Atividade

123248 - Paulo Freire: Teoria e Práxis

Período da turma: 07/03/2024 a 20/06/2024

Selecione um horário para exibir no calendário:
 
 
Descrição: Temas das aulas:

Atualidade e universalidade do pensamento de Paulo Freire.

Levantamento sobre as referências ao pensamento e à práxis de Paulo Freire, análise da extensão e comunicação.

A organização da pesquisa a partir do pensamento freiriano- Abordagem Metodológica: Investigação Temática, Metodologia Dialógica, Tramas Conceituais e Pesquisa Participante.

Paulo Freire e os movimentos sociais: o caráter educativo das memórias e da práxis de coletivos sociais que se opõe as diferentes formas de opressão.

A presença do pensamento freiriano na articulação: escola e territórios, conscientização e transformação social para um outro desenvolvimento.

Bibliografia:

Principais obras de Paulo Freire
1. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1967.
2. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974.
3. Cartas à Guiné-Bissau. São Paulo, Paz e Terra, 1978.
4. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981.
5. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982.
6. A educação na cidade. São Paulo, Cortez, 1991.
7. Pedagogia da esperança. São Paulo, Paz e Terra, 1992.
8. Professora sim, tia não. São Paulo, Olho d'Água, 1993.
9. À sombra desta mangueira. São Paulo, Olho d'Água, 1995.
10. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997.
11. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000
12. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo, UNESP, 2001.

Algumas obras sobre Paulo Freire

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo, Arte & Ciência, 1998.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular. São Paulo, Ática, 1982.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues (editor). O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense,
1981.
FREIRE, Ana Maria Araújo. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo, UNESP,
2000.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villas das Letras,
2006
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo, Scipione, 1989.
---------- Um legado de esperança. São Paulo, Cortez, 2001.
REVISTA Educação: História da Pedagogia: “Paulo Freire”, v.4, dez 2010.
SAUL, Ana Maria (org.). Paulo Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São
Paulo, Articulação Universidade/Escola, 2000.
SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas.
João Pessoa, Editora Universitária, 1999.
TORRES, Rosa Maria. Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo, Loyola,
1987.

Carga Horária:

60 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 24
 
Ministrantes: Sonia Maria Portella Kruppa


 
 voltar

Créditos
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP