Atividade

123620 - Teoria da Comunicação e a Gestão Simbólica de Processos Organizacionais

Período da turma: 05/06/2024 a 26/06/2024

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Descrição: Ementa
A presença generalizada dos meios de comunicação social por toda sociedade contemporânea é hoje fonte fundamental para se entender o tecido social que vem sendo constituído. A presença da comunicação no interior das organizações também reflete perspectivas dessa comunicação social mais ampla e toma formas concretas que igualmente marcam o tecido relacional da cultura organizacional.
A presente disciplina busca aprofundar os componentes teóricos explicativos sobre comunicação identificando como o mundo simbólico que rege a construção de sentidos em comunicação é parte integrante da gestão de processos
organizacionais de modo cada vez mais intenso e dentro de padrões de atualizações constantes.
Objetivos
Propiciar ao aluno uma visão crítica das posturas disponíveis no estudo do lugar social dos meios de comunicação na sociedade contemporânea
Propiciar ao aluno uma visão crítica de como o processo social mais amplo da comunicação se realiza no interior de empresas e organizações
Propiciar ao aluno instrumentos de análise crítica da interação contemporânea entre o processo comunicacional interno à empresa e o que se realiza na sociedade mais ampla.

Conteúdo Programático
A comunicação no contexto da sociedade moderna
Teorias Fundadoras: A sociedade dos efeitos
O funcionalismo norte americano e sua influencia na comunicação organizacional
A vertente teórica da relação entre comunicação e poder – a ideologia
A perspectiva cultural – a organização, a identidade e a pluralidade cultural
Comunicação e sociedade:
A manipulação coletiva dos meios
As práticas culturais estruturantes
O espaço público e a gestão simbólica de processos organizacionais
As possibilidades do Espaço público mediático
As perspectivas da pós-modernidade e a comunicação no contexto das organizações
Metodologia
a) aulas expositivas; b) grupos de debates de textos,c) produção de textos
AVALIAÇÃO
Presença e participação em sala de aula.
Dois textos: um ao término de cada Unidade: temas e características serão detalhados na oportunidade.

PROGRAMA DA DISCIPLINA
UNIDADE I - COMUNICAÇÃO e MODERNIDADE
TEMA I - A comunicação e a contextualidade histórica
- A comunicação como processo de relação social: as mediações históricas de linguagem e técnica.
- A contextualidade social contemporânea: modernidade e suas mutações.
Tema II – Comunicação mediática massiva: poder e técnica.
- a instrumentalidade perpetuada: a razão meio e fim em comunicação
- o meio é a mensagem
Tema III - ideologia e hegemonia: posturas críticas e propositivas
-a critica ideológica da instrumentalidade e a sociedade do espetáculo.
- a perspectiva da hegemonia e das mediações culturais: a identidade
Tema IV- Práticas comunicacionais da modernidade:embates e debates.
- A visibilidade plural e as organizações: o mundo simbólico
- Espaço publico mediático e relações públicas
Unidade II- COMUNICAÇAO EM TEMPOS DE MUTAÇÃO
Tema V – Das mídias massivas às individuais:dimensões em mudança.
- Da representação ao simulacro,do analógico ao digital,do virtual ao ciberespaço: a ruptura epistemológica.
Tema VI –As tramas das redes e a sociabilidade
- O individualismo conectado e as redes e comunidades.
- As tecnologias da velocidade: a ruptura tempo e espaço.
Tema VII-A comunicação pós mediática e o pós humano.
- As tramas da rede: a biopolítica e o pós humano.
- O corpo e as linguagens do controle
Tema VIII-As organizações da produção e os processos de mutação.
- A comunicação e os novos sentidos do trabalho
- O olhar global/local da comunicação organizacional.

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Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Mauro Wilton de Sousa


 
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Créditos
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