Atividade

124192 - A Gramática e a Linguística em Sala de Aula (presencial)

Período da turma: 06/04/2024 a 01/06/2024

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Descrição: Introdução 16/03/2024 Introdução ao curso e à linguística
Módulo 1 16/03/2024 BNCC e o ensino de língua portuguesa
Módulo 2 23/03/2024 Fonética e fonologia do português brasileiro
Módulo 3 06/04/2024 Morfologia: estrutura da palavra
Módulo 4 13/04/2024 Sintaxe: dimensão da estrutura oracional
Módulo 5 20/04/2024 Semântica: tempo e aspecto gramatical
Módulo 6 27/04/2024 Pragmática: linguagem em uso
Módulo 7 04/05/2024 Aquisição de português brasileiro como L1 e L2
Módulo 8 11/05/2024 Semiótica discursiva
Módulo 9 18/05/2024 Sociolinguística
Encerramento 18/05/2024 Encerramento e avaliação geral do curso com os alunos

Bibliografia:

Texto Base do Curso

SCHER, A. P.; BARBOSA, J.; MARANGONI JR.; SILVA, B. P. A Gramática e a
Linguística na sala de aula. São Paulo: Pontes, 2022.
Complementar:
FARACO, C.A.; ZILLES, A.M. Para conhecer: norma linguística. São Paulo: Contexto,
2017.
FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: I. Objetos teóricos. São Paulo: Contexto,
2002.
FIORIN, J.L. (org.). Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo:
Contexto, 2002.
ILARI, R.; BASSO, R. O português da gente: a língua que estudamos, a língua que
falamos. São Paulo: Contexto, 2006.

Módulo 1 - BNCC e o ensino de língua portuguesa”

Básica:
GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa - e a Base Nacional Comum Curricular.
Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em:
<http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/587>.
Complementar:
ANTUNES, I. C. Lutar com palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola Editorial,
2005.
ANTUNES, I. C. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no
caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
ANTUNES, I. C. Gramática contextualizada: limpando “o pó das ideias simples”. São
Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BORTONI-RICARDO, S. M. et al. (org.) Por que a escola não ensina gramática assim?
São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FARACO, C. A. Gramática e ensino. Revista Diadorim, Rio de Janeiro, v. 2, n. 19, p. 11-
26, jul./dez. 2017.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo:
Parábola Editorial, 2008.
NEVES, M. H. M. Que gramática estudar na escola? Norma e uso na língua portuguesa.
São Paulo: Contexto, 2003.
ROJO, R.; BARBOSA, J. P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos.
São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

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SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. São Paulo: Mercado
de Letras, 2010.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática.
14. ed. São Paulo: Cortez, 2016.

Módulo 2 - Fonética e fonologia do português brasileiro

Básica:
BASSO, R. M. “Os sons do português brasileiro e sua escrita”. In: BASSO, R. M. Descrição
do português brasileiro. Linguística para o Ensino Superior, vol. 8. São Paulo: Parábola,
2019.
Complementar:
BATTISTI, E. “Fonologia”. In: SCHWINDT, L. C. (org.). Manual de Linguística:
fonologia, morfologia e sintaxe. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonética”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução
à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
CHAGAS DE SOUZA, P.; SANTOS, R. S. “Fonologia”. In: FIORIN, J. L. (org.).
Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2002.
MASSINI-CAGLIARI, G.; CAGLIARI, L. C. “Fonética”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.
C. (org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez
Editora, 2001.
MORI, A. C. “Fonologia”. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A. C. (org.). Introdução à
linguística: domínios e fronteiras. Vol. 1. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
SEARA, I. C.; NUNES, V. G.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C. Para conhecer fonética e
fonologia do português brasileiro. São Paulo: Contexto, 2015.
Módulo 3 - Morfologia: estrutura da palavra

Básica:
BASÍLIO, M. Formação e classes de palavras no português do Brasil. 3ª edição. São
Paulo: Contexto, 2011.
Complementar:
FIGUEIREDO SILVA, M. C.; BOECHAT DE MEDEIROS, A. Para conhecer Morfologia.
1ª edição. São Paulo: Contexto, 2016.
GONÇALVES, C. A. V. Blends lexicais em português: não-concatenatividade e
correspondência. Veredas, v.7, n.1, p.149-167, 2003.
GONÇALVES, C. A. V. A ambimorfemia de cruzamentos vocabulares: uma abordagem
por ranking de restrições. Revista da Abralin, v. 5, n.1, p. 169-183, 2006.
PREARO-LIMA, R. Blends lexicais e neologismos: alguns conceitos e problematizações.
Entrepalavras, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 38-56, out. 2019. ISSN 2237-6321. Disponível em:
<http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista /article/view/1502/633>.
MINUSSI, R. D.; OLIVEIRA, C. da S. Observações sobre o pejorativo sufixal: testando a
intuição dos falantes diante de uma teoria de fase nas palavras. Gragoatá, [S.l.], v. 23, n.
46, p. 470-491, aug. 2018. ISSN 23584114. Disponível em:
<https://periodicos.uff.br/gragoata/article/view/33586>.
PETTER, M. M. T. “Morfologia”. In: FIORIN, José Luiz. Introdução à linguística II:
Princípios de Análise. São Paulo: Contexto, 2003.
ROSA, M. C. Introdução à Morfologia. 1ª edição. São Paulo: Contexto, 2000.

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SANDALO, M. F. “Morfologia”. In: MUSSALIN, F.; BENTES, A. C. (eds.). Introdução à
linguística. São Paulo: Cortez, 2001.
SANDMANN, A. J. Formação de Palavras. Curitiba: Scientia et Labor, 1988.
SANDMANN, A. J. Morfologia Geral. São Paulo: Contexto, 1991.
SANDMANN, A. J. Morfologia Lexical. São Paulo: Contexto, 1992.
SCHER, A. P. Formas truncadas em português brasileiro e espanhol peninsular:
descrição preliminar. ReVEL, ed. esp. n. 5, p. 61-79, 2011.
VILLALVA, A. Estruturas morfológicas: unidades e hierarquia do Português. Lisboa:
FCT, 2000.

Módulo 4 - Sintaxe: dimensão da estrutura oracional

Básica:
KATO, M. A. & NASCIMENTO, M. do. A arquitetura da Gramática. Gramática do
Português Culto Falado no Brasil. Volume III: A construção da sentença. Campinas: Editora
da Unicamp, 2009, p. 19 – 41.
Complementar:
CORRÊA, M. L. G. Pontuação: sobre seu ensino e concepção. Leitura: Teoria e prática,
24: 52-65. 1994.
DAHLET, V. A pontuação e as culturas da escrita. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 8,
p. 287-314, 2 ago. 2006.
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “A noção de constituinte”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G.
A. Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. 
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Articulação entre orações”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G.
A. Para conhecer sintaxe. Editora Contexto, São Paulo, 2018. 
KENEDY, E.; OTHERO, G. A. “Funções Sintáticas”. In: KENEDY, E.; OTHERO, G. A.
Para conhecer sintaxe. São Paulo: Contexto, 2018. 
NEGRÃO, E.V.; SCHER, A.P.; VIOTTI, E.C. “Sintaxe: explorando a estrutura da sentença”.
Introdução à Linguística: II. Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2010.
MIOTO, C.; SILVA, M. C.; LOPES, R. “O estudo da Gramática”. In: MIOTO, C.; SILVA,
M. C.; LOPES, R. Novo manual de sintaxe. São Paulo: Contexto, 2013.
KATO, M. A. “A Gramática do Letrado: questões para a teoria gramatical”. In: KOLLER, E.
et. al. (orgs.) Ciências da Linguagem: trinta anos de investigação e ensino. Braga:
CEHUM (Universidade do Minho), 2005. p. 131-145.

Módulo 5 - Semântica: tempo e aspecto gramatical

Básica:
GUEDES, M. M. F. “Descrição Semântica de Tempo Gramatical e Aspecto e o Ensino dos
Tempos Verbais”. In: MULLER, A.; Martins, N. P. (org.) Ensino de Gramática: Reflexões
sobre a Semântica do Português Brasileiro. 1. ed. Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 98-
115. Disponível em:
<http://semanticaensino.fflch.usp.br/sites/semanticaensino.fflch.usp.br/files/inline-
files/Ensino_Gramatica%20ebook-compactado.pdf>.
Complementar:
ILARI, R. A expressão do tempo em Português. São Paulo: Contexto, 1997.
_______. A linguística e o ensino de língua portuguesa. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes,
1997.

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ILARI, R.; OLIVEIRA, F.; BASSO, R. “Tense and Aspect: a Survey”. In: WETZELS, W. L.;
COSTA, J.; MENUZZI, S. The Handbook of Portuguese Linguistics. John Wiley & Sons,
2016.
KLEIN, W. “How time is encoded”. In: KLEIN, W.; Li, P. (eds.) The expression of time.
Berlin: Mouton de Gruyter, 2009, p. 39-82.
_______. Time in Language. London and New York: Routledge, 1994.
LACA, B.; MULLER, A. A Semântica dos tempos não marcados. Universidade de São
Paulo, 2005.
OLIVEIRA, R. P. Semântica Formal: uma breve introdução. Campinas: Mercado das
Letras, 2004.
WACHOWICZ, T. C. & FOLTRAN, M. J. Sobre a noção de aspecto. Cadernos de estudos
linguísticos, Unicamp, 48, 2006. p. 211-232.

Módulo 6 - Pragmática: linguagem em uso

Básica:
FIORIN, J. L. “A Linguagem em uso”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística I:
Objetos teóricos. São Paulo: Contexto, 2003, p. 165-186.
Complementar:
BENVENISTE, E. Problemas de linguística Geral I. São Paulo: Editora da Universidade de
São Paulo, 1976, p. 247-259.
FIORIN, J. L. Astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São
Paulo: Contexto, 1996.
FIORIN, J. L. “Pragmática”. In: FIORIN, J. L. (org.). Introdução à Linguística II:
Princípios de análise. São Paulo: Contexto, 2003, p. 161-185.
GRICE, H. P. “Logic and Conversation”. In: GRICE, H. P. Studies on the way of words.
Massachusetts: Harvard University Press, 1991, p. 32-40.
LEVINSON, S. C. “O âmbito da Pragmática”. In: LEVINSON, S. C. Pragmática. Tradução
de Luiz Carlos Borges & Aníbal Mari. São Paulo: Martins Fontes, 2007, p. 1-64.
STALNAKER, R. Common ground. Linguistics and philosophy, 25, 2002. p. 701–721.
STALNAKER, R. Pragmatic Presuppositions. In: STALNAKER, R. Context and Content.
Oxford University Press, 1999, p. 47-62.
SEARLE, J. “Uma Taxinomia dos Atos Ilocucionários”, In: SEARLE, J. Expressão e
Significado: estudos da teoria dos atos de fala. 2a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
Módulo 7 - Aquisição de português brasileiro como L1 e L2

Básica:
KLEIN, W. “O processo de aquisição de línguas”. In: KLEIN, W. L’aquisition de Langue
Étrangère. Paris : Armand Colin, 1989. p. 12-29 (texto traduzido para o português)
Complementar:
DELL’ ISOLA, R. L. P. (org.). O Exame de Proficiência Celpe-Bras em foco. Campinas:
Pontes, 2014.
GROLLA, E.; SILVA, M. C. F. “A fala do bicho homem e a fala dos outros bichos”. In:
Para conhecer: aquisição de linguagem. São Paulo: Contexto, 2014, p. 14-25.
KENEDY, E. “O problema de Platão”. In: KENEDY, E. Curso básico de linguística
gerativa. São Paulo: Contexto, 2016.

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OLIVEIRA, R. S. Linha do tempo da didática das línguas estrangeiras no Brasil. In: Non
plus, nº 7, 2015. Disponível em:
<http://www.revistas.usp.br/nonplus/article/view/80013/106747>
UFRGS. Acervo de provas Celpe-Bras. Disponível em:
<http://www.ufrgs.br/acervocelpebras>

Módulo 8 - Semiótica discursiva

Básica:
BARROS, D. L. P. “Estudos do discurso”. In: FIORIN, J. L. (org.) Introdução à Linguística
II: princípios de análise. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2005. p. 187-213.
Complementar:
BARROS, D. L. P. Teoria semiótica do texto. 5. ed. São Paulo: Ática, 2014.
BRASIL. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Diário Oficial
da União: Brasília: MEC/CEF, 2017. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>
FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. 15. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
FIORIN, J. L.; SAVIOLI, F. P. Para entender o texto: leitura e redação. 7. ed. São Paulo:
Ática, 1993.
FLOCH, J-M. Alguns conceitos fundamentais em semiótica geral. Documentos de estudo
do CPS, 1. São Paulo: CPS PUC-SP, 2001, p. 9-29.
Módulo 9 - Sociolinguística

Básica:
BAGNO, M. “O que é ensinar português?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que
é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 143-147.
BAGNO, M. “O que é erro?”. In: BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se
faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 147-154.
BAGNO, M. “Então vale tudo?”. In: BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é,
como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2013. p. 154-156.
BORTONI-RICARDO, S. M. “Diversidade linguística e pluralidade cultural no Brasil”. In:
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de
aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 23-35.
FARACO, C. A. “Os três continua e a linguagem urbana comum”. In: FARACO, C. A.
Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. p. 43-
49.
Complementar:
BAGNO, M. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 55ª ed. São Paulo: Edições
Loyola, 2013.
BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de
aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: Parábola
Editorial, 2008.
MENDES, R. B. “Língua e variação”. In: FIORIN, J. L. (org.). Linguística? Que é isso? São
Paulo: Contexto, 2013. p. 111-135.

Carga Horária:

58 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 45
 
Ministrantes: Amanda Nakata Mirage
Augusto Vicente Neto
Beatrice Nascimento Monteiro
Bruno Fochesato Alves
Clariana Lara Vieira
Daniela dos Santos
Delmir Rildo Alves
Isabella Flud Pacheco
Juliana Barbosa
Lara Oliveira Vacaro
Leonardo Reitano
Luciana Aparecida Paraguassu Amaral
Valéria Aparecida Nalin


 
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