Atividade

123453 - Gestão da Criatividade e da Inovação

Período da turma: 10/04/2025 a 29/04/2025

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Descrição: Ementa:
Esta disciplina destaca: conceitos atualizados de gestão da criatividade e da comunicação no contexto
organizacional atual, com ênfase nos ambientes mercadológicos físico e digital; modelos de análise e
avaliação de barreiras à comunicação; estratégias, métodos e técnicas para diagnosticar e desenvolver a
criatividade individual, grupal e organizacional e para solução de problemas mercadológicos e gestão da
comunicação; mostra como e quando utilizar no processo de gestão da comunicação os métodos e
técnicas de criatividade, assim como para o desenvolvimento e lançamento de novos produtos e serviços;
mostrasse o ciclo de gestão da criatividade e inovação organizacional; Se analisarão as diversas relações
existentes entre a cultura organizacional, comunicação e criatividade; Se analisam cases de sucesso e
insucesso que utilizam este modelo de gestão.

Objetivos Gerais:
Mostrar a crescente importância da criatividade para a supervivência e crescimento das empresas no
mundo globalizado atual; promover uma visão sistêmica e planejada do processo criativo associada a um
olhar mercadológico empresarial; capacitar o aluno a utilizar os métodos e técnicas de criatividade
utilizadas nas empresas de ponta nos ambientes presenciais e virtuais de negócios e de sistemas de
informação para a elaboração do planejamento de marketing.
Objetivos Específicos:
Após cursar a disciplina, o aluno estará capacitado a: planejar e gerenciar o desenvolvimento da
criatividade individual, de equipes e em nível de toda a organização; utilizar estratégias, métodos e
técnicas de criatividade para subsidiar decisões mercadológicas rotineiras e estratégicas; desenvolver
estratégias de comunicação e de marketing criativas tanto em ambientes presenciais como virtuais.

Conteúdo Programático:
 Cenário, contexto e tecido social: ambiente de Marketing, segundo P. Kotler e Perfil do novo
consumidor e novos mercados alvo: co-criação, co-participação e co-propriedade
 Case Fiat Uno: analises desde a ótica da Criatividade e a Inovação. Outros cases.
 Mapa conceitual: Criatividade, Inovação, Cultura e Comunicação Organizacional.
 Diferenças entre criatividade e Inovação. Ciclo da criatividade e ciclo da inovação: sua
incidência na Gestão da comunicação
 Ranking de empresas mais criativas 2013. Pesquisas.
 Criatividade nos 4 Ps. Inovação e Teoria dos 3 Puts
 Criatividade e Inovação na Comunicação integrada

 Barreiras presenciais e virtuais à criatividade e à comunicação: sua incidência na criatividade e
inovação organizacional. Barreiras culturais à comunicação: sua incidência na criatividade e
inovação organizacional
 Princípios, Métodos e técnicas para diagnóstico e desenvolvimento da criatividade individual e
em equipes.
 Aplicações e funções dos Métodos e técnicas de criatividade na Gestão da Inovação.
 Quadro de métodos de Criatividade segundo perfil da empresa. Exercícios.
 Quadro de métodos de Criatividade de acordo às funções da Gestão da Comunicação.
Exercícios.
 Liderança inovadora e equipe criativa. A equipe criativa física e virtual. Dicas para conseguir
reuniões criativas presenciais e virtuais
 Definição de projeto inovador. Lei da Inovação e Gestão da Inovação (Tripé da inovação).
 Benchmarking criativo: ferramenta para a inovação.
 Lado verde da inovação: diferencial de marcas e produtos, normas, certificações e prêmios
 Ranking de empresas mais inovadoras 2014
 Case Empresa 3M e Bunge
 Case de Empreendedorismo criativo individual
 Outras aplicações da Criatividade: Economia criativa e Criatividade digital: analises de sites,
blogs, link patrocinados, games, etc. Softwares e aplicativos mais utilizados.
 Estratégias e métodos de criatividade mais aplicados na atualidade: no branding, elaboração e
lançamento de produtos, fidelização do cliente, marketing viral, etc.

Estratégias de Ensino-Aprendizagem:
Aula expositiva, discussões em classe, trabalhos em grupo, analises de casos, estudo dirigido, exercícios,
técnicas de criatividade e dinâmica de grupo, etc.

Avaliação:
A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 3 notas:
 Participação Individual: 30%
 Exercícios: 30%
 Trabalhos em grupo: 40%

Cronograma de entrega dos trabalhos:
Os alunos deverão entregar o último trabalho até 1 semana após a última aula. Assim, as notas com as
devolutivas sejam encaminhadas à secretaria até 15 dias após a última aula.

Bibliografia:
BARRETO, R. M. Criatividade em propaganda. São Paulo: Summus, 2004.
CABRAL, S. Arnaldo; TAKASHI, Yoneyana. Economia Digital. São Paulo: Atlas 2006.
CAMARGO, Luiz F. Impacto Digital. São Paulo: Ed. Negocio, 2001.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.
CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Criatividade e comunicação: indicadores, barreiras, paradoxos e dilemas no mundo
corporativo. In: Hermes – Revista científica, ISSN: 2175-0556, no. 8, 2013.
CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Creatividad + Dinámica de Grupos = EUREKA?, La Habana: Pueblo y Educación,
2012.
CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Evaluar la creatividad Organizacional: uso combinado de cuestionarios cualitativos
y cuantitativos. En: Comprender y evaluar la creatividad. Vol. 2 (Org. TORRE, Saturnino y VIOLANT,
Verónica) Madrid: Algibe, 2006.
CHIBÁS ORTIZ, Felipe. Barreiras à Comunicação e Criatividade Organizacional: um estudo em hotéis
brasileiros e cubanos. São Paulo, 2000. Dissertação [Mestrado] - Programa Pós-Graduação em Integração
da América Latina (PROLAM), Universidade de São Paulo (USP).
DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Ed. Nobel, 2004.
FELICE, Massimo Di (org.). Do público para as redes. São Paulo: Editora Difusão, 2008.
KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2º edição, 2003.
LÉVY, P. O que é Virtual. São Paulo: Ed.34, 2005.
PREDEBON, José. Criatividade, abrindo o lado inovador da mente. São Paulo: Ed. Atlas, 7º Edição, 2010.
RIFKIN J. A era do Acesso. São Paulo: Ed. Pearson, 2004.
SAAD, Beth. Estratégias para a Mídia Digital. São Paulo: Ed. Senac, 2003.
STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, R. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Pioneira Thompson,
2004.
TAJRA, Samya Feitosa. Comunidades Virtuais. São Paulo: Ed. Érica, 2002.
TAPSCOOT, Don. Economia Digital. São Paulo: Ed. Makron Books, 2000.
TAPSCOOT, Don.. A Empresa Transparente. São Paulo: Ed. Makron Books, 2006.
TORRE Saturnino, PUJOL María e MORAES, María (Coords.). Documento para el cambio: Hacia uma
educación transformadora, Barcelona : Editorial Circulo Rojo, 2011.
TORRE, Saturnino de la; TEJADA, José. MORAES, Maria C. e PUJOL, Maria A. Decálogo sobre
transdisciplinariedad y ecoformación. La educación que queremos, In: TORRE, Saturnino de la; PUJOL,
Maria A. e MORAES, Maria C. Documentos para el cambio, Barcelona: Circulo Rojo, 2011, p. 59-98.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação. São Paulo: Saraiva, 2007.
ZUGMAN, F. e M. TURTCHIN. Criatividade sem segredos. São Paulo: Atlas, 2011.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Felipe Chibás Ortiz


 
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