Atividade

123601 - Comunicação Organizacional: Conceitos, Processos, novas interfaces e desafios

Período da turma: 16/10/2024 a 06/11/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
A disciplina trabalha a Comunicação Organizacional, a sua gestão estratégica e cotidiana, o seu papel e a sua integração no contexto das decisões do C-Level e da Alta Gerência, descrevendo e analisando o enquadramento histórico, social, político, econômico, cultural e tecnológico em que se dá a fundação e a evolução e as perspectivas desse campo das Ciências Sociais Aplicadas. Para isso, serão descritos e analisados principalmente os seguintes pontos: conceitos; integração da Comunicação; arquitetura da informação organizacional; organizacional e sociedade como território único; interfaces com outras áreas do conhecimento, dentre eles a Administração, a Narratologia, a História e a Memória Empresarial e as Ciências Sociais; questões públicas e a sociedade; análise de cases exemplares nacionais e internacionais.

Tópicos do Conteúdo Programático:
A partir de uma abordagem do ponto de vista da Narratologia e da Teoria das Organizações , abordaremos o tema da Comunicação Organizacional; suas principais abordagens teóricas; novas narrativas; conceitos de Instituição, Competência, Legalidade e Legitimidade, horizontes da Informação; aproximações entre os campos da Comunicação Organizacional e da Inteligência e da Educação; Conexões entre a Teoria e a Prática da Comunicação Organizacional e as teorias e práticas narrativas.

Objetivo Geral:
Ministrar os conteúdos clássicos do tema, contextualizando-os historicamente, nas perspectivas do passado, presente e futuro, com o objetivo de capacitar, de forma atualizada, os alunos para o enfrentamento, do ponto de vista da comunicação, de questões organizacionais que se colocam no âmbito dos relacionamentos das empresas e de instituições. Tudo isso ministrado no contexto da carga horária determinada.

Objetivos Específicos:

A partir de uma abordagem que considera o tema dentro de um recorte das Interfaces da Comunicação, almejo estimular os alunos a compreenderem a centralidade das ideias e práticas desenvolvidas no campo da Comunicação Organizacional e suas Interfaces para a sua formação como profissional e cidadão.
Metodologia do ensino (informar resumidamente como será desenvolvido o programa)
Aulas presenciais, apresentação e discussão dos itens do conteúdo programático, embasados em cases organizacionais nacionais e internacionais; desenvolvimento pelos alunos de análises de cases organizacionais como parte de suas avaliações; leituras programas e outros materiais previamente enviados.

Bibliografia:

BENDASSOLLI, Pedro Fernando. Trabalho e identidade em tempos sombrios: insegurança ontológica na Experiência atual com o trabalho. São Paulo: Idéias e Letras, 2017;

COGO, Rodrigo Storytelling: As narrativas da memória na estratégia da comunicação. São Paulo: Aberje Editorial,2016.

KUNSCH, Margarida Maria K. Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: SP: Difusão Editora, 2009.

MORGAN, Gareth. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 2015.

NASSAR, Paulo; FARIAS, Luiz Alberto de; POMARICO, Emiliana. Narrativas rituais: uma aproximação
Entre comunicação e Antropologia. In: Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no Contexto das organizações. Organizadores Daiane Scheid, Jones Machado, Patrícia M. Pérsigo. Santa Maria, RS: FACOS- USFM, 2019.

NASSAR, Paulo; FARIAS, Luiz Alberto de. Memória, identidade e as empresas brasileiras: a difícil metamorfose. In: Narrativas mediáticas e comunicação: Construção da memória como processo de identidade
organizacional. FIGUEIRA, João; CRISTO, Ana Teresa F. Peixinho de. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2018.

NASSAR, Paulo. Relações Públicas: a construção da responsabilidade histórica e o resgate da memória Institucional das organizações. 3.ed.-°©- São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora; Rio de janeiro, RJ: Editora Senac Rio, 2012.

O'BRIEN, Timothy L. Spinning Frenzy: P.R.'s Bad Press. New York Times ( 13 de fevereiro de 2005).

Critérios de Avaliação:

Artigo sobre o tema da Comunicação Organizacional, tratado em aulas. Texto desenvolvido dentro dos padrões ensaísticos - 10.000 a 15.000 caracteres. Seminário desenvolvido em Grupo, a partir de tema desenvolvido em aulas.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Margarida Maria Krohling Kunsch


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP