Atividade

123604 - Cultura Organizacional e Comunicação

Período da turma: 07/08/2024 a 21/08/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:

Modelos e ferramentas para o estudo da cultura organizacional; plano para mudança organizacional; comunicação e envolvimento como ferramentas da mudança organizacional.

Tópicos do Conteúdo Programático:
Conceito de cultura
Diagnóstico de cultura organizacional
Melhores práticas de gestão da mudança Plano de comunicação da mudança

Objetivo Geral:
Capacitar os profissionais a analisarem as principais abordagens teóricas sobre cultura e mudança nas organizações e a compreender suas possibilidades de aplicação na realidade organizacional.

Objetivos Específicos:
Ao final do curso os alunos deverão ser capazes de compreender o conceito de cultura e suas implicações na prática organizacional, analisar as abordagens de diagnóstico de cultura organizacional e melhores práticas de gestão da mudança e elaborar um plano de comunicação da mudança.

Metodologia do ensino
Exposições dialogadas, discussões em grupo, leituras, atividades e casos de ensino.

Bibliografia:

CESAR, Ana Maria R.V.C. Comunicação e cultura organizacional. In KURSCH, Margarida Maria K. (Org.).
Gestão estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Paulo> Difusão. 2008.
SCHEIN, Edgard H. Guia de Sobrevivência da Cultura Corporativa. José Olympio, 2007.
TAYLOR, Carolyn. Walking the Talk: Building a Culture for Success. London: Random House, 2005. Bibliografia complementar
BARNEY, J.B. Organizational culture: Can it be a source of sustainable competitive advantage? Academy of Management Review. July 1. 11(3). 656-665. 1986.
BARRETT, Richard. A Organização Dirigida por Valores. Trad. Caio Brisolla. Alta Book, 2017.
CHU, Rebeca A.; WOOD Jr., T. Cultura organizacional brasileira pós-globalização: global ou local? Revista de Administração Pública, v. 42, n. 5, Rio de Janeiro, 2008, p. 969-991. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rap/v42n5/a08v42n5.pdf
CONNER, Daryl R. Gerenciando na Velocidade da Mudança: como gerentes resilientes são bem sucedidos e prosperam onde outros fracassam. São Paulo: IBPI Press, 1995.
FERRARI, M. A. . Relações públicas contemporâneas: a cultura e os valores organizacionais como fundamentos para a estratégia da comunicação. In: Margarida Maria Krohling Kunsch. (Org.). Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009, v. , p. 218-236.
FERRARI, M. A. ; GASPARINDO, L. . A influência da cultura nacional nos negócios e o papel da comunicação no estímulo à cultura de inovação. Conexão (UCS), v. 13, p. 191-206, 2014.
FLEURY, M. T. L.; SAMPAIO, J. dos R. Uma discussão sobre cultura organizacional. In: FLEURY, M.T.L (coord).
As pessoas na Organização. São Paulo: Editora Gente, 2002, p. 283-294.
FLEURY, M. T. L; SHINYASHIKI, G.; STEVANATO, L. A. Entre a antropologia e a psicanálise: dilemas metodológicos dos estudos sobre cultura organizacional. In: Revista de Administração da USP. São Paulo, V. 32, N. 1, janeiro/março 1997, p. 23-37.
FLEURY, Maria Teresa: O Desvendar da Cultura de uma Organização – Uma Discussão Metodológica. IN FLEURY, Maria Teresa et. al. Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Atlas. 1989.
FREITAS, M. E. Cultura Organizacional: Evolução e Crítica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning Ltda, 2007.
HOFSTEDE, Geert H. Culture's consequences: comparing values, behaviors, institutions, and organizations across nations. 2nd ed Thousand Oaks, Calif.: Sage Pub., 2001.
HOFSTEDE, Geert. Culturas e organizações: compreender a nossa programação mental. Lisboa: Edições Silabo, 2001.
HOLMAN, Peggy et al. The Change Handbook: Group Methods for Shaping the Future, 2nd edition. Berrett- Koehler Publishers, 2007.
JAMROG, Jay et al. Building and Sustaining a Culture that Supports Innovation. HR. Human Resource Planning, v. 29, n. 3, 2006, p. 9-19.
KOTTER, John P. Leading Change. Boston: Harvard Business School Press, 1996.
LAWSON, E.; PRICE, C. The psychology of change management. The McKinsey Quarterly, 2003, pp. 30-41.
MOTTA, Fernando C. Prestes; CALDAS, Miguel P.; (Org.). Cultura Organizacional e cultura brasileira. São Paulo: Atlas. 1997.
PETTIGREW, Andrew M. A Cultura das Organizações é Administrável? In: FLEURY, Maria Tereza Leme; FISCHER, Rosa Maria (orgs.).Cultura e poder nas organizações. São Paulo: Editora Atlas, 1992, p.145- 153.
SCHEIN, Edgar H. Cultura organizacional e liderança. São Paulo: Atlas. 2009.
SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. Best Seller, 2006.
ZACHER, Hannes; GIELNIK, Micheael M. Organisational age cultures: The interplay of chief executive officers age and atitudes toward younger and older employees. International Small Business Journal. May 2014, 32, 327-349.

Critérios de Avaliação:
Participação: trabalhos feitos em sala de aula, em grupo ou individualmente (30% da nota final).

Trabalho individual: análise crítica de uma situação vivenciada pelo participante à luz da teoria discutida na disciplina (70% da nota final).

Critérios de avaliação: entrega no prazo, coerência com a proposta, conexão entre teoria e prática e profundidade da análise.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Renata Weil Beretta


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP