Atividade

123464 - Promoção de Vendas, Merchandising e Patrocínio.

Período da turma: 03/06/2025 a 17/06/2025

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Descrição: Ementa: As técnicas de promoção de vendas e merchandising aplicadas como estratégia para solução de problemas de clientes. As ações promocionais no mercado de varejo e de bens de produção. O ponto-de-venda. Técnicas de exibição do produto no ponto-de-venda. O desenvolvimento de campanhas promocionais. O desenvolvimento de materiais promocionais e estratégias de merchandising. Principais pontos da legislação promocional. Como determinar a escolha de um patrocínio. A importância de ações de patrocínio com as outras ações de comunicação e marketing.

Objetivos Gerais: Apresentar aos alunos os conceitos de Promoção de Vendas e Merchandising, sua importância. A evolução da Promoção de Vendas e do Merchandising e as diferenças e semelhanças em relação a Publicidade e Propaganda. Mostrar o uso do Marketing Promocional.

Objetivos Específicos: Após o curso o aluno estará capacitado a desenvolver um plano promocional, bem como um composto de merchandising. O aluno estará capacitado para saber que tipo de ação de patrocínio deve escolher para sua marca/produto.

Conteúdo Programático:
 Conceitos
 Definição de Marketing Promocional
 Evolução do Marketing Promocional
 Merchandising Estratégico
 Experiência de Compra
 O novo consumidor
 Sinalização Digital
 O composto de merchandising
 A promoção de vendas
 O plano de promoção
 Patrocínio – como escolher.

Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, apresentação de cases e vídeos, discussões em classe, trabalhos em grupo, estudo dirigido, exercícios.

Avaliação:
 Trabalho em classe
 Participação no Projeto

Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão entregar o último trabalho até 1 semana após a última aula. Assim, as notas com as devolutivas sejam encaminhadas à secretaria até 15 dias após a última aula.

Bibliografia:
BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto de Venda. Atlas. 2ª Edição. São Paulo: 2003.
CONTURSI, Ernani B. Promoção de Vendas. Sprint. 1ª Edição. São Paulo: 2003.
COSTA, Antonio R e TALARICO, Edison de Gomes. Marketing Promocional: Descobrindo os segredos do mercado. Atlas. 1ª Edição. São Paulo: 1996.
COSTA, Antônio R. e CRESCITELLI, Edson. Marketing Promocional para mercados competitivos. Atlas. 1ª Edição. São Paulo: 2002.
DA SILVA, Joaquim Caldeira. Merchandising no Varejo de Bens de Consumo. Atlas. 1ª Edição. São Paulo: 1995.
DE SIMONI, João. Promoção de Vendas. Makron Books. 5ª Edição. São Paulo: 2002.
GIACAGLIA, Maria Cecília. Organização de Eventos: Teoria e Prática. Thomson Pioneira. 1ª Edição. São Paulo: 2003.
PANCRAZIO, Paulino S. Promoção de Vendas. Futura. 1ª Edição. São Paulo: 2000.
PINHEIRO, Duda. Promoção de Vendas e Merchandising. Ômega. 1ª Edição. São Paulo: 2002.

Referências:
www.ampro.com.br
www.app.com.br
www.portaldapropagada.com
www.bancodeeventos.com.br
www.zoomp.com.br
www.mmoline.com.br
www.about.com.br
www.popaibrasil.com.br
www.sight-momentum.com.br

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Luciano Bonetti


 
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