124102 - Módulo 7 - Dimensões da Sustentabilidade |
Período da turma: | 02/06/2026 a 21/07/2026
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Descrição: | 1. Dimensão Ambiental na Sustentabilidade
I. OBJETIVO: Apresentar os conceitos sobre meio ambiente, os principais problemas ambientais, suas causas, os desequilíbrios ambientais provocados pelo homem, suas diversas formas de poluição e possíveis mitigações, além da importância da educação ambiental para o desenvolvimento sustentável. Apresentação das principais abordagens e conceitos sobre gestão ambiental organizacional, por meio de um panorama evolutivo sobre a inserção de aspectos ambientais no contexto organizacional e sobre os modelos que suportam tal inserção. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Principais problemas da degradação ambiental. • Relação entre desenvolvimento e degradação. • Equilíbrio ambiental. • Poluição. • Gestão de Recursos Hídricos. • Gestão de Resíduos Sólidos. • Gestão da Qualidade do Ar. • Energias alternativas. • Educação Ambiental. • Evolução histórica do ambientalismo. • Principais tratados ambientais globais e seus rumos. • Evolução da Gestão Ambiental nas Organizações. • Importância da gestão ambiental nas organizações. • Abordagens da gestão ambiental organizacional. • Estratégia empresarial e gestão ambiental. III. BIBLIOGRAFIA: ANDRADE. R.O.; TACHIZAWA, T.; CARVALHO, A. B. de. Gestão Ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 2002. BRAGA, B. et al. Introdução à Engenharia Ambiental. São Paulo: Prentice Hall, 2002. DONAIRE, D. Gestão Ambiental na Empresa. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. BRAUNGART, M.; McDONOUGH, W. Cradle to Cradle: Criar e Reciclar Ilimitadamente. São Paulo: Gustavo Gili Editora, 2014 FREITAS, V. P.; MILKLEVICKZ, L. Fontes de Energia & Meio Ambiente. Curitiba: Juruá, 2017. OLIVEIRA, S. V . W. B.; LEONETI, A. B.; CEZARINO, L. O. (Org.) Sustentabilidade: Princípios e Estratégias. Barueri: Manole, 2019. TACHIZAWA, Takechy. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002. 381 p. VEIGA, J. E. Meio Ambiente & Desenvolvimento. São Paulo: Ed. Senac, 2006. VON SPERLING, M. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 1996. 2. Dimensão Econômica na Sustentabilidade I. OBJETIVO: Apresentar e discutir modelos economicamente sustentáveis e analisar outras tendências da gestão econômica. Apresentar e discutir a governança corporativa, agroecologia e ecoeficiência e analisar outras tendências da gestão econômica. Examinar os problemas que a humanidade vem experimentando, para a solução dos quais se procura ajuda no campo da ciência econômica. Discutir as principais abordagens econômicas desenvolvidas para tratar da questão ambiental e orientar no equacionamento desses problemas. Compreender a necessidade de transição para uma sociedade sustentável e seus impactos para as empresas, governos e indivíduos. Adquirir metodologias que contribuam para a implementação de estratégias de sustentabilidade e responsabilidade corporativa. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceitos básicos, interfaces da economia com o meio-ambiente. • Estilos de desenvolvimento e meio-ambiente. • Crescimento e meio-ambiente; evolução, problemas e perspectivas. • Problemas ambientais decorrentes da expansão da economia. • Fatores que levaram à incorporação da dimensão ambiental à análise econômica. • Abordagem sistêmica às interrelações entre a economia e o meio-ambiente. • O processo produtivo e o meio-ambiente, aprofundamento e correções à teoria da produção convencional. • Sustentabilidade, capital natural e capital produzido. • Fundamentos e visão analítica da Economia da Sobrevivência. • O processo econômico e o meio-ambiente para a economia ecológica. • A economia Ecológica e as duas primeiras leis da termodinâmica. • A Economia da Sobrevivência e o futuro da humanidade. • Significância das contribuições da “economia da sobrevivência”. • Globalização e o novo contexto dos negócios. • Economia do meio ambiente e da sustentabilidade. • Sustentabilidade e responsabilidade corporativa. • Alianças estratégicas, estado, empresas e sociedade civil. • Certificações e auditorias: qualidade, saúde, segurança, atuação responsável e do meio ambiente. • Valorização da diversidade na relação com diferentes públicos. • Relações com a comunidade e investimento social privado. • Governança corporativa. • Ecoeficiência e gestão ambiental. • Tecnologias sustentáveis e inovação. • Eco desenvolvimento. • Agroecologia. • Economia Circular. • Relações com investidores e investimentos com critérios socioambientais. III. BIBLIOGRAFIA: AYRES, Robert U. Cowboys, cornucopians and long-run stability. Ecological Economics, v. 8, p. 198-207, 1993. DALY, Herman E. The economic growth debate: what some economists have learned but many have not. Journal of Environmental Economics and Management, v. 14, p. 323-336, 1987. KAPLAN, Robert S.; NORTON, David P. The Balanced Scorecard: Translating Strategy into Action. Hardcover: 1996. MUELLER, Charles. Os Economistas e as Inter-relações Entre o Sistema Econômico e o Meio-Ambiente, Departamento de Economia, UnB, abril, 2005, Parte II, cap. 6. MUELLER, Charles C., 1998. Uma comparação de duas correntes de economia ambiental: a escola neoclássica e a economia da sobrevivência. Revista de Economia Política, v. 18, n. 2, abr./jun. 1998. NAGEL, C., Meyer, P. Caught between ecology and economy: end-of-life aspects of environmentally conscious manufacturing. Computers & Industrial Engineering, v. 36, p. 781-792, 1999. VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável – o Desafio do Século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. WEETMAN, C. Economia Circular: conceitos e estratégias para fazer negócios de forma mais inteligente, sustentável e lucrativa. São Paulo/Belo Horizonte: Autêntica Business, 2019. 3.Dimensão Social na Sustentabilidade I. OBJETIVO: Desenvolver conhecimento e proporcionar reflexões sobre a problemática social nas organizações sob o enfoque da responsabilidade social corporativa, mostrando seu valor estratégico para a sustentabilidade das organizações. Apresentar os principais aspectos da evolução da gestão social nas organizações, mostrando os conceitos iniciais da Responsabilidade Social até as práticas de sustentabilidade, bem com o a evolução das políticas sociais. Desenvolver temas relacionados à responsabilidade social das organizações e discutir seu papel enquanto agentes que têm ações e sofrem reações na sociedade e no meio em que se encontram. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Fundamentos da Gestão Social. • Contexto Contemporâneo das Organizações Sociais. • Eixos Teóricos da Gestão Social. • Conceitos e Princípios da Responsabilidade Social Corporativa. • Tendências Teóricas em Responsabilidade Social Corporativa. • Indicadores em Responsabilidade Social Corporativa. • Importância do Balanço Social. • Evolução da Responsabilidade Social. • Da Responsabilidade Social à Sustentabilidade. • Evolução das políticas sociais. • Os modelos “shareholder” e “stakeholder”. • Responsabilidade social além da em presa. • Caridade, assistencialismo e cidadania. • A ética e a responsabilidade social das organizações. • Investimento em responsabilidade social. • Responsabilidade Social e competitividade. • Códigos de ética empresarial. • Código de conduta social empresarial. • Balanço Social. • Passivo e ativo social. • Certificações internacionais de responsabilidade social. • Princípios de Governança Corporativa. • Arranjos produtivos locais. • Associações e redes sociais. • Economia Solidária. • Desenvolvimento Regional Sustentável. III. BIBLIOGRAFIA: ALIGLERI, L.; ALIGLERI, L. A.; KRUGLIANSKAS, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009. ANDRADE, Rui Otávio B. de; TACHIZAWA, Takeshy; CARVALHO, Ana B. Gestão Ambiental no Contexto das Organizações: Um enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000. ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de Ética Empresarial e Econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. ASHLEY, Patricia. Ética e Responsabilidade Social nos Negócios. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2008. CAMARGO, Mariângela F.; SUZUKI, Fabiana M. Gestão do terceiro setor no Brasil. São Paulo: Futura, 2001. IOSCHPE, Evelyn Berg. Terceiro Setor: Desenvolvimento Social Sustentado. 2. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. KRUGLIANSKAS, I. Gestão Socioambiental: Responsabilidade e Sustentabilidade do Negócio. São Paulo: Atlas, 2009. MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade Social e Governança: os debates e as implicações. São Paulo: Pioneiros Thomson Learning, 2006. MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro: da filantropia tradicional à filantropia de alto rendimento e ao empreendedorismo social. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2004. NASCIMENTO, L. F.; LEMOS, A. D. C.; MELLO, M. C. A. Gestão Socioambiental Estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2008. SILVA, Edson Cordeiro. Governança Corporativa nas empresas. São Paulo: Atlas, 2006. TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002. 4. Organizações Sustentáveis I. OBJETIVO: Discutir os conceitos de sustentabilidade e as diversas estratégias que as organizações devem utilizar para alcançá-la, por meio de planejamento, ações e monitoramento. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Sociedade, crescimento populacional e desenvolvimento. • Desenvolvimento Sustentável. • Princípios de Gestão Ambiental. • Governança Corporativa. • Responsabilidade Social. • Ecoeficiência. • Uso sustentável dos recursos. • Estratégias para a Sustentabilidade. • Sustentabilidade Empresarial. • Sustentabilidade Urbana. • Sustentabilidade Rural. • Sustentabilidade Industrial. III. BIBLIOGRAFIA: ALMEIDA, Fernando. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. ANDRADE, E. P. et al. (org.). Organizações sustentáveis – Contribuições a excelência da gestão. Rio de Janeiro: UFF/LATEC – ABEPRO, 2005. CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1997. CARSON, Rachel. Silent spring. USA: Houghton Mifflin, 1962. ELKINGTON, J. Sustentabilidade: Canibais com garfo e faca. M. Books, 2011. MACHADO FILHO, C. P. Responsabilidade Social e Governança: os debates e as implicações. São Paulo: Pioneiros Thomson Learning, 2006. MELO NETO, F. P.; FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial: a administração do terceiro setor. 2. ed. Rio de Janeiro: Qualitym ark, 2001. NOSSO futuro comum. Rio de Janeiro: FGV, 1988. OLIVEIRA, S. V . W. B.; LEONETI, A. B.; CEZARINO, L. O. (Org.) Sustentabilidade: Princípios e Estratégias. Barueri: Manole, 2019. SILVA, E. C. Governança Corporativa nas empresas. São Paulo: Atlas, 2006. TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002, 381 p. TRIGUEIRO, André (coord.). Meio ambiente no século 21. Rio de Janeiro: Sextante, 2003. VAN BELLEN, Hans Michel. Indicadores de sustentabilidade. Rio de Janeiro: FGV, 2007. VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento Sustentável: O desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005. |
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Carga Horária: |
48 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Adriana Cristina Ferreira Caldana Orlando Nastri Neto Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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