Atividade

123332 - Educação na América Latina: História, Movimentos, Resistências e Proposições

Período da turma: 07/03/2024 a 20/06/2024

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Descrição: EMENTA

Introdução
Esta disciplina tem origem no planejamento das ações, para 2023, do Núcleo de Avaliação Institucional - NAI-FEUSP, que resultou no Seminário Educação na América Latina:História, Movimentos, Resistências e Proposições, recém realizado no Auditório da Biblioteca do Memorial da América Latina. Este seminário passa a intitular a disciplina ora apresentada.

Objetivo
Estudar, analisar e discutir a América Latina, por meio da avaliação do conjunto de movimentos, resistências e proposições que se estabeleceram especialmente a partir do século XX, de modo a compreender seus problemas atuais, assim como as suas consequências no campo educacional.

Justificativa
Justifica-se a disciplina por sua importância e atualidade. A análise dos elementos teóricos e históricos que circundam o conjunto de movimentos, resistências e proposições ocorridos na América Latina são cruciais para a compreensão da sua atual conjuntura, dos mecanismos de integração política atualmente propostos, assim como da sua reverberação na educação, em um continente marcado por alternâncias e reorientações políticas que constituíram o século XX, entre perspectivas de autonomia latino-americana e hegemonia estado-unidense. Esta parceria tem como horizonte o desdobramento de outras atividades que visam complementar as discussões sobre a América Latina, com novas ofertas de disciplinas, cursos e eventos.

Cronograma
07/03 - 1ª aula - Introdução - Sonia Kruppa. Quadro Geral da questão e as escolhas feitas para o desenvolvimento da disciplina.
14/03 - 2ª aula - O Brasil e a América Latina - importâncias mútuas na atualidade O pensamento e a ação da CEPAL - Sonia Kruppa e Fábio Mascarenhas
21/03 - 3ª aula - O subdesenvolvimento e a estagnação da América Latina em Celso Furtado
25 a 29/03 - Semana Santa – aula suspensa
04/04 - 4ª aula - A integração latino-americana e a alteração das relações de dependência em Raul Prebisch
11/04 - 5ª aula - A influência da CEPAL no Brasil nas décadas de 1950 e 1960 -
A educação no Plano Trienal
18/04 - 6ª aula - O estruturalismo latino-americano na educação brasileira México - João Blanco
25/04 - 7ª aula - Zapata, Villa e a Revolução Mexicana
02/05 - 8ª aula - O neozapatismo em Chiapas: história do movimento e questões atuais
09/05 – 9ª aula - Autonomia e educação indígena no movimento zapatista
16/05 - 10ª aula - Sindicatos dos Trabalhadores da Educação e propostas coletivas de educação no México hoje
23/05 - 11ª aula – Formação histórica e a ascensão de Allende
30/05 - 12ª aula - Chile: de Pinochet aos dias atuais
06/06 - 13ª aula - As duas constituintes chilenas (2021-22 / 2023)
13/06 - 14ª aula - Estudantes secundaristas brasileiros e chilenos: a ocupação das escolas como estratégia de luta pela democratização da escola.
20/06 - 15ª aula - Encerramento - Avaliação e Continuidades da disciplina
Referências
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BERCOVICI, Gilberto. Reformas de base e superação do subdesenvolvimento. Revista de Estudios Brasileños, São Paulo, vol. 1, n. 1, pp. 97-112, 2014
BRANCO, João. Movimento Docente, Insurreição e Propostas Coletivas de Educação em Oaxaca. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 2015.
BRANCO, João. Comunalismo e educação própria em Oaxaca: a diversidade cultural e política frente à intervenção empresarial e o capitalismo de desastre. Trenzar. Revista De Educación Popular, Pedagogía Crítica E Investigación Militante (ISSN 2452-4301), 2(4), 14-30, 2020. Disponível em: https://revista.trenzar.cl/index.php/trenzar/article/view/66. Acesso em 31 de outubro de 2023.

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WOLMACK JR., JOHN. Zapata y La Revolución Mexicana. México. Siglo XXI, 2005.

Filmes

Jango - Documentário de Silvio Tendler

Privatizações: a distopia do capital (2014), de Silvio Tendler

O veneno está na mesa de Silvio Tendler

A rebelião dos pinguins - Documentário de Carlos Pronzato

Un poquito de tanta verdad - Documentário sobre a mobilização do magistério em Oaxaca, México.

Granito de Arena - Documentário sobre Educação Comunitária e Práticas pedagógicas dos professores da rede pública de Oaxaca, México.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 25
 
Ministrantes: Ester Gammardella Rizzi
Fábio Sampaio Mascarenhas
Felipe Oliveira
João Francisco Migliari Branco
Marilene Proença Rebello de Souza
Sonia Maria Portella Kruppa
Wagner Tadeu Iglecias


 
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