Atividade

123451 - Ética e Legislação em Marketing e Comunicação

Período da turma: 06/11/2025 a 27/11/2025

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Descrição: Esta disciplina tem seu foco no processo que envolve a conduta ética na área de comunicação e marketing, estimulando a
percepção para diferenciação de atitudes éticas e antiéticas, tanto de organizações quanto de profissionais em suas
respectivas áreas de atuação; expõe aos alunos, pela parte introdutória, a base histórica e sua evolução ao longo do
tempo, ampliando a visão no aspecto organizacional; destaca a importância dos procedimentos éticos para o fluxo
sistêmico da teoria dos 3 Puts; aborda as origens dos sistemas administrativos que geraram o sistema de governança
corporativa; explica a cronologia de fatos que levaram à adoção do sistema de compliance, os pilares fundamentais que o
compõem, avaliando a gestão de riscos para mitigar eventuais desvios de conduta; estuda ainda a legislação, com um
breve contexto e os diversos órgãos fiscalizadores incumbidos de fazer cumprir essas leis.

Objetivo Geral:
Desenvolver raciocínio sistêmico, estimulando a visão de amplitude das formas e ferramentas de ações éticas inseridas
no contexto das organizações.
Demonstrar o processo de conduta dentro da estrutura corporativa, visando a percepção das fases desse processo.
Estimular a necessidade da gestão de planejamento e controle das ações de conformidade, realçando sua importância
em relação aos objetivos e estratégias traçados pela organização.
Distinguir quais os meios regulatórios para execução das ações planejadas visando à obtenção de resultados de
integridade, contribuindo para fortalecimento de imagem e identidade corporativa.
Esclarecer preceitos ético-legais e formas de fiscalização e controle.

Objetivos Específicos:
Espera-se que após cursarem esta disciplina, os alunos sejam capazes de:
Identificar os diferentes tipos de ações e desempenho no campo da ética, das organizações que fazem parte do sistema
social global.
Reconhecer e identificar as características dessas ações nos processos administrativos organizacionais.
Detectar eventuais falhas de conduta em todas as instancias desses processos de comunicação e marketing.
Elaborar planejamento, observando todos os elementos envolvidos que possam ser positivos ou negativos para o
resultado da ação, identificando as ferramentas disponíveis para execução do processo de forma correta.
Identificar, através da avaliação dos objetivos e estratégias das corporações, o tipo de imagem corporativa que
determinadas ações podem exteriorizar.
Fazer distinção clara entre atitudes e ações éticas e antiéticas, seus reflexos sobre imagem da corporação, refletindo
sobre cada uma delas a fim de atuar com foco direcionado para reforço da identidade institucional.
Agir de forma correta, entendendo o contexto legal e sua aplicação.
Identificar eventuais riscos e planejar ações que visem mitigá-los, minimizá-los e/ou administrá-los.

Conteúdo Programático:
Aula 1:
Introdução à disciplina
Períodos filosóficos: Antigo, Medieval, Moderno e Contemporâneo, abordando as fases e alguns conceitos dos
principais pensadores.
Página inicial Especialização presencial MBA Extensão Internacionais Con

p p p
Evolução do pensamento ético pela ótica do método “Socrático”.
Conceituação de ética e moral embasada na Teoria Freudiana.
Cronologia de fatos para o despertamento e desenvolvimento dos padrões éticos no marketing.
A ética como posicionamento estratégico e diferencial competitivo.
Padrões éticos no mix de marketing pela teoria dos 3 puts.
Ética profissional e ética corporativa.
Sistema de governança corporativa; contexto histórico, definições e princípios, conflito de agência e agentes de
governança.
Linha do tempo do Compliance, definições e conceito.
Pilares do Compliance.
Código de conduta ética: formulação e conceitos.
Canais de denúncias: operação e vantagens.
Due Dilligence e sua importância no contexto de conformidade.
Implantação e benefícios do sistema de compliance.
Aula 2:
Gestão de risco: fundamentos e operação.
Análise sobre a maturidade do compliance no Brasil.
Leis internacionais: FCPA, SOX ACT, Bribery Act.
Leis brasileiras: Lei 9.613/98 “prevenção à lavagem de dinheiro”, Lei 12.846/13 “anticorrupção”, Lei 14.457/22
“emprega mulheres” sobre assédio, Lei 13.709/18 “lei geral de proteção de dados”.
CONAR, princípios, atuação e casos interessantes.
Sistemas de proteção aos direitos do consumidor: Código de defesa do consumidor.
Ethicwashing
Perfil do fraudador brasileiro e casos de fraudes com repercussão mundial.
Dilemas éticos: assédio, corrupção, apropriação indevida
Dinâmica sobre temas éticos corporativos

Metodologia / Estratégias de ensino-aprendizagem
Aula expositiva
Discussões em classe
Trabalhos em grupo
Estudo dirigido
Exercícios

Avaliação
Aulas expositivo-dialogadas; leituras; discussões; utilização de recursos audiovisuais; cases, exercícios em grupo e/ou
individuais, trabalho final em grupo.

Bibliografia
1 YANAZE Mitsuru Higuchi Gestão de marketing e comunicação avanços e aplicações São Paulo: Ed Saraiva 2021

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Waldemar Costa Junior


 
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