Atividade

124346 - Introdução à metodologia da pesquisa em música: escrita e apresentação acadêmica

Período da turma: 04/04/2024 a 23/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Introdução à Metodologia da Pesquisa em Música, escrita e apresentação acadêmica

Docentes responsáveis
Mario Rodrigues Videira Junior e Marta Macedo Brietzke

Objetivos

O objetivo geral do curso é desenvolver e ampliar as habilidades dos estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Música das Universidades de São Paulo e demais interessados na elaboração de projetos de pesquisa, na escrita acadêmica e na apresentação oral de resultados de trabalhos acadêmicos. Como objetivos específicos são elencados a apropriação da bibliografia especializada nas práticas de Metodologia da Pesquisa; a leitura e discussão crítica de artigos relevantes na área da Música; a produção de trabalhos acadêmicos, que serão lidos e discutidos coletivamente; a elaboração de apresentação oral de trabalhos acadêmicos, que serão discutidas coletivamente; e a elaboração de pré-projetos de pesquisa relativos aos interesses dos estudantes.

Justificativa

A justificativa para a realização do curso é sanar parte das demandas e dificuldades dos estudantes de Graduação e Pós-Graduação em Música e demais interessados relativas à escrita acadêmica, à elaboração de projetos de pesquisa e à apresentação oral de trabalhos acadêmicos, reforçando essas habilidades e introduzindo elementos relativos à Metodologia da Pesquisa em Música.

Conteúdo

1. Conceitos básicos de escrita
2. Conceitos básicos de leitura e escrita acadêmica
3. Estratégias e estrutura de elaboração de artigos e comunicações
4. Estratégias e estrutura de elaboração de projetos de pesquisa
5. Estratégias e estrutura de elaboração de monografias de conclusão de curso
6. Estratégias e estrutura de elaboração de apresentações orais de trabalhos de pesquisa

Avaliação

Presença e participação em aula
Realização das tarefas para casa
Produção de um texto escrito em forma de comunicação, artigo, ou pré-projeto de pesquisa; ou de apresentação oral
Auto-avaliação

Bibliografia

ABNT. NORMAS ABNT 2023. Disponível em < https://www.normasabnt.org/>.

BECKER, Howard. Truques da Escrita: Para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.

BORGDORFF, Henk. The conflito of the faculties. Perspectives on Artistic Research and Academia. Leiden University Press, 2012.

BORGDORFF, Henk. O conflito das faculdades: sobre teoria, prática e pesquisa em academias profissionais. Trad.: CERQUEIRA, Daniel. OPUS, v.23, n. 1, 2017, p. 314-323.

BORGES, Renato. Algumas observações sobre ações musicológicas em pesquisas com documentos e acervos. In: 2° Encontro Brasileiro de Documentação Musical e Musicologias. Belém, Pará. Anais... 2022.

BORGES, Renato. A árvore e a rede: repensando nossa teoria para a área da Música. Opus, v. 28, 2022, p. 1- 41.

CALINO, Paula. Escrever, ler e aprender na universidade: uma introdução à alfabetização acadêmica. Petrópolis, Rio de Janeiro, Vozes, 2017.

COESSENS, Kathleen. A arte da pesquisa em artes: Traçando práxis e reflexão. Art Research Jounal, v. 1/2, 2014, p. 1-20.

ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza. 24. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.

FLICK, Uwe. Introdução à Metodologia de Pesquisa: Um guia prático para iniciantes. Porto Alegre: Artmed, 2013.

GENTIL, Hélio Salles. Convite à Pesquisa em Filosofia e Ciências Humanas: Orientações básicas para a formulação de um projeto. Integração, n. 41, 2005, p. 169-174.

LAROSSA, Jorge. O Ensaio e a Escrita Acadêmica. Educação e Realidade, v. 28, n. 2, 2003.

MIRANDA, Maria Aparecida da Silva; CAMPOS, Sulemi Fabiano. Escrita acadêmica: o pesquisador e sua relação com a teoria. Estudos Linguísticos, v. 43, n. 3, 2014, p. 1207-1220.

RESTREPO, Eduardo. Etnografía: alcances, ténicas y éticas. Bogotá: Envión Editores, 2016.

SACRINI, Marcus. Leitura e escrita acadêmica de textos argumentativos. São Paulo: EDUSP, 2020.

SANTOS, Silvio Matheus Alves. O método da autoetnografia na pesquisa sociológica: atores, perspectivas e desafios. PLURAL, Revista do Programa de Pós‑Graduação em Sociologia da USP, São Paulo, v. 24, n. 1, 2017, p. 214-241.

SEVERINO, Antônio Joaquim Severino. Metodologia do trabalho científico. 6. ed. São Paulo: Cortez Editores e Autores Associados, 1982.

SOBREIRA, Sílvia; RONAI, Laura. Desbravando a escrita acadêmica. Humanidades em Revista, v.4, n.1, 2022, p. 146-165.

ULHÔA, Martha Tupinambá de. Pesquisa artística: editorial. Art Research Jounal, v. 1/2, p. i-vi, 2014.

Carga Horária:

24 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Mario Rodrigues Videira Junior
Marta Macedo Brietzke


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP