Atividade

123446 - Comunicação Interna e seu Impacto na Cultura Organizacional

Período da turma: 13/03/2025 a 03/04/2025

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Ementa
A disciplina coloca em destaque os conceitos de comunicação organizacional, observando autores e estudos de caso que explicitem as estratégias, planejamento, processos e formas de avaliação da comunicação no contexto organizacional que tenham impacto e relevância aos negócios, cultura e gestão.

Objetivos
- Comunicação no contexto contemporâneo
- Contextualizar comunicação na cultura e dinâmica organizacional, identificando processos comunicacionais-chave e seu impacto na organização
- Contextualizar aspectos da narrativa que a comunicação oportuniza para a cultura, gestão e negócios
- Debater a gestão da comunicação organizacional e suas interfaces com comunicação integrada nas vertentes mercadológica, interna, administrativa e institucional
- Explorar as relações da comunicação com a cultura e o planejamento organizacional
- Debater o papel da liderança na comunicação
- Abordar o perfil do profissional de comunicação no contexto da comunicação organizacional
- Explorar aspectos da narrativa organizacional e storytelling no contexto da comunicação organizacional
- Abordar canais, conteúdos e mensagens
- Explorar tendências em comunicação em rede
- Debater digital workplace e comunicação
Conceituar mensuração em comunicação e mudança de comportamento
Estratégias de Ensino-Aprendizagem
- Aulas expositivas
- Uso de vídeos sugeridos como suporte ao aprendizado
- Uso de trechos de filmes sugeridos como suporte ao aprendizado
- Aplicação de enquetes ao final de cada módulo onde todos podem visualizar a opinião dos demais
Exercícios individuais para avaliar processo de ensino-aprendizagem
Recursos Gráficos e Interativos
- Uso de vídeos sugeridos como suporte ao aprendizado
- Uso de trechos de filmes sugeridos como suporte ao aprendizado
- Aplicação de enquetes ao final de cada módulo onde todos podem visualizar a opinião dos demais
- Uso de nuvem de tags a partir de respostas dos alunos nas enquetes
Uso de infográficos produzidos a partir das respostas dos alunos.


Critérios de avaliação
A nota final de aproveitamento será calculada a partir de 4 testes online ao término de cada um dos blocos realizados.

Bibliografia
BERGAMINI, Cecilia, W. Liderança – administração do sentido. 2ª ed, São Paulo: Editora Atlas, 2009. p. 3-10

KUNSCH, Margarida M.K. (org). Comunicação Organizacional Estratégica – aportes conceituais e aplicados. São Paulo, Summus Editorial, 2016

KUNSCH, Margarida M.K. (org). A Comunicação como fator de humanização das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010

MARCHIORI, Marlene. Cultura e Comunicação Organizacional – Um olhar estratégico sobre a organização. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2006.

MOTTA, Fernando C. P. E CALDAS, Miguel, P. (org). Cultura Organizacional e Cultura Brasileira. São Paulo: Ed. Atlas, 1997.

SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. São Paulo: Ed. Atlas, 2007.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.
CERANTOLA, William A. A Importância da comunicação da liderança para a tomada de decisão: análise exploratória de organizações no Brasil. 2017.156f. Tese de Doutorado em Ciências da Comunicação. Universidade de São Paulo, 2017.
COGO, Rodrigo. Storytelling: as narrativas da memória na estratégia de comunicação. São Paulo, Aberje Editorial, 2016.

GRUNIG, J.E., FERRARI, M.A., FRANÇA, F. Relações Públicas – Teoria, contexto e relacionamentos. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2009.
KUNSCH, Margarida M.K. (org). Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. São Caetano do Sul: Ed. Difusão, 2009.

MARCHIORI, Marlene (Org). Liderança e comunicação interna. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2014

WHITNEY, Diana, TROSTEN-BLOOM, Amanda, RADER, Kae. Liderança apreciativa: concentre-se no que funciona para impulsionar um desempenho vencedor e construir uma empresa próspera. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.

Carga Horária:

12 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: William Antonio Cerantola


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP