Atividade

123596 - Comunicação Estratégica na Transformação Digital e Cultural

Período da turma: 10/03/2025 a 24/03/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:
Empresas e sociedade em geral foram impactados de maneira transformadora pelo advento do digital combinado às redes telemáticas móveis e portáteis. Praticamente todas as estruturas de trocas empresariais, todo o universo midiático e a forma como as pessoas se relacionam e consomem têm sido reconfigurados de forma mais significativa nas últimas três décadas. Comunicadores e demais profissionais de mercado são desafiados a (i) compreender como essas transformações afetam empresas e seus clientes, (ii) buscar atualização no campo digital, seus processos, canais e sua natureza intensiva em dados, (iii) dominar métodos, modelos, técnicas e instrumentos adequados às novas dinâmicas, e (iv) refletir sobre as perspectivas da sociedade, do mercado e ecossistemas.
Tópicos do Conteúdo Programático:
1. Transformação Digital e Cultural
a. O mundo transformado
b. O que as empresas precisam fazer para sobreviver e crescer
c. O que a comunicação pode fazer pelas empresas
d. Apoiar na percepção da nova arquitetura de valor
e. Apoiar no desenho das novas estratégias
f. Apoiar na construção de novos ecossistemas
g. Desenvolver branding e novos posicionamentos
h. Operar a comunicação digital (data-driven)
i. Casos de fracasso e sucesso diante das mudanças
j. Arquitetura de valor e comunicação estratégica
2. A Indústria Digital da Comunicação
a. Cenário atual da Indústria da Comunicação
b. Construção de ecossistemas
c. Difusão da inovação
3. A Comunicação Estratégica na Transformação Digital e Cultural
a. A Comunicação na Transformação Digital e Cultural
b. Toolkit do Comunicador Digital
4. Casos e Boas Práticas
a. Casos e Boas Práticas em Comunicação Digital

Objetivo Geral:
Proporcionar uma visão das transformações digitais na sociedade e nos negócios e, em especial, seus impactos nas práticas e estratégias da comunicação organizacional.


Objetivos Específicos:

Obter uma compreensão analítica e articulada do impacto da comunicação digital sobre a sociedade e as organizações.
Conhecimentos analíticos dos impactos do digital sobre as estratégias e práticas da comunicação organizacional.
Conceitual
Compreender as formas de uso e os processos da Comunicação Digital
Conhecimento das aplicações no estado-da-arte das dimensões de conteúdos e publicidade digital
Conceitual
Desenvolver o pensamento estratégico e de planejamento para a Comunicação Digital.
Maior habilidade para uma atitude estratégica na aplicação e uso da Comunicação Digital Atitudinal
Entrar em contato com melhores práticas e conhecer as principais ferramentas de comunicação e marketing utilizadas na Comunicação Estratégica face ao Digital.
Domínio preliminar de ferramentas e processos da Comunicação Digital.
Procedimental.

Metodologia do ensino:
Aprendizagem ativa orientada à reflexão, individual e compartilhada, a partir da conexão entre conceitos e exemplos práticos, com estímulo à transferência das aprendizagens para o cotidiano profissional.

Bibliografia:
ADNER, Ron (2021). Vença o Jogo Certo. São Paulo: Alta Books.
CARDOSO, Claudio (2021). A Comunicação no Comando. São Paulo: Aberje.
CARDOSO, Claudio (2018-2023). Vários artigos. Entregues em PDF aos alunos.
Compreender o Casamento Comunicação-e-Tecnologia (2023)
Ecossistemas para Crescimento (2023)
Estratégia Assimilada na Prática (2022)
Gestão de Risco da Reputação é urgente e precisa de Tecnologia (2018)
Impactos da Transformação Digital (2022)
O Comunicação no C-Level (2021)
O Discreto Charme dos Estatísticos (2019)
Pequenos Movimentos, Grandes Impactos (2023)
Proposta e Arquitetura de Valor (2023)
FSB Comunicação (2021). Comunicação Digital: entenda o que é, e suas tendências.
Disponível em https://www.fsb.com.br/noticias/comunicacao-digital/
Sambatech (2021). Comunicação digital: como funciona e dicas para aplicar de forma efetiva.
Disponível em https://sambatech.com/blog/transformacao-digital/comunicacao-digital-como-funciona-e-dicas-para-aplicar-de-forma-efetiva/
Critérios de Avaliação:
Apresentação de casos e melhores práticas da Comunicação Estratégica no Digital em grupos na última aula (100% da avaliação).

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Claudio Guimarães Cardoso


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP