Atividade

123595 - Ambiente Contemporâneo de Relações Públicas: abordagens disciplinares e dimensão aplicada.

Período da turma: 08/05/2024 a 29/05/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa:

Ambiente contemporâneo de relações públicas: interconexões entre as dimensões histórica, político-econômica, sociocultural, digital-midiática, narrativo-discursiva e promocional. Interfaces entre relações públicas e diferentes disciplinas da comunicação, das ciências sociais e das ciências humanas. Cenário disciplinar brasileiro e internacional. Objetos e abordagens de estudo no campo de Relações Públicas.
Tópicos do Conteúdo Programático:

Dimensões constituintes do ambiente contemporâneo de relações públicas
Cenário disciplinar internacional e brasileiro de relações públicas: principais características
Abordagem organizacional de relações públicas: articulações com estudos organizacionais e comunicação organizacional
Abordagem sociocrítica de relações públicas: manifestações discursivas e o papel da influência social
Considerações teóricas e práticas sobre o planejamento de relações públicas: da centralidade das organizações à orientação para os públicos e a sociedade.

Objetivo Geral:

Apresentar fundamentos e abordagens disciplinares de relações públicas em suas interfaces com outras disciplinas da comunicação, das ciências sociais e humanas, bem como suas influências sobre estudos e práticas da área.

Objetivos Específicos:

Compreender o papel articulador da linguagem nas intersecções entre as dimensões que constituem o ambiente contemporâneo de relações públicas.
Estimular reflexão crítica sobre convergências e distinções entre abordagens de estudos em relações públicas.
Avaliar associações entre práticas de relações públicas e as abordagens organizacional e sociocrítica, suas limitações e potencialidades face aos contextos e objetivos de atuação.

Metodologia do ensino
Leituras prévias
Aulas expositivas dialogadas
Dinâmicas em grupo
Atividades individuais


Bibliografia:

EDWARDS, Lee. An historical overview of the emergence of critical thinking in PR. In: L’ETANG, Jacquie; McKIE, David; SNOW, Nancy; XIFRA, Jordi (eds.). The Routledge handbook of critical public relations. London and New York: Routledge: 2016. p. 16-27.
HENRIQUES, Márcio Simeone. Relações públicas: o futuro da atividade é o futuro da profissão? Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, ano 6, edição especial, n. 10-11, 2009. p. 128-133.
KUNSCH, Margarida. M. K. Relações públicas na gestão estratégica da comunicação integrada nas organizações. In: KUNSCH, Margarida. M. K. (org.) Relações públicas: história, teorias e estratégias nas organizações contemporâneas. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 185-208.
KUNSCH, Margarida. M. K. Os campos acadêmicos em comunicação organizacional e relações públicas no Brasil: caracterização, pesquisa científica e tendências. Revista Internacional de Relaciones Públicas, vol. V, n. 10, p. 105-124, 2015. Disponível em: . Acesso em set./2023.
LEMOS, Else. Cosmovisões disciplinares, abordagens e escolas de pensamento em relações públicas: uma proposta crítico-interpretativa. XIV CONGRESSO DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE LOS INVESTIGADORES DE LA COMUNICACÍON. Anais..., Costa Rica, 2018. p. 182-187.
LEMOS, Else. Pós-disciplinaridade e reflexividade: desafios e oportunidades para a pesquisa em relações públicas. XXVI ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, Anais... Faculdade Cásper Líbero, São Paulo – SP, 2017. p. 1-18.
MACNAMARA, Jim. Socially integrating PR and operationalizing an alternative approach. In: L’ETANG, Jacquie et al (ed.) The Routledge Handbook of Critical Public Relations. Abingdon, Oxon, UK: Routledge, 2016. p. 335-348.
RÜDIGER, Francisco. Relações públicas e pesquisa crítica em comunicação. In: MOURA, Cláudia Peixoto de; FOSSATTI, Nelson Costa (orgs.). Práticas acadêmicas em relações públicas: processos, pesquisas e aplicações. Porto Alegre: Sulina, 2011. p. 42-74.
SILVA, Daniel R.; SIMEONE, Márcio H. Públicos em movimento: Comunicação, colaboração e influência na formação de públicos. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
TOTH, Elizabeth. Reflection on the field. In: HEATH, Robert L. The Sage handbook of public relations. 2nd ed. Thousand Oaks, US; London, UK; New Dehli, India; Singapore: Sage Publications, 2010. p. 711-722.

Critérios de Avaliação:
Elaboração de ensaio crítico e/ou estudo de caso. Individual, em dupla ou trio. Valor: 10,0 (dez).
Critérios de avaliação: aplicação de conceitos apresentados na disciplina (5,0), estrutura, coerência e coesão textual (3,0) e indicação de referências e materiais de consulta segundo ABNT (2,0).

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 50
 
Ministrantes: Else Lemos Inácio Pereira


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP