124101 - Módulo 6 - Comportamento Organizacional |
Período da turma: | 17/03/2026 a 26/05/2026
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Descrição: | 1. Gerenciamento da Diversidade nas Organizações
I. OBJETIVO: Gerenciamento da diversidade da força de trabalho. Estudar a importância da gestão da diversidade da força de força de trabalho e entender como impactam nas políticas de RH e na imagem da empresa. Relacionar com dimensão social de sustentabilidade (Responsabilidade social empresarial). II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Cultura, o conceito antropológico. • Diversidade: conceito e análise da luta contra a discriminação no cenário brasileiro. • A diversidade cultural no Brasil. • Mulher, trabalho e desigualdades sociais. • Legislação sobre igualdade nas oportunidades de emprego. • Questões relacionadas à discriminação no trabalho. • Exemplos de práticas discriminatórias na contratação, promoção e práticas de desligamento nas empresas. • Assédio sexual e assédio moral no ambiente de trabalho. • Gestão da diversidade e programas de ação afirmativa. - Gestão da diversidade e a relação com as políticas de RSE (responsabilidade social empresarial) III. BIBLIOGRAFIA: BAREMBLITT, G. Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora Rosa dos Tempos, 1996. 235 p. FLEURY, M. T. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, p. 18-25, 2000. HANASHIRO; TEIXEIRA; ZACCARELLI (org.). Gestão do fator humano. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MYERS, A. O valor da Diversidade Racial nas Empresas. Estudos Afro-Asiáticos, ano 25, n. 3, p. 483-515, 2003. SÁ, M. C. Subjetividade e projetos coletivos: mal-estar e governabilidade nas organizações de saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 6, n. 1, p. 151-164, 2001. ZIMERMAN, D. E.; OSORIO, L. C. Como trabalhamos com grupos. Porto Alegre: Artmed, 1997. Parte 1. Capítulo 1, 2 e 3. p. 23-47. 2. Gestão do Trabalho em Equipe I. OBJETIVO: Compreender a razão da popularidade das equipes nas organizações. Quando as organizações se reestruturam para competir de modo mais eficaz e eficiente, escolhem equipes como forma de utilizar melhor os talentos de seus funcionários. Equipes são mais flexíveis e reagem melhor às mudanças do que departamentos tradicionais. As equipes facilitam a participação dos trabalhadores nas decisões operacionais. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Diferenças entre grupos e equipes de trabalho. • Tipos de equipes existentes nas empresas. • Como criar equipes eficazes (discutir variáveis de contexto, composição e processo em equipe). • Transformando indivíduos em membros de equipe. • Políticas de recursos humanos visando a valorização do trabalho em equipe (seleção, T&D, avaliação de desempenho, remuneração alinhados ao trabalho em equipe). • A influência da diversidade cultural no desempenho das equipes. III. BIBLIOGRAFIA: ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. 14. São Paulo: Pearson, 2011. DESSLER, G. Administração de Recursos Humanos. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2015. TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. São Paulo: Atlas, 2002. ZAUGG, R. J.; BLUM, A.; THOM, N. Sustainability in Human Resource Management. Evaluation Report. Berna, 2001. 3. Negociação e Administração de Conflitos I. OBJETIVO: Apresentar e discutir o processo de negociação e as diferentes visões existentes, destacando a importância do mesmo nas decisões das empresas II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceitos de negociação. • Negociação e solução de conflitos. • Negociação e ética. • Exemplos práticos de negociação. • Negociações num contexto globalizado. • Classificações de estilos de negociação. • Exemplos práticos de negociação. • Pesquisa-Ação. • Sistemas indagadores. • Condicionantes culturais do processo de negociação. • Negociação com outras culturas. • Negociação internacional. • Análise de diferentes abordagens de negociação: pouco sistêmicas e parcialmente sistêmicas. • Processo de negociação – tempo, poder e informação. • Planejamento da negociação. • Em busca de uma visão sistêmica na negociação. III. BIBLIOGRAFIA: LEWICKI, R. J.; HIAM, A.; OLANDER, K. W. Think before you speak: A Complete Guide to Strategic Negotiation. Canada: John Wiley & Sons, 1996. MARTINELLI, D. P. Negociação Empresarial: Enfoque Sistêmico e Visão estratégica. São Paulo: Editora Manole, 2002. NIERENBERG, G. I. The Art of Negotiating. Simon & Schuster. Inc (1a. edição – 1968), 1981. SPARKS, D. B. A Dinâmica da Negociação Efetiva - Como ser bem-sucedido através de uma abordagem ganha-ganha. (Tradução brasileira de The dynamics of effective negotiation, Gulf Publishing Company, 1982). São Paulo: Livraria Nobel S.A., 1992. WEEKS, D. The Eight Essential Steps to Conflict Resolution - Preserving Relationships at Work, at Home, and in the Community, G. P. New York: Putnam’s Sons, 1992. 4. Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho I. OBJETIVO: A disciplina aborda os aspectos da saúde e seus reflexos sobre a qualidade de vida no trabalho. • Discutir temas, pesquisas e intervenções atuais na área de Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho; • Contextualizar o trabalho na contemporaneidade e seus impactos nos processos de subjetivação, na saúde, e na qualidade de vida no trabalho. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Processos organizacionais e saúde do trabalhador. • Novas formas de organização do trabalho e impactos para a saúde do trabalhador. • Trabalho, subjetividade e saúde do trabalhador. • Qualidade de Vida no Trabalho. III. BIBLIOGRAFIA: FERREIRA, M. C. Qualidade de Vida no Trabalho. Uma abordagem centrada no olhar dos trabalhadores. Brasília: Paralelo 15, 2012. ZANELLI, J. C. et. Al. Trabalho, saúde e construção da qualidade de vida. In: Estresse nas organizações de trabalho. Compreensão e intervenção baseadas em evidências (p. 19-30). São Paulo: Artmed, 2010. 5. Cultura e Mudança Organizacional I. OBJETIVO: Os efeitos da cultura são estudados, especialmente em seus efeitos sobre a capacidade de trabalho, a visão de mundo e o modo como a empresa se apresenta, se insere e é identificada socialmente. Apresentar ao aluno uma visão integrada e abrangente das estratégias planejadas de mudança organizacional, incluindo as mais recentes abordagens, conceitos e técnicas emergentes. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Distinções e interfaces entre os conceitos de cultura, subcultura e movimentos de contracultura nas organizações. • Origens e desenvolvimento da cultura organizacional. • Perspectivas e diferentes níveis de análise da cultura organizacional. • Diversidade Cultural • Mudança e inovação organizacional. • Processos de Inovação e Criação de Valor. • O processo de Mudança Organizacional (Kotter/ Lewin). • Mudança Cultural e Aprendizagem Organizacional. III. BIBLIOGRAFIA: SILVA, N.; ZANELLI, J. C. Cultura organizacional. In ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (Orgs.). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil (p. 491-525). Porto Alegre, RS: Artmed, 2014. FLEURY, A.; FLEURY, M. T. L. Aprendizagem e Inovação Organizacional. São Paulo: Atlas. 1995. FISHER, R. M. Mudança e transformação organizacional. In: Vários autores. As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002. p. 147-164. HAMEL; PRAHALAD. Competindo pelo futuro. Editora Campus. Rio de Janeiro, 1994. HANDY, C. Trust and the virtual organization. Harvard Business Review, May-June, 1995. HARMON, R. L. Reinventando o negócio. São Paulo: Futura, 1996. HARVARD BUSINESS REVIEW – O valor da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 2005. KAY, J. Fundamentos do sucesso empresarial. Rio de Janeiro: Campus, 1996. KOTTER, J. P. Liderando a mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997. MARCOVITCH, J. Tecnologia da Informação e Estratégia Empresarial. São Paulo: Futura, 1997. NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus. 1997. O'REILLY,K. W. Gerenciando as Correntezas: como inovar frente às turbulências. São Paulo: Futura. 1997. THIRY-CHERQUES, H. R. A Rebeldia conservadora: aspectos da resistência à modernização nas organizações brasileiras. Revista de Administração de Empresas da FGV, v. 5, n. 1, p. 30-37, 1995. WOOD JR., T. (Coord.). Mudança Organizacional. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004. |
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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Alex Souza Bertoldi Gilberto Tadeu Shinyashiki Murilo Fernandes da Silva Sonia Valle Walter Borges de Oliveira |
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