124097 - Módulo 2 – Fundamentos de Administração II |
Período da turma: | 19/08/2025 a 07/10/2025
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Descrição: | 1. Gestão de Marketing
I. OBJETIVO: Expor o aluno aos principais conceitos e técnicas utilizados pelo Marketing, desde os conceitos básicos, planejamento, comportamento dos consumidores, principais decisões de marketing ligadas a produtos, preços, canais de distribuição e estratégias de promoção, possibilitando uma visão das interrelações sistêmicas entre o Marketing e as demais funções da organização. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceitos básicos de Marketing. • Comportamento do consumidor. • Produtos. • Preços. • Canais de distribuição. • Estratégias de promoção. • Interrelações sistêmicas do Marketing e as demais funções presentes nas organizações. • Principais variáveis com que opera o Marketing. • Mercados. • Elementos centrais de abordagem estratégica a estes mercados. • Análise e desenvolvimento da capacidade de se prever grandes tendências. • Marketing “verde”. III. BIBLIOGRAFIA: BLACKWELL, R. D.; MINIARD, P. W.; ENGEL, J. F. Comportamento do consumidor. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005. DEMO, G.; PONTES, V. Marketing de Relacionamento (CRM): Estado da Arte e Estudos de Casos. São Paulo: Atlas, 2008. DIAS, R. Marketing Ambiental - Ética, responsabilidade social e competitividade nos negócios. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014. KOTLER, Philip.; KELLER, Kelvin Lane. Administração de Marketing. 12. ed., São Paulo: Prentice Hall, 2008. LAS CASAS, A. L. Plano de Marketing para Micro e Pequena Em presa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MALHOTRA, NareshK. Pesquisa de Marketing: Um a orientação Aplicada. 4. ed. São Paulo: Bookman, 2006. SHETH, J.; MITTAL, B.; NEWMAN, B. I. Comportamento do cliente: indo além do comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2001. 2. Gestão de Produção, Operações e Processos I. OBJETIVO: Fornecer um a visão geral, integrada e estratégica de produção e operações, das responsabilidades que são atribuídas aos gerentes de produção e das diversas ferramentas disponíveis para o desempenho desta função. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Conceitos e evolução da Administração da Produção e Operação. • Medidas de produtividade. • Planejamento da Capacidade. • Localização da Empresa. • Projeto de Processos de Produtos e Serviços. • Arranjo Físico de Instalações. • Sistemas de Planejamento e Controle de Produção. • Estratégia de Produção. • Estratégias de Desenvolvimento de Produtos e Serviços. • Previsão de Demanda. • Planejamento Agregado. • Controle de Qualidade. • Noções de Logística e Cadeia de Suprimentos. • Gestão por processos. • EKD- Enterprise Knowledge Management. • Notação de Business Process Management –BPMN. • Alinhamento Estratégico entre negócios e TI. III. BIBLIOGRAFIA: ALBUQUERQUE, A., ROCHA., P. Sincronismo Organizacional – como alinhar a estratégia, os processos e as pessoas. São Paulo: Saraiva, 2007. BUBENKO Jr., J. A.; STIRNA, J.; BRASH, D. EKD user guide, Dep. of computer and systems sciences. Stockholm, Royal Institute of Technology, Disponível em: , 2001. Acesso em: 30 jul. 2018. DE SORDI, J. O. Gestão Por processos: uma abordagem da moderna administração. Saraiva, 2008. JESTON, J.; NELIS, J. Business Process Management. Practical Guidelines to Successful implementations. Burlington, MA. USA: Editora Elsevier, 2006. NADLER, D. A.; GERSTEIN, M. S.; SHAW, R. B.; Associados. Arquitetura organizacional. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1994. NEUBAUER, T. An empirical study about the status of business process management. Business Process Management Journal, v. 15, n. 2, p. 166-183, 2009. NURCAN, S.; ROLLAND, C. A multi-method for defining the organizational change. Information and Software Technology, v. 45, p. 61–82, 2003. PÁDUA, S. I. D.; CAZARINI, E. W.; INAMASU, R. Y. Modelagem organizacional: captura dos requisitos organizacionais no desenvolvimento de sistemas de informação. Revista Gestão e Produção, v.11, n. 2, p. 1-20, ago. 2004. PÁDUA, S. I. D. Investigação do processo de desenvolvimento de software a partir da modelagem organizacional, enfatizando regras de negócio. São Carlos. 145 f. 2001. Dissertação (Mestrado)- Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, 2001. PAIM, R. et al. Gestão por processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre, Bookman, 2009. PAIM, R., CAULLIRAUX, H. M., CARDOSO, R. Process management tasks: a conceptual and practical view. Business Process Management Journal, v. 14, n. 5, p. 694-723, 2008. RADHAKRISHNAN, A.; ZU, X.; GROVER, V. A process-oriented perspective on differential business value creation by information technology: An empirical investigation. International Journal Management Science, v. 36, p. 1105–1125, 2008. BALLOU, R. H. Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos: planejamento, organização e logística empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2001. BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística Empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento. São Paulo: Atlas, 2001. CHASE, R. B.; JACOBS, F. R.; AQUILANO, N. J. Administração da produção para a vantagem competitiva. 10. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. DAVIS, M. M.; AQUILANO, N. J.; CHASE, R. B. Fundamentos da administração da produção. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. 598 p. FITZSIMMONS, J. A.; FITZSIMMONS, M. J. Administração de Serviços: Operações, estratégias e tecnologia da informação. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. MOREIRA, D. A. Administração da Produção e Operações. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008. SLACK, N.; JOHNSTON, R.; CHAMBERS, S. Administração da Produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002. RITZMAN, L. P.; KRAJEWSKI, L. J.; MALHOTRA, M. Administração da Produção e Operações. 8. ed. São Paulo: Pearson/Prentice Hall, 2009. 3. Gestão Financeira, avaliação de projetos e orçamento I. OBJETIVO: Propiciar aos alunos base teórica e prática no uso das técnicas modernas de Administração Financeira, visando auxiliar no processo da tomada de decisão em Administração Empresarial, através da apresentação de conceitos, técnicas e ferramentas básicas de gestão do capital de giro, gestão de ativos e passivos circulantes da empresa, inserção em ambientes de risco e sob processo de internacionalização da economia e Gestão Financeira de Longo Prazo. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Visão geral da administração do capital de giro. • Administração de tesouraria. • Administração de crédito. • Administração de estoques. • Métodos de dimensionamento do capital de giro. • Financiamento de curto prazo. • Gestão Financeira de Longo Prazo. • Visão de investimentos e financiamentos empresariais. • Retorno sobre investimentos. • Avaliação de projetos. • Orçamento empresarial. • Análise de investimentos em Treinamento e Desenvolvimento. III. BIBLIOGRAFIA: ASSAF NETO, A. Administração do Capital de Giro. 3. ed. São Paulo. Atlas, 2002. ASSAF NETO, A. Finanças corporativas e Valor. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. FORTUNA, E. Mercados Financeiros: Produtos e Serviços. Editora Qualitymark. São Paulo, 1997. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 10. ed. São Paulo: Pearson, 2004. MATIAS, A. B. (Coord.). Finanças Corporativas de Curto Prazo. Volume 1: A gestão do valor do capital de giro. São Paulo: Atlas, 2007. MATIAS, A. B. (Coord.). Finanças Corporativas de longo prazo. Volume 2: Criação de valor com sustentabilidade financeira. São Paulo: Atlas, 2007. ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração Financeira: Finance. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 4. Gestão de Sistemas de Informação em RH I. OBJETIVO: Fornecer aos alunos ferramentas e recursos para a criação de diferenciais competitivos, transmitindo uma visão gerencial da tecnologia, dos sistemas de informação e suas implicações para a melhor gestão de recursos humanos em empresas sustentáveis. II. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: • Gestão da informação tecnológica. • Gestão Tecnológica. • Auditoria tecnológica e Segurança da Informação. • Tendências dos sistemas de informações e vantagem competitiva. • Sistemas baseados em tecnologia Internet. • Sistemas integrados de gestão. • Tecnologias de Business Inteligence – BI aplicado ao negócio. • Outsourcing – Desenvolvimento e Operação do ambiente de TI. • Sistemas de Informação Integrados de RH (integração das políticas de RH para tomada de decisão) • People analytics III. BIBLIOGRAFIA: BESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009. COLANGELO, Lúcio Filho. Implantação de Sistemas ERP (Enterprise Resources Planning): Um Enfoque de Longo Prazo. São Paulo: Atlas, 2001. KRUGLIANSKAS, I. Tornando a pequena e média em presa competitiva: com o inovar e sobreviver em mercados globalizados. São Paulo: IEGE, 1996. O’BRIEN, J. A. Sistemas de Informação e as Decisões Gerenciais na Era da Internet. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2006. RESENDE, D. A.; ABREU, A. F. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. TIDD, J.; BESSANT, J.; PAVITT, K. Gestão da Inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. |
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Carga Horária: |
48 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 280 | ||||
Ministrantes: |
Claudio de Souza Miranda Lúcia Aparecida da Silva Borges Marcio Mattos Borges de Oliveira Saulo França Amui |
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