Atividade

123459 - Narrativas na Comunicação de Marketing

Período da turma: 09/10/2025 a 30/10/2025

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Descrição: Nome da disciplina: Narrativas na Comunicação de Marketing

Ementa: A disciplina apresenta: os principais conceitos do uso das narrativas como processo de persuasão; as origens da narrativa como interação social e preservação da memória cultural; os tipos mais importantes de narrativas e de formatos de tramas (plot); a narrativa como forma de inclusão e de preferência; a estruturação de histórias, personagens e razão de existir, e sua relação com produtos, marcas, empresas e a comunicação de marketing; o uso do storytelling como ferramenta de interação e persuasão para os diversos públicos.

Objetivos Gerais: Apresentar a importância das narrativas e das técnicas do storytelling como ferramenta de persuasão no desenvolvimento do planejamento de comunicação de marketing e na preparação de seus conteúdos; capacitar o aluno a utilizar as narrativas e as ferramentas de construção como respostas às demandas do marketing.

Objetivos Específicos: Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a: compreender as estruturas narrativas; desenvolver soluções estratégicas para as necessidades de um planejamento de comunicação de marketing utilizando-se das técnicas para a construção de histórias; trabalhar com narrativas no desenvolvimento de ações de comunicação institucional, mercadológica e administrativa.

Conteúdo Programático:
 Conceitos e definições de narrativas
 Narrativas, construções culturais e sociabilidade
 As estruturas das histórias
 Construção de cenários, enredos e personagens
 A relação das narrativas com marcas, empresas e produtos
 A observação do público e a persuasão
 Storytelling e as técnicas de roteiro
 As adaptações do mercado de comunicação

Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, construções de narrativas, discussões em classe, trabalhos em grupo.

Avaliação: A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 3 notas:
 Trabalhos individuais: 50%
 Trabalhos em grupo: 50%

Cronograma de entrega dos trabalhos: Os alunos deverão apresentar o último trabalho na última aula, com entrega final do arquivo até uma semana depois. Assim, as notas com as devolutivas serão encaminhadas à secretaria até 2 semanas após a última aula.


Bibliografia:

CARRASCOZA, João Anzanello. A evolução do texto publicitário: A associação de palavras como elemento de sedução na propaganda. São Paulo: Futura, 1999.
CARRASCOZA, João Anzanello. Redação publicitária: a retórica do consumo. São Paulo: Futura, 2003.
CARRASCOZA, João Anzanello. Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2004.
CARRILHO, Kleber; MARKUS, Kleber. Narrativas na construção de marcas: storytelling e a comunicação de marketing. No prelo, 2014.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2002.
ENNE, Ana Lucia S. “À perplexidade, a complexidade: a relação entre consumo e identidade nas sociedades contemporâneas”. In: Comunicação, Mídia e Consumo v. 3, n. 7 (julho 2006). São Paulo: ESPM, 2006.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro : DP&A, 2005.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia – estudos culturais: identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru: EDUSC, 2001.
MCKEE, Robert. Story : substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiros. Curitiba : Arte & Letra, 2006.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Kleber Nogueira Carrilho


 
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