124192 - A Gramática e a Linguística em Sala de Aula (presencial) |
Período da turma: | 06/04/2024 a 01/06/2024
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Descrição: | Introdução 16/03/2024 Introdução ao curso e à linguística
Módulo 1 16/03/2024 BNCC e o ensino de língua portuguesa Módulo 2 23/03/2024 Fonética e fonologia do português brasileiro Módulo 3 06/04/2024 Morfologia: estrutura da palavra Módulo 4 13/04/2024 Sintaxe: dimensão da estrutura oracional Módulo 5 20/04/2024 Semântica: tempo e aspecto gramatical Módulo 6 27/04/2024 Pragmática: linguagem em uso Módulo 7 04/05/2024 Aquisição de português brasileiro como L1 e L2 Módulo 8 11/05/2024 Semiótica discursiva Módulo 9 18/05/2024 Sociolinguística Encerramento 18/05/2024 Encerramento e avaliação geral do curso com os alunos Bibliografia: Texto Base do Curso SCHER, A. P.; BARBOSA, J.; MARANGONI JR.; SILVA, B. P. A Gramática e a Linguística na sala de aula. São Paulo: Pontes, 2022. Complementar: FARACO, C.A.; ZILLES, A.M. Para conhecer: norma linguística. São Paulo: Contexto, 2017. FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2002. FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002. ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. Módulo 1 - BNCC e o ensino de língua portuguesa” Básica: GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa - e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587>. Complementar: ANTUNES, I. C. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. ANTUNES, I. C. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. ANTUNES, I. C. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.) Por que a escola não ensina gramática assim? São Paulo: Parábola Editorial, 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. FARACO, C. A. Gramática e ensino. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 2, n. 19, p. 11- 26, jul./dez. 2017. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2003. ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. 8 SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2016. Módulo 2 - Fonética e fonologia do português brasileiro Básica: BASSO, R. M. “Os sons do português brasileiro e sua escrita”. In: BASSO, R. M. Descrição do português brasileiro. Linguística para o Ensino Superior, vol. 8. São Paulo: Parábola, 2019. Complementar: BATTISTI, E. “Fonologia”. In: SCHWINDT, L. C. (org.). Manual de Linguística: fonologia, morfologia e sintaxe. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonética”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002. CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonologia”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002. MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. “Fonética”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001. MORI, A. C. “Fonologia”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001. SEARA, I. C.; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Para conhecer fonética e fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015. Módulo 3 - Morfologia: estrutura da palavra Básica: BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3ª edição. São Paulo: Contexto, 2011. Complementar: FIGUEIREDO SILVA, M. C.; BOECHAT DE MEDEIROS, A. Para conhecer Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2016. GONÇALVES, C. A. V. Blends lexicais em português: não-concatenatividade e correspondência. Veredas, v.7, n.1, p.149-167, 2003. GONÇALVES, C. A. V. A ambimorfemia de cruzamentos vocabulares: uma abordagem por ranking de restrições. Revista da Abralin, v. 5, n.1, p. 169-183, 2006. PREARO-LIMA, R. Blends lexicais e neologismos: alguns conceitos e problematizações. Entrepalavras, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 38-56, out. 2019. ISSN 2237-6321. Disponível em: <http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista /article/view/1502/633>. MINUSSI, R. D.; OLIVEIRA, C. da S. Observações sobre o pejorativo sufixal: testando a intuição dos falantes diante de uma teoria de fase nas palavras. Gragoatá, [S.l.], v. 23, n. 46, p. 470-491, aug. 2018. ISSN 23584114. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33586>. PETTER, M. M. T. “Morfologia”. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística II: Princípios de Análise. São Paulo: Contexto, 2003. ROSA, M. C. Introdução à Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2000. 9 SANDALO, M. F. “Morfologia”. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (eds.). Introdução à linguística. São Paulo: Cortez, 2001. SANDMANN, A. J. Formação de Palavras. Curitiba: Scientia et Labor, 1988. SANDMANN, A. J. Morfologia Geral. São Paulo: Contexto, 1991. SANDMANN, A. J. Morfologia Lexical. São Paulo: Contexto, 1992. SCHER, A. P. Formas truncadas em português brasileiro e espanhol peninsular: descrição preliminar. ReVEL, ed. esp. n. 5, p. 61-79, 2011. VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquia do Português. Lisboa: FCT, 2000. Módulo 4 - Sintaxe: dimensão da estrutura oracional Básica: KATO, M. A. & NASCIMENTO, M. do. A arquitetura da Gramática. Gramática do Português Culto Falado no Brasil. Volume III: A construção da sentença. Campinas: Editora da Unicamp, 2009, p. 19 – 41. Complementar: CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura: Teoria e prática, 24: 52-65. 1994. DAHLET, V. A pontuação e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8, p. 287-314, 2 ago. 2006. KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “A noção de constituinte”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Articulação entre orações”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A. Para conhecer sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2018. KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Funções Sintáticas”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. NEGRÃO, E.V.; SCHER, A.P.; VIOTTI, E.C. “Sintaxe: explorando a estrutura da sentença”. Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010. MIOTO, C.; SILVA, M. C.; LOPES, R. “O estudo da Gramática”. In: MIOTO, C.; SILVA, M. C.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013. KATO, M. A. “A Gramática do Letrado: questões para a teoria gramatical”. In: KOLLER, E. et. al. (orgs.) Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga: CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145. Módulo 5 - Semântica: tempo e aspecto gramatical Básica: GUEDES, M. M. F. “Descrição Semântica de Tempo Gramatical e Aspecto e o Ensino dos Tempos Verbais”. In: MULLER, A.; Martins, N. P. (org.) Ensino de Gramática: Reflexões sobre a Semântica do Português Brasileiro. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 98- 115. Disponível em: <http://semanticaensino.fflch.usp.br/sites/semanticaensino.fflch.usp.br/files/inline- files/Ensino_Gramatica%20ebook-compactado.pdf>. Complementar: ILARI, R. A expressão do tempo em Português. São Paulo: Contexto, 1997. _______. A linguística e o ensino de língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997. 10 ILARI, R.; OLIVEIRA, F.; BASSO, R. “Tense and Aspect: a Survey”. In: WETZELS, W. L.; COSTA, J.; MENUZZI, S. The Handbook of Portuguese Linguistics. John Wiley & Sons, 2016. KLEIN, W. “How time is encoded”. In: KLEIN, W.; Li, P. (eds.) The expression of time. Berlin: Mouton de Gruyter, 2009, p. 39-82. _______. Time in Language. London and New York: Routledge, 1994. LACA, B.; MULLER, A. A Semântica dos tempos não marcados. Universidade de São Paulo, 2005. OLIVEIRA, R. P. Semântica Formal: uma breve introdução. Campinas: Mercado das Letras, 2004. WACHOWICZ, T. C. & FOLTRAN, M. J. Sobre a noção de aspecto. Cadernos de estudos linguísticos, Unicamp, 48, 2006. p. 211-232. Módulo 6 - Pragmática: linguagem em uso Básica: FIORIN, J. L. “A Linguagem em uso”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística I: Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003, p. 165-186. Complementar: BENVENISTE, E. Problemas de linguística Geral I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1976, p. 247-259. FIORIN, J. L. Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Contexto, 1996. FIORIN, J. L. “Pragmática”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística II: Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, p. 161-185. GRICE, H. P. “Logic and Conversation”. In: GRICE, H. P. Studies on the way of words. Massachusetts: Harvard University Press, 1991, p. 32-40. LEVINSON, S. C. “O âmbito da Pragmática”. In: LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução de Luiz Carlos Borges & Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 1-64. STALNAKER, R. Common ground. Linguistics and philosophy, 25, 2002. p. 701–721. STALNAKER, R. Pragmatic Presuppositions. In: STALNAKER, R. Context and Content. Oxford University Press, 1999, p. 47-62. SEARLE, J. “Uma Taxinomia dos Atos Ilocucionários”, In: SEARLE, J. Expressão e Significado: estudos da teoria dos atos de fala. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002 AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990. Módulo 7 - Aquisição de português brasileiro como L1 e L2 Básica: KLEIN, W. “O processo de aquisição de línguas”. In: KLEIN, W. L’aquisition de Langue Étrangère. Paris : Armand Colin, 1989. p. 12-29 (texto traduzido para o português) Complementar: DELL’ ISOLA, R. L. P. (org.). O Exame de Proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas: Pontes, 2014. GROLLA, E.; SILVA, M. C. F. “A fala do bicho homem e a fala dos outros bichos”. In: Para conhecer: aquisição de linguagem. São Paulo: Contexto, 2014, p. 14-25. KENEDY, E. “O problema de Platão”. In: KENEDY, E. Curso básico de linguística gerativa. São Paulo: Contexto, 2016. 11 OLIVEIRA, R. S. Linha do tempo da didática das línguas estrangeiras no Brasil. In: Non plus, nº 7, 2015. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/nonplus/article/view/80013/106747> UFRGS. Acervo de provas Celpe-Bras. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/acervocelpebras> Módulo 8 - Semiótica discursiva Básica: BARROS, D. L. P. “Estudos do discurso”. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística II: princípios de análise. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 187-213. Complementar: BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2014. BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial da União: Brasília: MEC/CEF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio> FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2018. FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 7. ed. São Paulo: Ática, 1993. FLOCH, J-M. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de estudo do CPS, 1. São Paulo: CPS PUC-SP, 2001, p. 9-29. Módulo 9 - Sociolinguística Básica: BAGNO, M. “O que é ensinar português?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 143-147. BAGNO, M. “O que é erro?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 147-154. BAGNO, M. “Então vale tudo?”. In: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 154-156. BORTONI-RICARDO, S. M. “Diversidade linguística e pluralidade cultural no Brasil”. In: BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 23-35. FARACO, C. A. “Os três continua e a linguagem urbana comum”. In: FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 43- 49. Complementar: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MENDES, R. B. “Língua e variação”. In: FIORIN, J. L. (org.). Linguística? Que é isso? São Paulo: Contexto, 2013. p. 111-135. |
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Carga Horária: |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 45 | ||||
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