124037 - GFC-014 Operações de Serviços |
Período da turma: | 04/08/2026 a 29/09/2026
|
||||
|
|||||
Descrição: | Ementa:
• Gestão de Projetos e de Operações - A diferença entre gestão de projetos e gestão de operações e as principais características das operações, Gestão de operações: planejamento, execução e monitoramento • Gestão de serviços - Quais são as peculiaridades dos serviços e as principais diferenças entre gestão de produto e de serviços. A classificação de serviços de Silvestro: valor agregado (na presença ou não do cliente), contato do cliente (equipamentos ou pessoas) e volume (alto ou baixo). Implicações nas atividades de facilities. • Planejamento de operações de serviços - Representação dos processos de trabalho, formas de representação: fluxograma, IDEF0 e BPM – business process modeling • Execução de serviços - Execução dos serviços, aspectos humanos e controle da operação. Casos de desvios. Aspectos humanos. Treinamento e mentoria. Motivação e reconhecimento. • Monitoramento de serviços - Monitoramento por indicadores. Conceitos de indicadores, como escolher os indicadores adequados, sistema de indicadores. • Sistema de indicadores para gestão - Conceituação de indicadores, características dos indicadores e sistema de indicadores • Qualidade em serviços - Conceitos da qualidade – gestão da qualidade – o ciclo PDCA - tratamento de não conformidade – melhoria de processo Bibliografia: CONTADOR, José Celso. Gestão de Operações. 2010 – 3ª edição, Ed Blusher De Sordi, José Oswaldo. Gestão por Processos – uma abordagem da moderna administração. 2022. – 6ª edição. Editora Alta Books. Júnior, Dálcio Roberto dos Reis. Qualidade e Excelência em Serviços, 2022 1ª edição Ed. Inter Saberes. |
||||
Carga Horária: |
24 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 39 | ||||
Ministrantes: |
Marcelo Schneck de Paula Pessoa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |