Atividade

123443 - Comunicação Digital

Período da turma: 08/05/2025 a 29/05/2025

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Descrição: Ementa: Esta disciplina destaca a mudança de paradigmas da comunicação e da relação entre organização e demais atores sociais a partir das tecnologias comunicativas digitais. Introduzindo aspectos teóricos sobre o impacto das tecnologias digitais, a disciplina chega ao processo de planejamento da comunicação digital com base nas possibilidades de interatividade e disseminação de informação ubíqua e instantânea.

Objetivos Gerais: São objetivos finais da disciplina que os alunos tenham contato com os principais pontos teóricos sobre o impacto sociais das tecnologias digitais obtendo embasamento para o desenvolvimento de um plano de comunicação digital eficiente e que aproveite e otimize todos os recursos em vista às diretrizes de marketing e comunicação da organização.

Objetivos Específicos: Ao final desta disciplina o aluno deverá ser capaz de:
• Dialogar sobre os principais aspectos teóricos da comunicação digital;
• Identificar as ações de comunicação digital criativas e com potencial de interação existentes;
• Identificar os atores sociais que fazem parte do ecossistema informativo de uma organização;
• Propor plataformas digitais de comunicação mercadológica, institucional e administrativa de uma organização;
• Propor plataformas digitais interativas para promover o relacionamento com o ecossistema informativo;
• Desenvolver um plano de comunicação digital.

Conteúdo Programático
A disciplina está dividida nos seguintes temas:

Aspectos teóricos da comunicação digital
• Conceitos de técnicas
• Ciborgue do código
• Ambiente colaborativo e aberto
• Plataformas de relacionamento
• Diálogo entre o real e o virtual

Comunicação digital nas organizações
 Plataformas digitais “tradicionais”
 Comunicação viral
 O elemento lúdico
 Plano de promoções
 Personalização da comunicação
Novas tecnologias e tendências
 Cultura digital imersiva
 Conectividade
 Usabilidade e navegabilidade
 Eficiência da comunicação

Planejamento da comunicação digital
• Identificação do Ecossistema informativo
• Plataformas digitais de relacionamento comunicativo
• A fala da organização
• O diálogo
• Mensuração dos resultados

Orientação para os trabalhos em grupo

Estratégias de Ensino-Aprendizagem
Para o desenvolvimento dos temas, a disciplina parte de diversas abordagens de interação com os conteúdos, como:
• Aula expositiva
• Discussão coletiva dirigida
• Recursos multimídia
• Recursos audiovisuais
• Trabalho em grupo
• Orientação presencial e online

Avaliação
Para a avaliação da disciplina será proposto um trabalho em grupo de planejamento de comunicação digital a partir dos conceitos desenvolvidos em aula e em integração ao plano de marketing e comunicação construído ao longo de todo o curso.
Haverá trabalho complementar em formato de paper para os alunos que alcançaram freqüência entre 50% e 85% (abaixo de 50%, o aluno estará automaticamente reprovado sendo necessário cursar a disciplina na próxima turma), para compensar a falta.

Cronograma de entrega dos trabalhos
Os trabalhos deverão ser encaminhados à secretaria em até 3 semanas após o último dia de aula.
As notas com as devolutivas serão devolvidas em 1 semana após a entrega, com o agendamento de encontro para atendimento, orientação e esclarecimento de dúvidas quanto ao trabalho e a sua avaliação.

Bibliografia:
ABRAHAMSON, Eric. Mudança Organizacional. São Paulo: Ed. M. Books Brasil, 2006.
ANDERSON, C. The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More. Ed. Hyperion, 2006
CABRAL, S. Arnaldo; TAKASHI, Yoneyana. Economia Digital. São Paulo: Atlas 2006.
CAMARGO, Luiz F. Impacto Digital. São Paulo: Ed. Negocio, 2001.
CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2005.
DE KERCKHOVE, D. A Pele da Cultura, Ed. Relógio DÁgua, 1997
DRUCKER, Peter F. A Administração na Próxima Sociedade. São Paulo: Ed. Nobel, 2004.
FELICE, M. Formas Comunicativas do Habitar, tese de doutorado defendida na Escola de Comunicação e Artes da USP. São Paulo, 2002.
FELICE, Massimo Di (org.). Do público para as redes. São Paulo: Editora Difusão, 2008.
HARVARD BUSINESS REVIEW. Comunicação eficaz na empresa. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1999.
HARVEY, D. Condição pos-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança social. São Paulo: 1994.
JAMESON, F. Pós-Modernismo, A Lógica Cultural do Capitalismo Tardio. São Paulo: Ed. Ática, 1996.
KAPLAN , Robert; Norton, David. Mapas Estratégicos. Rio de Janeiro: Ed.Campus, 2004.
KOLB, Antón; ESTERBAER, Reinald. Cibernética. São Paulo: Loyola, 2001.
KOTLER, Philip. Marketing de A a Z. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2º edição, 2003.
LANDRY, C. The Art of City Making Ed. Earthscan Publications Ltd., 2006
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Ed.34, 2004.
LÉVY, P. O que é Virtual. São Paulo: Ed.34, 2005.
MITCHELL, W. J.. City of Bits. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1999
MORGAN, Gareth. Imagens da organização. São Paulo: Atlas, 2002
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Reboucas de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologias e praticas. São Paulo :Atlas, 21ª edição, 2004.
PERNIOLA, M. O Sex Appeal do Inorgânico. São Paulo: Studio Nobel, 2005.
PORTER, Michael Montegomery. Estratégia a Busca da Vantagem Competitiva Rio de Janeiro: Ed.Campus, 4º edição, 1998 .
RIFKIN J. A era do Acesso. São Paulo: Ed. Pearson, 2004.
RIFKIN J., A Economia do Hidrogênio, Ed. Nobel, 2003
SAAD, Beth. Estratégias para a Mídia Digital. São Paulo: Ed. Senac, 2003.
SILVA, Sergio da Luiz. Informação e Competitividade: a Contextualização da Gestão do Conhecimento nos Processos Organizacionais. Revista Ciência da Informação. Brasília, v.31, n.2, 2002.
STRAUBHAAR, Joseph D.; LAROSE, R. Comunicação, Mídia e Tecnologia. São Paulo: Pioneira Thompson, 2004.
TAJRA, Samya Feitosa. Comunidades Virtuais. São Paulo: Ed. Érica, 2002.
TAPSCOOT, Don. Economia Digital. São Paulo: Ed. Makron Books, 2000.
TAPSCOOT, Don.. A Empresa Transparente. São Paulo: Ed. Makron Books, 2006.
TAPSCOTT , D. & WILLIAMS, A.D. Wikinomics: How Mass Collaboration Changes Everything, Ed. Portfolio Hardcover, 2006
YANAZE, Mitsuru H. Gestão de Marketing e Comunicação. São Paulo: Saraiva, 2007

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Leandro Key Higuchi Yanaze


 
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