Atividade

123445 - Comunicação Integrada

Período da turma: 12/09/2024 a 22/10/2024

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Descrição: Ementa: A disciplina foca conceitos relativos à Comunicação Integrada de Marketing e à Comunicação Organizacional. Os aspectos sistêmicos das Comunicações Institucional, Administrativa e Mercadológica, são analisados por meio de suas respectivas utilizações no Planejamento Estratégico. Desenvolve ainda um aprofundamento destas variáveis em contextos globais, especificamente nos estudos contemporâneos da Comunicação Mercadológica Intercultural.

Objetivos Gerais: Promover uma ampla visualização da Comunicação Integrada, e seu caráter sistêmico.

Objetivos Específicos: Analisar a conexão entre a Comunicação Integrada e Planejamento Estratégico Empresarial, tanto no âmbito externo, quanto interno das organizações, com ênfase final na Comunicação Integrada de Marketing.

Conteúdo Programático:
 Conceitos e definições de Comunicação Integrada
 Comunicação Mercadológica Interna e Externa
 Comunicação Institucional Interna e Externa
 Comunicação Administrativa Interna e Externa
 Comunicação Mercadológica Intercultural
 Macroambientes
 Papéis de Compra
 Análise das Demandas
 Tipos de Compras
 Conceito do Produto
 Tipologia de Mercados
 Segmentação

Estratégias de Ensino-Aprendizagem: Aula expositiva, discussão de cases, trabalhos em grupos.

Avaliação: Participação do conteúdo da disciplina no Planejamento Estratégico em desenvolvimento discente.

Cronograma de entrega dos trabalhos: O conteúdo desenvolvido na disciplina, para utilização no Planejamento Estratégico dos grupos, deverá ser apresentado na última aula do módulo em forma de seminários.

Bibliografia:
BOONE, Louis & KURTZ, David. Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
KEEGAN, Warren. Marketing Global. Pearson Brasil, São Paulo, 2000.
KOTLER, Philip / KELLER, Kevin. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
KUNSCH, Margarida M.K..Planejamento de Relações Públicas na Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.
LUPETTI, Marcélia. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, 2000.
SAMARA, Beatriz & MORSCH, Marco A. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.
YIP, George. Globalização. São Paulo, SENAC, 2004.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Rui José de Oliveira


 
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