Atividade

123447 - Comunicação Organizacional para Sustentabilidade

Período da turma: 23/09/2025 a 07/10/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa: Apresentar conceitos e pensamentos sobre sustentabilidade, como implementar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ONU. Aprofundar nos conceitos e exemplos de Economia Circular/ ESG. Abordar as perspectivas da comunicação para sustentabilidade e como a comunicação integrada pode ser utilizada para evitar o Greenwashing e como disseminar a Comunicação para impacto socia.
Objetivos Gerais: Estimular o aluno na conscientização da temática da sustentabilidade e orientá-lo em como incorporar a sustentabilidade em sua prática profissional.
Objetivos Específicos: Ajudar o aluno a utilizar a comunicação integrada na disseminação das práticas sustentáveis.
Conteúdo Programático:
• Conceitos e pensamentos sobre sustentabilidade.
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – ONU.
• Economia Circular/ ESG.
• Perspectivas da comunicação para sustentabilidade
• Como a comunicação integrada pode ser utilizada para disseminar a sustentabilidade.
• Como evitar o Greenwashing
• Comunicação para impacto social

Estratégias de Ensino/Aprendizagem: Abordagem teórico reflexiva, com apresentação de conceitos e debate e abordagem prática para trabalhar habilidades do tema com os estudantes

Avaliação:
- Prova múltipla escolha 10 questões
- Exercício prático de análise de estudo de caso

Bibliografia:
■ ABERJE. O que esperar da comunicação Organizacional em 2021. 44 p, 2021
■ ABRAMOVAY, Ricardo. Acordo pela economia circular. Revista Página 22. Edição 83, Março, 2014.
■ ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. Tradução: Patrícia Martins Ramalho. São Paulo: Makron Books, 2001.
■ KUNSCH, Margarida M. K; OLIVEIRA, Inove L. (orgs). A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.
■ MENDES, F. C. M. Os desafios para a comunicação da sustentabilidade nas empresas contemporâneas. In: GOTTLIEB, L.(org.) Comunicação em Cena Volume 5. São Paulo: Scortecci Editora, p. 47–61, 2014.
■ HART, S. L. Beyond greening: strategies for a sustainable world. Harvard Business Review. pp.67-76, January-February, 1997.
■ SACHS, I. Rumo à ecossocioeconomia. Teoria e prática do desenvolvimento. FREIRE, Paulo (org.). São Paulo: Cortez, 2007.
■ RAUTNER, H. Uma ponte para a sociedade sustentável. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2012.
■ VEIGA, J. E. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
■ WHITE, S. A; NAIR, S; ASHCROFT, J. Parcipatory communication: working for change and development, Sage Publications, 1994;

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Flávia Cristina Martins Mendes


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP