123332 - Educação na América Latina: História, Movimentos, Resistências e Proposições |
Período da turma: | 07/03/2024 a 20/06/2024
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Descrição: | EMENTA
Introdução Esta disciplina tem origem no planejamento das ações, para 2023, do Núcleo de Avaliação Institucional - NAI-FEUSP, que resultou no Seminário Educação na América Latina:História, Movimentos, Resistências e Proposições, recém realizado no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina. Este seminário passa a intitular a disciplina ora apresentada. Objetivo Estudar, analisar e discutir a América Latina, por meio da avaliação do conjunto de movimentos, resistências e proposições que se estabeleceram especialmente a partir do século XX, de modo a compreender seus problemas atuais, assim como as suas consequências no campo educacional. Justificativa Justifica-se a disciplina por sua importância e atualidade. A análise dos elementos teóricos e históricos que circundam o conjunto de movimentos, resistências e proposições ocorridos na América Latina são cruciais para a compreensão da sua atual conjuntura, dos mecanismos de integração política atualmente propostos, assim como da sua reverberação na educação, em um continente marcado por alternâncias e reorientações políticas que constituíram o século XX, entre perspectivas de autonomia latino-americana e hegemonia estado-unidense. Esta parceria tem como horizonte o desdobramento de outras atividades que visam complementar as discussões sobre a América Latina, com novas ofertas de disciplinas, cursos e eventos. Cronograma 07/03 - 1ª aula - Introdução - Sonia Kruppa. Quadro Geral da questão e as escolhas feitas para o desenvolvimento da disciplina. 14/03 - 2ª aula - O Brasil e a América Latina - importâncias mútuas na atualidade O pensamento e a ação da CEPAL - Sonia Kruppa e Fábio Mascarenhas 21/03 - 3ª aula - O subdesenvolvimento e a estagnação da América Latina em Celso Furtado 25 a 29/03 - Semana Santa – aula suspensa 04/04 - 4ª aula - A integração latino-americana e a alteração das relações de dependência em Raul Prebisch 11/04 - 5ª aula - A influência da CEPAL no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 - A educação no Plano Trienal 18/04 - 6ª aula - O estruturalismo latino-americano na educação brasileira México - João Blanco 25/04 - 7ª aula - Zapata, Villa e a Revolução Mexicana 02/05 - 8ª aula - O neozapatismo em Chiapas: história do movimento e questões atuais 09/05 – 9ª aula - Autonomia e educação indígena no movimento zapatista 16/05 - 10ª aula - Sindicatos dos Trabalhadores da Educação e propostas coletivas de educação no México hoje 23/05 - 11ª aula – Formação histórica e a ascensão de Allende 30/05 - 12ª aula - Chile: de Pinochet aos dias atuais 06/06 - 13ª aula - As duas constituintes chilenas (2021-22 / 2023) 13/06 - 14ª aula - Estudantes secundaristas brasileiros e chilenos: a ocupação das escolas como estratégia de luta pela democratização da escola. 20/06 - 15ª aula - Encerramento - Avaliação e Continuidades da disciplina Referências ABREU, Alzira. 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Carga Horária: |
60 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 25 | ||||
Ministrantes: |
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