Atividade

123250 - Orientação Profissional e de Carreira XV

Período da turma: 01/03/2024 a 05/07/2024

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Descrição: PROGRAMA
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL E DE CARREIRA

Objetivos gerais:
• Formar orientadores profissionais, com conhecimentos teórico e técnico consistentes;
• Dar bases teóricas e experiências práticas que possibilitem ao aluno desenvolver atendimentos individuais e em grupo em Orientação Profissional e de Carreira .


Módulo 1- Introdução a Orientação Profissional

Docentes: Prof. Marcelo Afonso Ribeiro
Maria da Conceição Coropos Uvaldo


Objetivos:
1- Introduzir o aluno nas questões relevantes da área de Orientação profissional;
2- Dar bases para compreender a multiplicidade de fatores envolvidos no processo de escolha profissional.

Horário: Sextas-feiras das 8h00 às 10h00 horas

Programa:
a- O que é trabalho?
b- Introdução à Psicossociologia do trabalho
c- Mudanças de paradigmas no mundo do trabalho
d- As transformações do mercado de trabalho no Brasil
e- Histórico e bases conceituais e filosóficas da Orientação Profissional
f- Questões atuais da Orientação Profissional

Método:
Atividades Didáticas : aulas expositivas, seminários e palestras com profissionais convidados.

Avaliação:
Critérios : avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe.

Norma de recuperação : Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável

Bibliografia
AMBIEL, R. A. M. & cols. Orientação Profissional: Análise da Produção CientíficaPsico-USF, Bragança Paulista, v. 22, n. 1, p. 133-145, jan./abr. 2017

DUARTE, M.E; LASSANCE, M.C; SAVICKAS. M.L; NOTA, L. ROSSIER, J.; DAUWADER, J.P.; GUICHARD, J; SORESI, S. ; VAN ESTROECK, R; VIANEN, A. E. – A Construção da Vida: um Novo Paradigma para entender a Carreira no Século XXI. Interamerican Journal of Psychology. Vol.44, núm.2,2010, pp 392-406

FIGUEIREDO, P. M. O cotidiano de trabalho de vendedoras e vendedores ambulantes da rua Teodoro Sampaio na cidade de São Paulo: rotina, inventividade e múltiplas redes de sociabilidade.2016. Dissertação de Mestrado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi: 10.11606/D.47.2016.tde-21092016-164825. Recuperado em 2020-03-31, de www.teses.usp.br

FONÇATTI, G O. S. Bases para uma teoria do projeto na estratégia clínica em orientação profissional e de carreira: entre o futuro, a narrativa e a fantasia. 2021. Tese (Doutorado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/T.47.2021.tde-28052021-135124. Acesso em: 2021-10-28.

GUICHARD, J Quais os desafios para o Aconselhamento em Orientação no início do séc. XXI. Rev. bras. orientac. prof vol.13 no.2 São Paulo dez. 2012

HOOLEY, T.; SULTANA, R. THOSEN, R. Por que uma abordagem focada na justiça social para orientação profissional e de carreira é importante na época de coronavírus 2020

MACHADO, K.,S; GIONGO, C.R. e MENDES, J.M.R. Terceirização e Precarização do Trabalho: uma questão de sofrimento social. Rev. psicol. polít. [online]. 2016, vol.16, n.36, pp. 227-240. ISSN 1519-549X.
RIBEIRO, M. A; UVALDO, M.C.C. Frank Parsons: trajetória do pioneiro da orientação vocacional, profissional e de carreira. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 8, n. 1, p. 19-31, jun. 2007
RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 1 e 2): Perspectivas históricas e enfoques teóricos clássicos e modernos. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011
RIBEIRO, M. A. & ALMEIDA, M. C. C. G. (2019). A socio-constructionist career counseling model grounded in the intersectionality of gender, class and race/ethnicity. In Maree, K. (ed.), Handbook of innovative career counselling (pp. 597-613). New York NY: Springer.
SILVA, F. F; PAIVA, V. S. F.; RIBEIRO, M. A. Career construction and reduction of psychosocial vulnerability: Intercultural career guidance based on Southern epistemologies. Journal of National Institute for Career Education and Counselling, v. 36, p. 46-53, 2016.



Módulo 2- Prática Supervisionada I

Docentes: Débora Amaral Audi
Marcelo Labaki Agostinho
Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Sonia Regina Piola Luque
Profs. convidados

Objetivos:
1- Proporcionar ao aluno possibilidade de realizar entrevistas diagnósticas com as mais diversas faixas etárias;
2- Proporcionar experiências de atendimento individual em Orientação Profissional ;
3- Oferecer supervisão dos atendimentos possibilitando a relação teoria-prática, desenvolvendo as competências do aluno para atender adolescentes em processo de escolha.

Horário: Sextas-feiras das 10h30 às 12h30

Os alunos serão divididos em 4 grupos de supervisão. Cada grupo será coordenado por um dos docentes.
Estão previstas para este módulo três horas semanais para atendimentos em horário a ser combinado.

Programa:
1-Realizar triagens (entrevistas diagnósticas);
2- Atendimentos individuais supervisionados;
3-Discussões e leituras pertinentes ao(s) atendimento(s) realizados.

Método:
Atividades didáticas : Os alunos serão divididos em grupos para aulas teóricas e supervisão de casos
Atividades do aluno: atendimento(s) individual(is) no Serviço de Orientação Profissional do Instituto de Psicologia da USP ( SOP-USP), participação no grupo de supervisão.

Avaliação:
Critérios: participação no grupo de supervisão, elaboração dos relatórios de atendimento.
Critérios de recuperação: trabalho cujo tema será escolhido pelo docente responsável.

Bibliografia
BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
FONÇATTI, G O. S. Contribuições acerca da orientação profissional e de carreira com adultos em situação de trabalho precário. 2016. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social) - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.
FONÇATTI, G.; MALKI, Y.; CERNEV, R.A. F.; LIMA, M.E.B.; ALMEIDA, M.C.G.C. de; AUDI, D.A, UVALDO, M. da C.C. . Aconselhamento de base psicanalítica a universitários: a estratégia do diagnóstico interventivo-operativo. In: Lima, G. A. M.; Garcia, M.L. D. de; Uvaldo, M.C. U. (Orgs.). Orientação Profissional e Psicanálise: o olhar clínico São Paulo: Vetor editora,2018

LEHMAN, Y. P. O processo de Orientação Profissional como um holding na adolescência. In CATAFESTA, I. F. M. org. D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo. São Paulo, Instituto de Psicologia da USP, 1996.
LEVENFUS, R. S.; Soares, D. H. P. (Org.). Orientação Vocacional Ocupacional. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LIMA,G.A.M; UVALDO M.C.C; DIAS, M.L. (orgs) Orientação Profissional &Psicanálise. São Paulo: Vetor editora, 2018
RIBEIRO, M. A.; UVALDO, M. C. C.; FONÇATTI, G.; AUDI, D. A.; AGOSTINHO, M. L.; MALKI, Y. Ser adolescente no século XXI. In: Rosane Schotgues Levenfus. (Org.). Orientação vocacional e de carreira em contextos clínicos e educativos. 1ª ed. Porto Alegre- RS: Artmed, 2015, v. 1, p. 13-24



Módulo 3 – Orientação Profissional clínica


Docentes: Prof. Marcelo Afonso Ribeiro
Maria da Conceição Coropos Uvaldo


Objetivos:
1- Dar ao aluno subsídios teóricos que embasem o atendimento clínico individual e em grupo;
2- Desenvolver a capacidade diagnóstica dos alunos.

Horário: Sextas-feiras das 14h00 às 16h00

Programa:
a- Contribuições da Psicanálise à Orientação
b- A estratégia clínica de Rodolfo Bohoslavsky
c- O diagnóstico e a entrevista em Orientação Profissional
d- O processo de Orientação Profissional em uma abordagem psicanalítica
e- As contribuições da teoria Winnicottiana
f- Introdução geral às teorias de grupo
g- O grupo operativo de Pichón-Riviere
h- A proposta de Orientação Profissional em grupo
i- As concepções psicanalíticas de Kaes

Método:
Atividades Didáticas : aulas expositivas, seminários e palestras com profissionais convidados.

Avaliação:
Critérios : avaliação continuada a partir de atividades propostas em classe.

Norma de recuperação : Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável

Bibliografia.
BOHOSLAVSKY, R. Orientação Vocacional – a estratégia clínica. Trad. José Maria Valeye Bojart. São Paulo: Martins Fontes, 1982.
BOHOSLAVSKY, R. Vocacional - teoria, técnica e ideologia. São Paulo: Cortez, 1983.
BOHOSLAVSKY, R. Primeira aula do curso sobre Orientação Vocacional. In: LABOR-USP, 2001 p. 21-50.
CARVALHO, M. M. M. J. Orientação Profissional em grupo – teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy, 1995.
CASTANHO,P.C.G Da associação livre aos objetos mediadores em grupo : o processo associativo ( e o tempo psíquico) no contato com objetos. In anais 17° Congresso Brasileiro de Psicodrama . FEBRAP –Águas de Lindoia (2010)
LEHMAN, Y. P. O processo de Orientação Profissional como um holding na adolescência. In CATAFESTA, I. F. M. (org.) D. W. Winnicott na Universidade de São Paulo. São Paulo, Instituto de Psicologia da USP, 1996.
LEHMAN, Y.P.; RIBEIRO, M. A.; UVALDO, M.C.C.; SILVA, F.F. Enfoque psicodinâmico para Group Career Counseling: Uma experiência brasileira de 40 anos.
LEHMAN, Y.P ; PEZZO, M.A . Orientação Profissional como processo afetivi-cognitivo integrador In: Lima,G.A.M; Uvaldo, M.C.C; Dias, M.L. (orgs) Orientação Profissional &Psicanálise. São Paulo: Vetor editora ,2018, p. 127-139
LIMA,G.A.M; UVALDO M.C.C; DIAS, M.L. (orgs) Orientação Profissional &Psicanálise. São Paulo: Vetor editora, 2018
MOURA., M. L. O papel da Orientação Profissional Clínica na trajetória de vida no trabalho: Reflexões a partir da análise da narrativa de ex-orientandos . (Tese de Doutorado). Instituto de Psicologia da USP, São Paulo,2021
MOURA, M. L. A Orientação Profissional na estratégia clínica de R. Bohoslavsky e seus desdobramentos . In: Lima,G.A.M; Uvaldo, M.C.C; Dias, M.L. (orgs) Orientação Profissional &Psicanálise. São Paulo: Vetor editora,2018, p.25-52
PICHON-RIVIÉRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 2): Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011. v. 1. 220 p.


Módulo 4 - Prática Supervisionada II

Docentes: Débora Amaral Audi
Marcelo Labaki Agostinho
Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Sonia Regina Piola Luque
Profs. convidados

Objetivos:
a- Vivência didática – proporcionar ao aluno uma reflexão sobre a sua própria carreira;
b- Apresentar ao aluno estratégias de atendimento em Orientação Profissional;
c- Acompanhar e supervisionar atendimento individual do aluno .


Horário: Sextas-feiras das 16h00 às 18h00

Programa:
1- Atividades de integração e de sensibilização para as questões da Orientação Profissional e de Carreira em grupo;
2- Apresentar dispositivos grupais utilizados em Orientação Profissional e de Carreira;
3- Supervisão dos atendimentos em grupo realizados pelos alunos em duplas.

Método:
Atividades Didáticas : atividades vivenciais, aulas expositivas

Avaliação:
Critérios : trabalho em grupo partir de atividades propostas em classe.

Norma de recuperação : Realização de trabalho dissertativo sobre tema a ser definido pelo docente responsável

Bibliografia
CARVALHO, M. M. M. J. Orientação Profissional em grupo – teoria e técnica. Campinas: Editorial Psy, 1995.

CASTANHO,P.C.G Da associação livre aos objetos mediadores em grupo : o processo associativo ( e o tempo psíquico) no contato com objetos. In anais 17° Congresso Brasileiro de Psicodrama . FEBRAP –Águas de Lindoia (2010)
FONÇATTI, G., GALAFASSi, C., AUDI, D., ISQUERDO, D., UVALDO, M. C. C., RINDEIKA, M.,OLIVEIRA, O. (2016). Oficina de Orientação Profissional: construindo estratégias de intervenção para Feira de profissões. Revista Brasileira de Orientação Profissional, 17(1), 103-113.

LEHMAN, Y.P ; PEZZO, M.A . Orientação Profissional como processo afetivi-cognitivo integrador In: Lima,G.A.M; Uvaldo, M.C.C; Dias, M.L. (orgs) Orientação Profissional &Psicanálise. São Paulo: Vetor editora ,2018, p. 127-139
LIMA, G.A.M; UVALDO M.C.C; DIAS, M.L. (orgs) Orientação Profissional &Psicanálise. São Paulo: Vetor editora, 2018
PICHON-RIVIÉRE, E. O processo grupal. São Paulo: Martins Fontes, 1983.
RIBEIRO, M. A. (Org.); MELO-SILVA, L.L. (Org.). Compêndio de Orientação Profissional e de Carreira (Vol. 2): Enfoques teóricos contemporâneos e modelos de intervenção. 1. ed. São Paulo-SP: Vetor, 2011. v. 1. 220 p.
UVALDO, M. C. C. Impacto das mudanças no mundo do trabalho sobre a subjetividade: em busca de um modelo de orientação profissional para adultos. São Paulo, 2002, 175p. Dissertação (Mestrado). Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo.

Carga Horária:

240 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 16
 
Ministrantes: Débora Amaral Audi
Marcelo Afonso Ribeiro
Marcelo Lábaki Agostinho
Maria da Conceição Coropos Uvaldo
Sonia Regina Pereira Piola Luque


 
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