124407 - Matemática na Educação de Jovens, Adultos e Idosos |
Período da turma: | 15/03/2024 a 23/11/2024
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Descrição: | Objetivo: Subsidiar e acompanhar a elaboração e realização de projetos de ensino de matemática no contexto da Educação de Jovens, Adultos e Idosos.
Docentes responsáveis: Prof. Dr. Júlio César Augusto do Valle Profa. Dra. Priscila Ribeiro dos Santos Ementa: 1. Abordagens das especificidades do ensino de matemática para pessoas jovens, adultas e idosas, acolhidas pela EJA; 2. Tendências e metodologias de ensino de matemática na EJA; 3. Conceitos de numeramento, materacia e alfabetização matemática e formas de mobilizá-los na EJA; 4. Currículos de matemática para a EJA; 5. Obstáculos epistemológicos da matemática e avaliação da aprendizagem em matemática na EJA. Para avaliação: - Realizar as leituras e atividades dirigidas entre os encontros síncronos; - Apresentar, ao final do curso, o registro de uma prática realizada a partir das ideias e dos conceitos abordados. Referências: CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Sá da Costa, 1951. D’AMBROSIO, Ubiratan; DOMITE, Maria do Carmo Santos. A conversation with Paulo Freire. For the Learning of Mathematics, 17 (3), 1997, pp. 7-10. D’AMBROSIO, Ubiratan. Ethnomathematics: past and future. Revemop, v. 2, pp. 1-14, 2020. DOMITE, Maria do Carmo Santos. Problematização: um caminho a ser percorrido em educação matemática. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas. 1993. DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: Cortez, 1996. FONSECA, Maria da Conceição Reis. Educação matemática de jovens a adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FONSECA, Maria da Conceição Reis; SIMÕES, Fernanda Maurício. Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em disputa. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 40, n. 2, p. 517-532, abr./jun. 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2012. OLIVEIRA, I. B. Contribuições de Boaventura de Sousa Santos para a reflexão curricular: princípios emancipatórios e currículos pensadospraticados. Revista e-curriculum, v.8 n.2, p. 1-22, 2012. |
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Carga Horária: |
70 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 60 | ||||
Ministrantes: |
Carla Cristina Pompeu José Mateus Queiroz Sousa Júlio César Augusto do Valle Rony Sergio Ferreira Martins |
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