124045 - Desenhar (com) o espaço: curso de difusão de desenho em ambiente de realidade virtual |
Período da turma: | 26/02/2024 a 29/02/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Início: 26/02/2024
Término: 29/02/2024 Dia da semana: Segunda a Quinta-feira Horário: das 17:30 às 20:30 Local: Saguão do Laboratório de Construção Civil (LCC) - IAU/USP Conteúdo: i. Introdução: conceitos sobre a prática de desenho em realidade virtual, as especificidades dos óculos RIFT como meio de representação gráfica e noções contemporâneas de concepção espacial. ii. Atividades práticas assistidas de representação gráfica para concepção espacial utilizando os óculos RIFT. iii. Seminário e discussão dos resultados: os produtos da disciplina serão apresentados em uma exposição de encerramento, como parte da investigação sobre as formas de representação/apresentação utilizando meios digitais de realidade virtual. AULA 01 - 26/02 Parte I - Apresentação Aula teórica: Introdução à prática de desenho em realidade virtual. Atividade prática: experimentação dos óculos RIFT Parte II - Projeto Aula teórica: Percepção e Experiência - noções contemporâneas de concepção espacial Atividade prática: organização dos grupos e exercícios de projeto com desenho 2D AULA 02 - 27/02 Atividade prática: exercícios de projeto com desenho 3D Assessorias e registros dos processos AULA 03 - 28/02 Atividade prática: exercícios para representação do projeto em peças gráficas e em ambiente virtual Assessorias e registros dos processos AULA 04 - 29/02 Apresentação dos trabalhos: Exposição dos desenhos 2D, das peças gráficas e dos ambientes virtuais REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS HASSENZAHL, M. (2010). Experience Design: Technology for all the right reasons. Synthesis Lectures on Human-Centered Informatics, 3(1), 1-95. KOTNIK, T. (2010). Digital Architectural Design as Exploration of Computable Functions. International Journal of Architectural Computing, 8(1), pp. 1-16. JERALD, J. (2016). The VR Book: Human-Centered Design for Virtual Reality, ACM Books. KWON, M. (2008). Um lugar após o outro, Revista Arte & Ensaios, v. 17, n. 17, UFRJ, Rio de Janeiro. LASEAU, P. (2000). Graphical Thinking for Architects and Designers, Johns Whiley & Sons, Nova York. OXMAN, R. (2008). Digital architecture as a challenge for design pedagogy: theory, knowledge, models and medium, Design Studies, 29(2), pp. 99-120. OXMAN, R. et OXAM, R. (2014). Theories of the digital in Architecture, Routledge, New York. SOPHER et al. (2021). Effect of Immersive VR on Communication Patterns in Architectural Design Critiques. 10.52842/conf.ecaade.2021.1.123. SYKES, A. K. (2014). O campo ampliado da arquitetura, Cosac Naify, São Paulo. VASCONCELOS, H. (2006). Questioning drawing for designers: Project work as a strategy and examples from practice, Desining Research Society, International Conference, Lisboa. |
||||
Carga Horária: |
12 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 20 | ||||
Ministrantes: |
Rafael Goffinet de Almeida Simone Helena Tanoue Vizioli |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |