124251 - Fundamentos de Empreendedorismo II |
Período da turma: | 13/03/2025 a 03/04/2025
|
||||
|
|||||
Descrição: | Objetivos
1. Conceituar empreendedorismo e sua evolução. 2. Conceituar as diferentes abordagens empreendedoras e suas aplicações. 3. Apresentar as principais iniciativas de estímulo e suporte ao empreendedorismo na USP. 4. Apresentar casos de sucesso de empreendedores da USP 5. Apresentar e aplicar métodos, técnicas e ferramentas para conceituar novos empreendimentos. 6. Apresentar resultados obtidos e promover o desenvolvimento de potenciais empreendedores Programa Resumido Empreendedorismo; inovação; ecossistemas; design thinking; empreendedorismo direcionado por hipóteses; prototipação rápida; desenvolvimento de produtos; big data; financiamento de empreendimentos. Programa 1. Empreendedorismo 2. Inovação 3. Ecossistemas de inovação 4. Design Thinking 5. Empreendedorismo direcionado por hipóteses 6. Prototipação rápida 7. Desenvolvimento de produtos 8. Big data e analytics 9. Empreendimentos nas diferentes áreas de conhecimento da USP 10. Casos de sucesso de emrpreendedores da USP 11. Financiamento de empreendimentos Avaliação Método O curso é composto por aulas online, pela realização de atividades em ambientes virtuais e pelo desenvolvimento de uma proposta de projeto para criação de uma startup. Dessa maneira, a avaliação será composta pela participação no ambiente online, pelo resultado obtido nas atividades online e pela avaliação presencial da proposta de projeto elaborada. Critério M = 0,4 * P + 0,3 * A + 0,3 * F onde : M = Média final P = Nota da participação online; 0 <= P <= 10 A = Média das atividades virtuais validadas pelo Tutor; 0 <= A <= 10 F = Nota da proposta de projeto; 0 <= F <= 10 Norma de Recuperação Disciplina sem recuperação. Bibliografia Blank. S. Why the lean startup changes everything. Harvard Business Review, 2013 Brown, T. Design Thinking. Harvard Business Review, june 2008 Dolabela, Fernando. O segredo de Luisa. Ed. Sextante, 2008 Fleury, M.T.; Fleuy, A. Construindo o Conceito de Competência. RAC, 2001 Kim, W.; Mauborgne, R. Blue Ocean Strategy. Harvard Business Review, october 2008 Osterwalder, A.; PIigneur, Y. Value Proposition Design. 2015 Porter, M. The Five Competitive Forces That Shape Strategy. Harvard Business Review, january 2003 Ries, E. The Lean Startup. Crown Business, 2011 |
||||
Carga Horária: |
16 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 30 | ||||
Ministrantes: |
Andrea Balan Fernandes Marcelo Caldeira Pedroso |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |