Atividade

123619 - Relações Públicas Digitais e Mídias Sociais

Período da turma: 07/05/2025 a 28/05/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Objetivos:
Oferecer ao aluno o conhecimento necessário para refletir sobre as variadas ferramentas das redes sociais online que convêm ao seu negócio, bem como planejar a comunicação contemplando tais instrumentos, preocupando-se com métricas e formatos adequados de avaliação. Também busca apresentar ao aluno os diversos formatos de relacionamento digital e gestão de crises no ambiente online.

Justificativa:
Com as transformações impostas pelas tecnologias da informação e da comunicação, o gestor de comunicação deve entender e saber gerir as mudanças surgidas na área de Relações Públicas e de Comunicação Organizacional. Também é preciso compreender a nova forma de interação entre marcas e consumidores nas redes sociais e como isso afeta a Comunicação Organizacional e as Relações Públicas; apresentar estratégias de construção de imagem e gerenciamento de crise no ambiente digital, bem como oferecer métricas, indicadores e parâmetros de avaliação das ações em tais ambientes.

Conteúdo programático (ementa):
• Revisão de conceitos (RP, RP 2.0, reputação, imagem, identidade, Mídias e redes sociais)
• Conceitos de planejamento de comunicação e planejamento de comunicação para mídias sociais
• Gestão de crises em ambientes digitais
• Análise de cases
• Mensuração
• Avaliação

Tópicos
Unidade 1. Definição e conceitos de rede sociais e de mídias sociais.
Unidade 2. Diagnóstico e Formação de públicos no ambiente digital.
Unidade 3. Análise de cases de sucesso, insucesso, crise.
Unidade 4. Métricas de avaliação e mensuração em mídias sociais.

Bibliografia:
BRAMBILLA, Ana Maria. Para entender as mídias sociais. Disponível em http://paraentenderasmidiassociais.blogspot.com/. Acesso em 25/04/2011.
CIPRIANI, Fábio. Estratégias em mídias digitais. São Paulo. Novatec Editora, 2011.
CORRÊA, Elizabeth Saad Nicolau. Estratégias para mídia digital 2.0. São Paulo: Editora Senac, 2008.
COSTA, Rogério da. A cultura digital. 2.Ed. São Paulo: Publifolha, 2003.
FERNANDES, Manoel. Do BroadCast ao SocialCast: como as redes sociais estão transformando o mundo dos negócios. São Paulo: W3 Editora, 2009.
FREITAS, Fábio e LUCAS, Luciane. Desafios contemporâneos em Comunicação. São Paulo: Summus, 2002.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
MAIA, Viviane. Estão falando bem (e mal) de você. Junte-se a eles. Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios. Edição 238. Novembro de 2008(A). Disponível em http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1691395-2574,00.html. Acesso em 17/11/2008.
MAIA, Viviane. Falem bem ou mal, mas...Revista Época Negócios. Edição 21. Outubro de 2008(B). Disponível em http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG84895-8377-21,00-FALEM+BEM+OU+MAL+MAS.html. Acesso em 30/10/2008.
RECUERO, Raquel. O que é mídia social? Disponível em http://pontomidia.com.br/raquel/arquivos/o_que_e_midia_social.html. Acesso em 03/10/2008.
ROSA, Mário. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração Editorial, 2006.
TERRA, Carolina Frazon. Mídias sociais...e agora? Tudo o que você precisa saber para implementar um projeto de mídias sociais. São Caetano do Sul: Difusão Editora. Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.
TERRA, Carolina Frazon. Relações Públicas na era dos megafones digitais. In: FARIAS, Luiz Alberto de. Relações Públicas Estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.
TERRA, Carolina Frazon. Comunicação organizacional em tempos de redes sociais online. P. 136-143. In: Mídias sociais: perspectivas, tendências e reflexões. São Paulo, Papercliq, 2010.
TERRA, Carolina Frazon. RP 2.0: novo campo de atuação para o profissional. P. 136-143. In: RP Digitais. Salvador, Portal Rp-Bahia, 2010.
TERRA, Carolina Frazon. Blogs corporativos. Modismo ou tendência? São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2008.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Carolina Frazon Terra


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP