Atividade

124091 - Os livros de arte para crianças e jovens: da primeira infância à adolescência

Período da turma: 02/04/2024 a 18/04/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Este curso tem como objetivo promover a reflexão e análise dos livros que apresentam os diferentes conceitos, propostas, suportes e espaços dos trabalhos de artistas e movimentos da história da arte para o público infantil, visando oferecer o contato com as artes visuais em diferentes contextos educativos e culturais voltados ao desenvolvimento de projetos para a formação em artes.
Para tanto, o programa inclui a apresentação de livros de arte para o público infantil e juvenil existentes no mercado editorial brasileiro e os diversos conceitos de arte que norteiam as publicações, a leitura de textos sobre o tema e práticas que auxiliam os participantes a avaliar a contribuição dos livros de arte para crianças no acesso ao universo das artes visuais.

Programa:
Apresentação dos projetos editoriais dos livros e coleções
Leitura comparativa entre as publicações
Visita aos espaços expositivos para o encontro entre os trabalhos expostos e os textos dos livros que apresentam os/as artistas presentes no acervo do MAC/USP.
Análise de publicações infantis e juvenis
Exibição de filmes realizados a partir dos livros
Exercícios de produção de texto a partir de imagens de obras selecionadas pelos participantes em visitas aos espaços expositivos do museu.

Referências:
BORGES, Jorge Luís. “O livro”. IN: Cinco Visões Pessoais. Brasília, Editora Universidade de Brasília, 1996.

CAMARGO, Luís. Ilustração do livro infantil. Belo Horizonte, Editora Lê, 1995.

Carole Soctt, Maria Nikolajeva. Livro ilustrado: palavras e imagens. São Paulo, Ed. CosacNaify.

Derdyk, Edith. Entre ser um e ser mil – o objeto livro e suas poéticas. Ed. SENAC

EISNER, Elliot W. Reading, the arts, and the creation of meaning. Virginia (E.U.A), National Art Education Association, 1978.

ESCARPIT, D. & Vagné-Lebas,M. La littérature d’enfance et de jeunesse. Paris, Hachette, 1988.

FREIRE, Paulo: A importância do ato de ler em três artigos que se complementam. São Paulo, Autores Associados, Cortez, 1985.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. São Paulo, Ed. CosacNaify, 2010

LARTITEGUI, Ana G. Páginas mudas, livros eloquentes – tramas visuais e discursos. São Paulo, Livros da Matriz,2023.

LINDEN, Shopie Van der. Para ler o livro ilustrado. São Paulo. Ed. CosacNaify, 2010.

LINS. Guto. Livro infantil? São Paulo, Ed. Rosari ,2002.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo, Editora Brasiliense, 1982.

MARTINS, Maria Helena. Questões de linguagem. São Paulo, Editora Contexto.

NUNES, Lígia B. Livro - encontro com Lígia B. Nunes. Rio de Janeiro, Editora Agir, 1988.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro, Rocco,1993.

PERROTTI, Edmir. Confinamento cultural, infância e leitura. São Paulo, Summus, 1990. (Coleção Novas Buscas em Educação).

PILLAR, Analice Dutra (org). A educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre, Editora Mediação, 1999.

POWERS, Alan. Era uma vez uma capa – História ilustrada da literatura infantil. Ed. CosacNaify, 2010

PROUST, Marcel. Sobre a leitura. Campinas, Pontes, 1989.

SANJUÁN, Beatriz. Era uma voz. O primeiro livro do bebê. São Paulo, Livros da Matriz, 2023.

SILVA, Teixeira Nascimento de Sant’Anna Renata. Páginas de história: o livro de arte para crianças. Mestrado ECA/USP, 2000.

SALISBURY,Martin, MORAG Styles. Livro infantil ilustrado- a arte da narrativa visual. São Paulo, Ed. Rosari, 2013

SARTRE, Jean-Paul. As palavras. 6o. edição. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

SCOTT, Carole; NIKOLAJEVA, Maria. Livros ilustrados: palavras e imagens. São Paulo, Ed. CosacNaify, 2010.

Filmografia

Matilda, 1996. Danny DeVito. EUA.

Le Tableau, 2011. Jean François Laguionie França/Bélgica

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Renata Sant Anna de Godoy Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP