Amaral
Henrique Rozenfeld
Janaina Mascarenhas Hornos da Costa
Silvia Inês Dallavalle de Pádua


 
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