Atividade

123600 - Comunicação na Governança

Período da turma: 06/05/2024 a 20/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Nesta disciplina faremos reflexões sobre o contexto e os impactos da tecnologia da informação nos processos de comunicação individual, coletivo e organizacional. A relevância da comunicação na pós-modernidade. O papel, compromisso e impacto do trabalho do comunicador dentro e fora das organizações. Princípios básicos de governança e engajamento. Case: processo de integração e convivência entre os alunos.

Tópicos do Conteúdo Programático:
Macrotransição – da metanarrativa à micronarrativa
Comunicação é comportamento: princípios da Teoria da Nova Comunicação Transparência não é mais escolha. É condição.
Comunicação e transformação de conflitos. Engajamento é a comunicação que deu certo. Sem comunicação não há governança.
Aprendizado constante: autodesenvolvimento, conexão e prática.

Objetivo Geral:
Contribuir para uma visão mais humana e estratégica da comunicação social e corporativa. Refletir sobre o papel do comunicador e o impacto de seu trabalho na gestão dos negócios e no relacionamento com diferentes stakeholders.

Objetivos Específicos:
O principal resultado esperado é a participação ativa dos alunos dentro e fora da sala de aula. Serão avaliadas a pertinência e profundidade das experiências, perguntas e comentários compartilhados nas dinâmicas em grupo e na manifestação individual em plenária. Cumprimento de prazos também serão considerados. Espera-se que ao final dos três encontros os alunos se reconheçam como agentes de comunicação em uma comunidade de aprendizagem, e sintam-se corresponsáveis pelo desenvolvimento do grupo.

Metodologia do ensino
Apresentações conceituais Reflexões individuais e em grupos Conversas em círculo
Filmes, vídeos, pesquisas e outros textos de apoio Produção e troca de autobiografias
Cocriação de um “manifesto de convivência” – experiência básica sobre comunicação na governança.

Bibliografia:
• BEHLAU, Mara; Babara, Marisa – Comunicação Consciente – o que comunico quando me comunico - Thieme Revinter, 2022
• BUBER, Martin – Eu e Tu – Centauro Editora , 2012
• HANH, Thich Nhat - A arte de se comunicar Ed. Vozes 2013
• KAHNEMAN, Daniel – Rápido e Devagar – Duas formas de pensar – Ed. Objetiva,2011
• KUNSCH, Margarida – Comunicação Organizacional Estratégica – Aportes Conceituais e aplicados. Summus Editorial, 2016
• MALDONADO, Mauro – O desafio da comunicação – caminhos e perspectivas – Palas Athena, 2003
• POSSEDORE, Alexandre José; TORRES JR, Alvair Silveira - Comunicação Engajada
• ROGERS, Carl R. - Tornar-se pessoa. Tradução Manuel José do Carmo Ferreira e
• ROSEMBERG, Marshall - Comunicação não violenta
• SENGE, Peter; SCHARMER, Otto; JAWORSKI, Joseph e FLOWERS, Betty. Presença: propósito humano e o campo do futuro. Editora Cultrix, 2007.
• SILVEIRA, Alexandre di Miceli – Governança Corporativa – O essencial para líderes – Ed. Virtuous Company, 2020

Critérios de Avaliação:
O critério de avaliação dos alunos está associado diretamente à qualidade de participação dos alunos durante as aulas, engajamento com as atividades propostas nos prazos acordados.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Vânia Bueno Cury


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP