Atividade

123465 - Propaganda e Texto Publicitário

Período da turma: 14/10/2025 a 04/11/2025

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Descrição: Ementa: Esta disciplina destaca: a Comunicação em Marketing. Marketing e Publicidade. Publicidade e Propaganda. Agências de Comunicação. Funções e atividades de uma agência. Tipos de campanhas e ferramentas publicitárias. Linguagem e texto publicitário. Avaliação e crítica de textos publicitários. Técnicas de criatividade para a escrita de textos publicitários. Produção de peças publicitárias impressas e de roteiros de rádio, TV e cinema. Estudo das questões do texto publicitário na internet.

Objetivos Gerais: Estimular a compreensão sobre as nuanças e complexidades do fenômeno da publicidade dentro da comunicação social e da comunicação em marketing, desenvolvendo aptidões para avaliar os processos de planejamento e criação de campanhas, como ferramentas da gestão da comunicação em Marketing.

Objetivos Específicos: Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a:

a) Discutir a publicidade e a propaganda como fenômeno de comunicação e como comunicação em marketing;
b) Discutir as atividades e funções de uma Agência de Comunicação/publicidade;
c) Optar por tipos de campanhas e ferramentas da publicidade nas tomadas de decisão da gestão de comunicação em marketing;
d) Conceituar e compreender a linguagem e o texto publicitário;
e) Conhecer as técnicas que estimulam a escrita de textos publicitários a serem veiculados em mídia sonora e audiovisual;
f) Analisar e avaliar criticamente a qualidade de textos publicitários para impressos, rádio, tv, cinema e Internet.

Conteúdo Programático:

Comunicação em Marketing.
Marketing e Publicidade.
Publicidade e Propaganda.
Agências de Comunicação.
Funções e atividades de uma agência.
Tipos de campanhas e ferramentas publicitárias.
Linguagem e texto publicitário.
Do planejamento à criação.
A noção de texto publicitário impresso.
O áudio na publicidade
O audiovisual na publicidade
A publicidade na internet
Exercícios de criatividade para estímulo da escrita

Estratégias de Ensino-Aprendizagem:
Aulas expositivas; discussões de grupo; exercícios de criatividade para estímulo da escrita e percepção sobre a linguagem do áudio e do audiovisual na publicidade; análises de peças publicitárias, exposição de material ilustrativo.
Atividades propostas em aula (leituras, debates, discussões e exercícios de análise e de criação de textos);
Avaliação: A nota final de aproveitamento será calculada a partir de três trabalhos:

- Participação Individual: 30%. Considerando-se a freqüência mínima de 85% do total das aulas do módulo;

- 03 três exercícios em Grupo: 70% (1- análise dos tipos de campanhas e avaliação de seus objetivos, 2- Conjunto de exercícios para desenvolver o processo de criação de anúncios e elaboração de textos,3- esboço de planejamento de campanha);

Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão preferencialmente, entregar os exercícios em sala de aula.

Bibliografia:
BARBOSA, I. S. (org) Os sentidos da Publicidade. Estudos Interdisciplinares. São Paulo. Thomson Learning. 2005.
CARRASCOZA,J.A. A evolução do texto publicitário. A associação de palavras como elemento de sedução na publicidade. São Paulo. Futura.1999.
CARRASCOZA,J.A. Redação Publicitária. Estudos sobre a retórica do consumo. São Paulo. Futura. 2003.
FLOCH, J-M. Sémiotique du marketing et communication. Sur les signes et lês strategie. Paris.PUF. 1990.
LUPETTI, M. Planejamento em Comunicação. São Paulo. Ed. Futura. 2002.
LUPETTI, M. Administração em Publicidade. A verdadeira Alma do Negócio. São Paulo: Thomson Learning. 2003.
MARTINS,Z. Redação Publicitária. A prática na prática. São Paulo. Atlas.2003.
MEYER,C. & GAGE, L.D. O filme Publicitário. São Paulo. Atlas.1991.
MOSS.H. Como formatar seu roteiro. Um pequeno guia de master scenes. Rio de Janeiro. Aeroplano.2002.
PERELMAN, C. & OLBRECHTS-TYTECA, L. Tratado da Argumentação. Nova Retórica. São Paulo, Martins Fontes, 2002.
PEREZ, C. & BARBOSA, I.S. (org.). Hiperpublicidade 1. Fundamentos e interfaces. São Paulo: Thomson Learning. 2007.
PEREZ, C. & BARBOSA, I.S. (org.).. Hiperpublicidade 2. Atividades e tendências. São Paulo: Thomson Learning. 2007.
RODARI,G. A gramática da Fantasia. 9ed. São Paulo.Summus. 1982.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo. Thomson Learning. 2002.
SEMPRINI, A. El marketing de la marca. Una aproximación semiótica. Buenos Aires. Paidós. 1999.
TRINDADE, E. Recepção Publicitária e Práticas de consumo. In Revista Fronteiras. São Leopoldo: UNISINOS. v.X. n.2. 2008. p.73-80.
YANAZE, M. H. Gestão de Comunicação em Marketing. São Paulo: Saraiva. 2007.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Eneus Trindade Barreto Filho


 
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