Atividade

123612 - Marketing

Período da turma: 13/11/2024 a 11/12/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Proporcionar aos alunos os conceitos e as ferramentas de Marketing, ao mesmo tempo posicionar as atividades de Comunicação no contexto estratégico das empresas.
Apresentar conceitos atualizados de gestão de marketing com ênfase em planejamento mercadológico; modelos de análise e avaliação do portfólio de produtos e de unidades de negócio; sistemas de informação para operações rotineiras e para solução de problemas mercadológicos.

Tópicos do Conteúdo Programático:
Modelo dos 3 Puts, matriz GE (Atratividade de Mercado Vs Força da Participação), matriz MCP (Crescimento e Participação), Análise Ambiental, Sistema de Inteligência de Marketing, Pesquisa de mercado, SWOT dos 3 Puts, Planejamento Estratégico, Organização, Coordenação e Controle em Marketing.

Objetivo Geral:
Proporcionar aos alunos uma abordagem prática do uso das ferramentas mercadológicas a partir de casos reais e práticos.

Objetivos Específicos:
Proporcionar ao aluno ferramentas, modelos de análise e conhecimento suficientes para capacitá-lo a elaborar um planejamento estratégico de marketing.

Metodologia do ensino:

Aulas expositivas com discussão de casos mercadológicos práticos.

Bibliografia:
1. KOTLER, Philip. Marketing para o Século XXI. São Paulo: Futura, 1999.
2. KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
3. LAMB, Charles & HAIR, Joseph & DANIEL, Carl. Princípios de Marketing. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.
4. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing. São Paulo: Atlas, 2005.
5. PORTER, Michael E..Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1991.
6. SANDHUSEN, Richard L.. Marketing Básico. São Paulo: Saraiva, 2003.
7. SCHULTZ, Don E..O Novo Paradigma do Marketing. São Paulo: Makron, 1994.
8. SEMENIK, R.& BAMOSSY, G. Princípios de Marketing: uma perspectiva global. São Paulo: Makron, 1995.
9. YANAZE, Mitsuru H. Retorno de Investimentos em Comunicação: Avaliação e Mensuração. 2ª Edição. Rio de Janeiro/São Paulo: SENAC/Difusão, 2013.
10. YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. 3ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2021.

Critérios de Avaliação:
Realizaremos 5 exercícios práticos. Para cálculo da nota final, serão considerados as 4 notas mais altas.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Mitsuru Higuchi Yanaze


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP