Atividade

124045 - Desenhar (com) o espaço: curso de difusão de desenho em ambiente de realidade virtual

Período da turma: 26/02/2024 a 29/02/2024

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Descrição: Início: 26/02/2024
Término: 29/02/2024
Dia da semana: Segunda a Quinta-feira
Horário: das 17:30 às 20:30
Local: Saguão do Laboratório de Construção Civil (LCC) - IAU/USP

Conteúdo:
i. Introdução: conceitos sobre a prática de desenho em realidade virtual, as especificidades dos óculos RIFT como meio de representação gráfica e noções contemporâneas de concepção espacial.
ii. Atividades práticas assistidas de representação gráfica para concepção espacial utilizando os óculos RIFT.
iii. Seminário e discussão dos resultados: os produtos da disciplina serão apresentados em uma exposição de encerramento, como parte da investigação sobre as formas de representação/apresentação utilizando meios digitais de realidade virtual.


AULA 01 - 26/02
Parte I - Apresentação
Aula teórica: Introdução à prática de desenho em realidade virtual.
Atividade prática: experimentação dos óculos RIFT
Parte II - Projeto
Aula teórica: Percepção e Experiência - noções contemporâneas de concepção espacial
Atividade prática: organização dos grupos e exercícios de projeto com desenho 2D

AULA 02 - 27/02
Atividade prática: exercícios de projeto com desenho 3D
Assessorias e registros dos processos

AULA 03 - 28/02
Atividade prática: exercícios para representação do projeto em peças gráficas e em ambiente virtual
Assessorias e registros dos processos

AULA 04 - 29/02
Apresentação dos trabalhos:
Exposição dos desenhos 2D, das peças gráficas e dos ambientes virtuais

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
HASSENZAHL, M. (2010). Experience Design: Technology for all the right reasons. Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics, 3(1), 1-95.
KOTNIK, T. (2010). Digital Architectural Design as Exploration of Computable Functions. International Journal of Architectural Computing, 8(1), pp. 1-16.
JERALD, J. (2016). The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality, ACM Books.
KWON, M. (2008). Um lugar após o outro, Revista Arte & Ensaios, v. 17, n. 17, UFRJ, Rio de Janeiro.
LASEAU, P. (2000). Graphical Thinking for Architects and Designers, Johns Whiley & Sons, Nova York.
OXMAN, R. (2008). Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium, Design Studies, 29(2), pp. 99-120.
OXMAN, R. et OXAM, R. (2014). Theories of the digital in Architecture, Routledge, New York.
SOPHER et al. (2021). Effect of Immersive VR on Communication Patterns in Architectural Design Critiques. 10.52842/conf.ecaade.2021.1.123.
SYKES, A. K. (2014). O campo ampliado da arquitetura, Cosac Naify, São Paulo.
VASCONCELOS, H. (2006). Questioning drawing for designers: Project work as a strategy and examples from practice, Desining Research Society, International Conference, Lisboa.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 20
 
Ministrantes: Rafael Goffinet de Almeida
Simone Helena Tanoue Vizioli


 
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