Atividade

123442 - Comportamento do Consumidor

Período da turma: 26/08/2025 a 16/09/2025

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Descrição: Ementa: O Comportamento do Consumidor. Tipologia do Comportamento do Consumidor. Fases do processo de decisão de compra. Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor. Influências Socioculturais (Cultura, Subcultura, Classe social, Grupos de Referência). Influências psicológicas (Percepção, Atitudes, Aprendizagem, Motivação, Personalidade). Fatores Situacionais.

Objetivos gerais:
Ao final da disciplina o aluno deverá:
Compreender o referencial teórico do comportamento do consumidor

Objetivos específicos:
Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de:
Identificar os principais temas relevantes ao estudo do Comportamento do Consumidor;
aplicar os referenciais teóricos na análise e elaboração de estudos de casos e
elaborar um trabalho levando em consideração as teorias do comportamento do consumidor.

Conteúdo Programático
Comportamento do Consumidor
O que é consumir?
Organizações básicas do Comportamento Consumidor
Comportamento de Consumo
Introdução ao comportamento do consumidor
O que é o Comportamento do Consumidor?
Tipologia do Consumidor
Por que estudar o Comportamento do Consumidor?
Fases do processo de decisão de compra
Reconhecimento da necessidade
Busca de informação
Avaliação das opções de Produtos e de Compra
Decisões de Compra
Comportamento Pós-compra
Tipos de Comportamento de Compra
Papéis do Consumidor
Variáveis de influência no Comportamento do Consumidor
Influências Socioculturais
Cultura
Subcultura
Classe social
Grupos de Referência
Influências psicológicas
Percepção
Valor-Atitude e Comportamento
Aprendizagem
Motivação
Hierarquia das Necessidades de Maslow

Personalidade
Teoria da Psicologia Social
Teoria de traços de personalidade
Análise de Estilo de vida ou Análise Psicográfica
Auto-Conceito
Psicanálise
Fatores Situacionais
O comportamento Pós-Compra
Satisfação
Insatisfação
Comportamento de Reclamação do Consumidor
Dissonância Cognitiva
Consonância Cognitiva

Estratégias de Ensino-Aprendizagem
aulas expositivas-dialogadas
exercícios em grupos
análises de estudos de caso

Recursos Didáticos
textos/artigos
equipamento de multimídia

Avaliação
participação em aula
elaboração de um trabalho individual ou em equipe levando em consideração a empresa estudada durante o curso

Cronograma de entrega de trabalhos:
O aluno (ou o grupo) enviará por e-mail o trabalho (até 15 dias após a conclusão da disciplina), na formatação solicitada. Deverá encaminhar uma cópia para a secretaria.
O aluno receberá a cópia do trabalho devidamente corrigida e comentada após 15 dias da entrega do trabalho (com cópia para a secretaria).

Bibliografia:
ALLÉRÈS, Danielle. Luxo: estratégias/marketing. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2000.
COMPLEMENTAR
DUBOIS, Bernard e CELMA, Alex Rovira. Comportamient del consumidor. Rio de Janeiro: Prentice Hall , 1994.
ENGEL, James F. & BLACKWELL, Roger D. & MINIARD, Paul. W. Comportamento do consumidor. 8ª edição. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
FREITAS, Jeanne Maria Machado de. Comunicação e psicanálise. São Paulo: Escuta, 1992 (Coleção Ensaios)
FREUD, S. O mal estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1997.
FREUD, S. Obras psicológicas completas: edição standard brasileira. 2a ed. Rio de Janeiro: Imago, 1994
FREUD, S. Textos essenciais da psicanálise. Portugal: Publicações Europa América, s/d
GADE, Christiane . Psicologia do consumidor e da propaganda .Ed. rev. e ampl. São Paulo: EPU, 1998.
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores e cidadãos; conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
GIACOMINI FILHO, Gino. Consumidor versus propaganda. São Paulo: Summus, 1991.
KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do consumidor. São Paulo: Atlas, 2000.
KOTLER, Philip e ARMSTRONG , G. Princípios de marketing. 7a ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1998.
KOTLER, Philip Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Futura, 1999.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 4ª ed. São Paulo: Atlas, 1995.
LAPLANCHE, Jean. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 1992
MINCIOTTI, S. A. Comportamento do consumidor: o grande desafio de marketing. Revista IMES, nº 12, maio/agosto, 1987.
MOWEN, John C e MINOR, Michael S. Comportamento do Consumidor. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
PINHO, J.B, O poder das marcas . São Paulo: Summus, 1996
PINHO, J.B. Comunicação em marketing: princípios da comunicação mercadológica. Ed. ver. e atual. São Paulo: Papirus, 2001.
REICH, Bem e ADCOCK, Christine. Valores, atitudes e mudança de comportamento. Rio de Janeiro: Zahar.1976.RIES, Al. Posicionamento: como a mídia faz sua cabeça. São Paulo: Pioneira, 1987.
ROCHA, Angela e CHRISTENSEN, Carl. Marketing: teoria e prática no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAMARA, Beatriz Santos. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SCHIFFMAN, L. G. & KANUK, L. L. Comportamento do consumidor. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.
TISKI-FRANCKOWIAK, Irene T. Homem comunicação e cor. São Paulo. 3ª ed. Ícone,1997.
YANAZE, Mitsuro Higuchi. Gestão de Marketing: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2007.
ZÉRIO, João M. P. Consumerismo. São Paulo: EAESP/FGV, 1979.

Carga Horária:

16 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 60
 
Ministrantes: Mitsuru Higuchi Yanaze


 
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