Atividade

123609 - Gestão de Risco, Comunicação e Crises

Período da turma: 26/08/2024 a 16/09/2024

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Descrição: Ementa:

A disciplina coloca em destaque a evolução e os conceitos de Comunicação Organizacional e seu diálogo com o dia-a-dia das organizações, tendo como objetivo entender os processos de relações públicas no campo da comunicação organizacional, bem como a sensibilização para estudar as práticas, avaliar riscos e prevenir crises com a opinião pública. O conceito de opinião pública e suas teorias são temas estruturantes para a formulação de estratégias de construção de relacionamentos, a assessoria de relações públicas para gestão de riscos e crises, suas técnicas e instrumentos em desenvolver planos estruturados tanto para a gestão de riscos, quanto para o contingenciamento de crises. Mapeamento para gestão de riscos, conceito de comunicação de risco, matriz de probabilidades de risco, gestão de crise de imagem, técnicas de relacionamento com a imprensa e demais stakeholders. Planos de comunicação aplicados e às políticas de relacionamento entre organizações e seus públicos, novas metodologias de assessoramento para a prevenção de crises e a salvaguarda da reputação das organizações.

Tópicos do Contéudo Programático:

• Gestão de Riscos;
• Matriz de Probabilidade de Riscos;
• Gestão de Crises;
• Plano de Relações Públicas para Gestão de Riscos e Crises em Comunicação.

Objetivo Geral:

Apresentar aos alunos metodologias para a gestão de riscos e crises de imagem, possibilitando um olhar mais estratégico e amplo sobre a possibilidade de uma atuação mais preventiva, diante de eventos que possam acarretar negativamente consequências ao capital reputacional das organizações.

Objetivos Específicos:

Proporcionar ao aluno técnicas de Relações Públicas com ênfase na estratégia e no planejamento da gestão de riscos e crises de imagem.
Proporcionar uma visão holística e estratégica sobre a gestão de riscos e crises de imagem.
Capacitar o aluno a: Desenvolver cenários em comunicação organizacional; Analisar e mapear situações de risco; Elaborar diagnósticos de comunicação; Planejar ações de gestão de riscos; Elaborar planos de gestão de riscos e de contingências para crises.

Metodologia de ensino:

Aulas expositivas; apresentação de metodologias e de cases; exercícios práticos em formato de oficinas em grupo para resolução de problemas.

Bibliografia:

BARBEIRO, Heródoto. Mídia Training - Como Usar A Mídia A Seu Favor. 4ª ed. São Paulo Actual, 2020.
DUARTE, J. (org.) Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. São Paulo: Atlas, 2003.
FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas. São Paulo: Summus, 2011.
KUNSCH, M. M. K Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas. S. C. do Sul: Difusão, 2008.
NOGUEIRA, N. Media training. São Paulo: Cultura, 1999.
MAFEI, MARISTELA. Assessoria de Imprensa: como se relacionar com a mídia. 3ª ed. São Paulo: Ed. Contexto, 2007.
MORGAN, G. Imagens da organização. Trad. de Cecília W. Bergamini e Roberto Coda. São Paulo: Atlas, 1996.
ROSA, M. A era do escândalo – lições, relatos e bastidores de quem viveu as grandes crises de imagem. São Paulo: Geração Editorial, 2003.
ROSA, M. A reputação na velocidade do pensamento. São Paulo: Geração, 2006.
ROSA, M. Como lidar com crises de imagem. São Paulo: Gente, 2001.

Critérios de Avaliação:
Elaboração de um plano resumido de gestão de riscos em comunicação (trabalho final de avaliação que deverá ser entregue em até 20 dias após a data de encerramento da disciplina).

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Sergio Jose Andreucci Junior


 
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