Atividade

123607 - Ética, Integridade e Comunicação

Período da turma: 28/08/2024 a 18/09/2024

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Descrição: Ementa:

O componente curricular aborda a gestão da integridade e a legitimidade organizacional nas perspectivas da Governança Corporativa e da responsabilidade profissional do comunicador. A partir da fundamentação de Governança Corporativa, explora o mapeamento e a gestão de riscos, a definição da matriz de materialidade, o funcionamento dos órgãos de governança, os processos decisórios e o papel da área de comunicação para influenciá-los. Panorama regulatório e contextual dos Programas de ética e Compliance e o papel da comunicação para o desenvolvimento da cultura de integridade nas organizações. Fundamentação de influenciadores do comportamento moral e a contribuição da comunicação. Reflexão sobre ética na comunicação, limites legais e morais.

Tópicos do Conteúdo Programático:

• Governança corporativa:
Conceituação e evolução da abordagem do sistema de gestão; Mapeamento e gestão de riscos organizacionais;
Matriz de materialidade e o papel dos profissionais de comunicação; Papéis e funcionamento dos órgãos de Governança;
Processos decisórios e a influência dos profissionais de comunicação.

• Programas de integridade e compliance:
Panorama brasileiro em ética, integridade e compliance organizacionais leis; Pilares e gestão de programas de compliance e integridade;
Regulamentações, instrumentos normativos, certificações, selos, prêmios e índices de reconhecimento organizacionais; Papel da comunicação para a gestão da cultura de integridade.
• Modelo de tomada de decisão moral:
Economia comportamental e influenciadores do comportamento moral (conformidade social, crimes de obediência, etc). As decisões dos profissionais de comunicação e dos atores organizacionais.

• Ética dos profissionais de comunicação:
Conflitos de interesse nas relações com clientes e as diversas partes interessadas; Informação responsável: Critérios de transparência;
Interesse público e esfera pública: responsabilidade em processos deliberativos frente às assimetrias dos públicos.
Objetivo Geral:

Promover a reflexão crítica dos profissionais de comunicação acerca do seu papel moral e estratégico para o desenvolvimento da governança, integridade e legitimidade organizacional.

Objetivos Específicos:

- Compreensão da estrutura, órgãos de Governança e processos decisórios que deseja influenciar;
- Capacidade para atuar na comunicação da e para a gestão da Governança Corporativa, programas de integridade e
compliance;
- Reconhecimento dos processos que influenciam a tomada de decisão moral individual e a cultura de integridade organizacional, para a atuação estratégica da comunicação como espaço de construção de significados;
- Capacidade de leitura crítica sobre a responsabilidade moral dos profissionais de comunicação para a gestão da confiança nas relações sociais e organizacionais.

Metodologia do ensino

- Aulas expositivas a partir de leituras prévias
- Exercícios sobre mapeamento de riscos, matriz de materialidade, comportamento moral e cultura de integridade.
- Estudo de casos
- Exibição de vídeos

Bibliografia:

GIOVANINI, W. Compliance: a excelência na prática. 1 edição. São Paulo: 2014.

MACHADO FILHO, Cláudio Antônio Pinheiro. Governança e Responsabilidade Corporativa: Interface e implicações no ambiente contemporâneo. In: FARIAS, Luiz Alberto de; LOPES, Valéria de Siqueira Castro (orgs) Comunicação, Governança e Organizações. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2016. (p. 31-44)
MAURO, Carlos, et al. Muitos: Como as ciências comportamentais podem tornar os programas de compliance anticorrupção mais efetivos? Santos, SP: Editora Brasileira.de Arte e Cultura, 2021.
PARAVENTI, Ágatha E. F. C. Ética, compliance e o papel da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. Krohling. (org). Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo, SP: Summus Editorial, 2016. Pg. 115-136.
PARAVENTI, Ágatha E. F. C. Ética organizacional: desafios da comunicação e cultura para a mudança de comportamentos. In: CARRAMENHA, Bruno, et al. (orgs). Ensaios sobre Comunicação com Empregados: Múltiplas abordagens para desafios complexos. Jundiaí, SP: Editora In House, 2015. Pg. 78-90.
PARAVENTI, Á. E. F. C.. Comunicação em apoio à integridade organizacional no contexto da pandemia: valores à prova. In: HOHLFELDT, A. C.; SCROFERNEKER, C. M. A.; SILVA, D. W.; PAGNUSSATT, D.. (Org.). Impactos e aprendizados da
pandemia de Covid-19 na perspectiva dos relacionamentos organizacionais. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2021, v. 1, p. 51-68.
PLAISANCE, Patrick Lee. Ética na Comunicação: princípios para uma prática responsável. Tradução Jorge Elias Costa. Revisão técnica: Marcia Benetti. Porto Alegre: Penso, 2011. (capítulo 2 – Ética aplicada à comunicação. P. 45-69)
ORGANICOM – REVISTA BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E RELAÇÕES PÚBLICAS. V. 14, n. 27, 2017.
Dossiê “Comunicação, ética e integridade”
ROSSETTI, José Paschoal; ANDRADE, Adriana. Governança Corporativa: Fundamentos, desenvolvimento e tendências. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2014.
TREVIÑO, Linda K. e BROWN, Michael E. Gestão ética. Originalmente publicado em Academy of Management Executive. In: GV EXECUTIVO, Vol. 4, N. 01, Fev/Abri 2005.

Leis e regulamentações:

BRASIL. Lei 12.846/13. Lei Empresa Limpa. BRASIL. Decreto 11.129. Regulamentação.
CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO. Programa de Integridade: Diretrizes para empresas privadas. Brasília, 2015.

COSO - Sumário Executivo do Gerenciamento de Riscos Corporativos Integrado com Estratégia e Performance. Committee of Sponsoring Organization of the Treadway Commission (COSO). Traduzido por PwC Brasil e IIA Brasil. 2017.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GOVERNANÇA CORPORATIVA. Código das melhores práticas de Governança Corporativa. 6 edição. São Paulo: IBGC, 2023.

Critérios de Avaliação:
EXERCÍCIO 1: MAPEAMENTO DE RISCOS E DANOS CORPORATIVOS (1,0) EXERCÍCIO 2: ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO PARA INTEGRIDADE (4,0) EXERCÍCIO 3: ANÁLISE CRÍTICA DE ÉTICA EM COMUNICAÇÃO (2,0)

TRABALHO FINAL (3,0)
Trabalho individual: Reflexão teórico-prática. A partir de um caso organizacional escolhido pelo aluno, refletir o papel estratégico, moral e legal do profissional de comunicação na gestão da integridade organizacional. Parâmetro de duas a quatro páginas, com embasamento conceitual nas bibliografias da disciplina e outras referências de interesse. Critério de avaliação: capacidade de relacionar o conteúdo teórico da disciplina com o caso selecionado; profundidade da reflexão com a proposta temática e fundamentação teórica.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Ágatha Eugenio Franco de Camargo Paraventi


 
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