Atividade

124072 - Projeto político-pedagógico da escola indígena: criação, melhoria e crítica

Período da turma: 01/03/2024 a 21/06/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: 1/3/24 sexta-feira Aula 1 – Apresentação e acordos

15/3/24 sexta-feira Aula 2 Para que minha comunidade quer um PPP: alguns casos

5/4/24 sexta-feira Aula 3 O princípio da autodeterminação dos povos: a Convenção 169 da OIT

19/4/24 sexta-feira Aula 4 Elaboração coletiva de PPP: alguns casos

3/5/24 sexta-feira Aula 5 Objetivos da educação, princípios para o ensino e atribuições: Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação

17/5/24 sexta-feira Aula 6 Avaliação coletiva de PPP: alguns casos

7/6/24 sexta-feira Aula 7 Percurso da proposta de PPP em São Gabriel: narrativas históricas

21/6/24 sexta-feira Aula 8 Avaliação geral do curso

Bibliografia básica

BALL, Stephen J. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 539–564, 2005. https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000300002

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. CONGRESSO NACIONAL. Decreto Legislativo nº 143, de 2002: aprova o texto da Convenção nº 169 da Organização Internacional do Trabalho sobre os povos indígenas e tribais em países independentes.

FERREIRA, Francisco Whitaker. Planejamento sim e não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GHANEM, Elie. As inovações da Escola Tuyuka: superando a educação colonialista. In: MILITÃO, Andréia Nunes; SANTANA, Maria Sílvia Rosa (orgs.). Intersecções entre pesquisas/pesquisadores experientes e pesquisas/pesquisadores iniciantes no campo educacional. São Carlos: Pedro & João Editores, 2016. p. 202-244

GHANEM, Elie. Escolas indígenas e Projeto Político-pedagógico: de instrumento de controle a exercício de autodeterminação. São Paulo: 2022. 9 p.

GHANEM, Elie. Que avaliação vale na educação escolar? In: LUCE, Maria Beatriz; MEDEIROS, Isabel Letícia Pedroso de (orgs.). Gestão escolar democrática: concepções e vivências. Porto Alegre: UFRGS, 2006. p. 157-160.

GRUPIONI, Luís Donisete Benzi; SECCHI, Darci; GUARANI, Vilmar. Legislação escolar indígena. In: MARFAN, Marilda Almeida (org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação indígena. Brasília: MEC; SEF, 2002. p. 129-144.

VEIGA, Ilma Passos de Alencastro. Projeto Político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, 1995.

Carga Horária:

226 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 70
 
Ministrantes: Elie George Guimaraes Ghanem Junior


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP