Atividade

123460 - Opinião Pública, Comunicação, Organizações

Período da turma: 11/11/2025 a 02/12/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
Opinião pública: conceitos e construção. A imagem e a reputação das organizações. Redes e mídias sociais: conceitos básicos. A comunicação nas redes e mídias sociais. O papel da comunicação e da imprensa na formação da imagem e da reputação das organizações. Auditoria de imagem: princípios e metodologias básicas. Avaliando a imagem das organizações na mídia, nas redes e nas mídias sociais.

Objetivos
Analisar criticamente:
- temas e tendências dos campos organizacionais,
- da formação da opinião pública e
- os impactos das redes sociais digitais.

Conteúdo programático
Primeiros panoramas de comunicação nas organizações
Mídia e formação de opinião pública: influência
Mediação e Midiatização
Opinião Pública
Estereótipos
Comunicação e Política
Comunicação e ambientes digitais
Mídia e Espetáculo
Estratégias de Ensino-Aprendizagem
Aulas remotas, vídeos gravados, uso de filmetes, textos dirigidos, Estudo de cases
Recursos Gráficos e Interativos
Aulas gravadas, chats interativos

Avaliação
Atividade em grupo: desenvolvimento de plano de gestão de imagem e construção de opinião pública
Trabalho aplicado

Bibliografia recomendada
Bibliografia Básica
FARIAS, L. A. de Comunicación por resultados. In REBEIL CORELLA, M. A. (coord.) Comunicación estratégica en las organizaciones. México-DF: Trillas, 2006.
FARIAS, L. A. de. Opiniões voláteis - opinião pública e construção de sentido. S. B. Campo: Ed. Metodista, 2019.
FARIAS, L. A. de. (org.) Relações públicas estratégicas - técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.
KUNSCH, M. M. K. (org.) Comunicação organizacional - histórico, fundamentos e processos. Vol. 1 e 2. São Paulo: Saraiva, 2009.
KUNSCH, M. M. K. (org.) Gestão estratégica de comunicação organizacional e relações públicas. 2ª. ed. S. C. do Sul: Difusão, 2009.
PARISER, E. O filtro invisível - o que a internet está escondendo de você. Trad. Diego Alfaro. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

Bibliografia Complementar
GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
MARTINO, L. M. S. Mídia e poder simbólico. São Paulo: Paulus, 2003.
MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensão do homem (understanding media). São Paulo: Cultrix, 2006.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. Porto Alegre:Sulina, 2009.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. São Paulo: Record, 2011.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Luiz Alberto Beserra de Farias


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP