Atividade

123618 - Planejamento estratégico de ESG e sustentabilidade na Comunicação Organizacional.

Período da turma: 04/08/2025 a 25/08/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:

A disciplina propõe abordar o conceito de Sustentabilidade e seu contexto histórico. Explorar os princípios e modelos do ESG (Ambiental, Social e Governança) como parte estratégica da comunicação organizacional, analisar e discutir casos de práticas de Greenwasing nas campanhas de comunicação, possibilitando uma abordagem crítica sobre seus efeitos.


Tópicos do Conteúdo Programático:

Introdução à Sustentabilidade e Contexto Histórico:

• Conceito de Sustentabilidade: Definições e Evolução ao Longo do Tempo.
• Raízes Históricas da Sustentabilidade: Movimentos Ambientais e Sociais.
• Desafios Globais Atuais: Mudanças Climáticas, Escassez de Recursos, Biodiversidade.

Princípios e Modelos de ESG:

• Exploração dos Pilares ESG: Ambiental, Social e Governança.
• ESG como Estratégia Empresarial: Vantagens e Desafios.
• Métricas ESG: Indicadores de Desempenho Sustentável.
• Integração do ESG na Tomada de Decisões Empresariais.

Comunicação Organizacional e ESG:

• Incorporando o ESG na Comunicação: Transparência e Credibilidade.
• Engajamento de Stakeholders: Compartilhamento dos Valores ESG.

Greenwashing e Seus Impactos:

• Compreensão do Greenwashing: Definição e Exemplos.
• Identificação de Táticas de Greenwashing: Estudos de Caso.
• Impactos do Greenwashing: Confiança do Consumidor e Reputação Corporativa.

Análise Crítica e Discussão de Casos:

• Avaliação de Campanhas de Comunicação: Abordagem Crítica.
• Casos de Sucesso ESG: Lições Aprendidas e Melhores Práticas.
• Debates sobre Ética e Autenticidade nas Comunicações ESG.

Perspectivas Futuras e Inovação

• Tendências Emergentes em Sustentabilidade e Comunicação ESG.
• Inovação Sustentável: Exemplos de Empresas e Iniciativas.
• Papel dos Profissionais de Comunicação na Construção de um Futuro Sustentável.

Objetivo Geral:

• Desenvolver uma compreensão abrangente sobre os princípios da sustentabilidade, a importância estratégica dos aspectos ESG na comunicação organizacional e a capacidade de analisar criticamente as práticas de comunicação, incluindo Greenwashing, para promover uma abordagem ética e autêntica nas estratégias de comunicação das organizações.

Objetivos Específicos:

• Desenvolver conhecimentos para estruturar metas alinhadas com os princípios ESG e objetivos organizacionais, e da responsabilidade socioambiental. Discutir e aprimorar habilidades estratégicas para o desenvolvimento de planejamento de campanhas e projetos de comunicação integrando a abordagem ESG e sustentabilidade. Entender quais os impactos e responsabilidades da comunicação com práticas de Greenwashing para a reputação organizacional.


Metodologia do ensino

• Apresentações dialogadas
• Estudos de caso
• Exercícios práticos
• Debates

Bibliografia:

BRAND, Karl-Werner. Sociological Perspectives on Sustainability Communication. In Sustainability Communication: Interdisciplinary Perspectives and Theoretical Foundations; Godemann, J., Michelsen, G., Eds.; Springer: Dordrecht, The Netherlands, New York, 2011; pp. 55–68. DOI: 10.1007/978-94-007-1697-1_5.

BRUNO, Kenny, KARLINER, Joshua. Earthsummit.biz: the corporate takeover of sustainable development. Canada: Institute for Food and Development Policy and Corpwatch, 2002.

FISHER, Brendan, CHRISTIE, Michael. Integrating the ecological and economic dimensions in biodiversity and ecosystem service valuation. In: KUMAR, Pushpam (Edited). The Economics of Ecosystems and Biodiversity: The Ecological and Economic. Whashington, DC: Earthscan, 2010. DOI: 10.4324/9781849775489.

GODEMANN, Jasmin; MILCHELSEN, Gerd. Sustainability Communication – An Introduction. In GODEMANN, Jasmin; MILCHELSEN, Gerd (editors). Sustainability Communication: Interdisciplinary Perspectives and Theoretical Foundation. Springer: Dordrecht, The Netherlands, New York, NY, USA; pp. 3–11, 2011. DOI: 10.1007/978-94-007-1697-1.

GUTTILLA, Rodolfo Witzig. Como Implementar uma Estratégia ESG: do propósito à ação. São Paulo: Editora Aberje, 2023.

KARLINER, Joshua. The Corporate Planet: Ecology and Politics in the Age of Globalization, San Francisco: Sierra Club Books, 1997.

KOLBERT, Elizabeth. A sexta extinção: Uma história não natural. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

KUNSCH, M. M. K.; OLIVEIRA, I. L. (org.). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão, 2009.

Revista Organicom. Revista Brasileira de Comunicação organizacional e Relações Públicas. Comunicação, Agenda 2030 da ONU e Organizações. V. 19 n. 39, 2022 – GESTCORP- CRP-ECA-USP. (https://www.revistas.usp.br/organicom/issue/view/12657)
VILAÇA, Wilma Pereira Tinoco. A comunicação interna na gestão da sustentabilidade: um estudo fenomenológico. 2012. Tese (Doutorado em Interfaces Sociais da Comunicação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.27.2012.tde-27082012-153936. Acesso em: 2023-08-27.

Critérios de Avaliação:

• Exercícios em sala de aula: participação, qualidade da entrega.
• Trabalho prático: originalidade, consistência técnica e qualidade da entrega.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Laís Pardo Castilho


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP