123248 - Paulo Freire: Teoria e Práxis |
Período da turma: | 07/03/2024 a 20/06/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Temas das aulas:
Atualidade e universalidade do pensamento de Paulo Freire. Levantamento sobre as referências ao pensamento e à práxis de Paulo Freire, análise da extensão e comunicação. A organização da pesquisa a partir do pensamento freiriano- Abordagem Metodológica: Investigação Temática, Metodologia Dialógica, Tramas Conceituais e Pesquisa Participante. Paulo Freire e os movimentos sociais: o caráter educativo das memórias e da práxis de coletivos sociais que se opõe as diferentes formas de opressão. A presença do pensamento freiriano na articulação: escola e territórios, conscientização e transformação social para um outro desenvolvimento. Bibliografia: Principais obras de Paulo Freire 1. Educação como prática da liberdade. Rio, Paz e Terra, 1967. 2. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1974. 3. Cartas à Guiné-Bissau. São Paulo, Paz e Terra, 1978. 4. Educação e mudança. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1981. 5. A importância do ato de ler. São Paulo, Cortez, 1982. 6. A educação na cidade. São Paulo, Cortez, 1991. 7. Pedagogia da esperança. São Paulo, Paz e Terra, 1992. 8. Professora sim, tia não. São Paulo, Olho d'Água, 1993. 9. À sombra desta mangueira. São Paulo, Olho d'Água, 1995. 10. Pedagogia da autonomia. São Paulo, Paz e Terra, 1997. 11. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo, UNESP, 2000 12. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo, UNESP, 2001. Algumas obras sobre Paulo Freire BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. São Paulo, Arte & Ciência, 1998. BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular. São Paulo, Ática, 1982. BRANDÃO, Carlos Rodrigues (editor). O que é método Paulo Freire. São Paulo, Brasiliense, 1981. FREIRE, Ana Maria Araújo. A pedagogia da libertação em Paulo Freire. São Paulo, UNESP, 2000. FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. Indaiatuba: Villas das Letras, 2006 GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo, Scipione, 1989. ---------- Um legado de esperança. São Paulo, Cortez, 2001. REVISTA Educação: História da Pedagogia: “Paulo Freire”, v.4, dez 2010. SAUL, Ana Maria (org.). Paulo Freire e a formação de educadores: múltiplos olhares. São Paulo, Articulação Universidade/Escola, 2000. SCOCUGLIA, Afonso Celso. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa, Editora Universitária, 1999. TORRES, Rosa Maria. Educação Popular: um encontro com Paulo Freire. São Paulo, Loyola, 1987. |
||||
Carga Horária: |
60 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 24 | ||||
Ministrantes: |
Sonia Maria Portella Kruppa |
![]() |
Créditos © 1999 - 2025 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |