Atividade

123217 - Módulo - Fundamentos da Neurociência

Período da turma: 16/10/2024 a 28/05/2025

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Descrição: Módulo - Fundamentos da Neurociência

Introdução às Bases Neurobiológicas da Aprendizagem
Definição e importância das bases neurobiológicas da aprendizagem. Estrutura e funcionamento do sistema nervoso. Neuroplasticidade e seu papel na aprendizagem.
Bibliografia
COSTA, et al. Entendendo o Funcionamento do Cérebro ao Longo da Vida. Rio Grande do Sul: EdiPUCRS, 2022.
GENOVA, Lisa. Memória: A ciência da lembrança e a arte do esquecimento. Traduzido por Camila von Holdefer. 1ª edição. Brasil: HarperCollins, 2021.
LENT, Robert. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais da neurociência. São Paulo: Atheneu, 3ª edição, 2022.

Neurociência e aprendizagem I
Processos cognitivos envolvidos na aprendizagem. Sinapses, neurotransmissores e a comunicação neural. Importância da motivação e do engajamento na aprendizagem.
Bibliografia
PASQUALI, Luiz. Os Processos Cognitivos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
QUEIROZ, W., Martins, E. P., Melo, V. S., GODIM, D. G. N., & TEIXEIRA, H. J. B. Análise do processo cognitivo e suas implicações didáticas no ensino. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 6(12), p. 188-206, 2020. Disponível em Acesso em: 23 fev 2024.
SILVA, Letícia Alves da. A relevância da afetividade para o processo cognitivo. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 08, Vol. 05, pp. 25-39, 2022. Disponível em Acesso em: 20 mar 2023.

Fatores que influenciam na aprendizagem
Fatores genéticos e ambientais na formação do cérebro. Impacto do estresse, sono e nutrição na aprendizagem. Aprendizagem ao longo da vida e envelhecimento cognitivo.
Bibliografia
CUNHA, R. S. et al. O QUE FACILITA E DIFICULTA A APRENDIZAGEM? A PERSPETIVA DE ADOLESCENTES. Psicologia em Estudo, v. 25, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/847WmgY3kpdx4JxMtvsKzXD/#. Acesso em 10 jan. 2024.
SILVA, Ana Márcia de Sousa; RÊGO, Liliana Corrêa; SOUZA, Maria Natividade Moura de; LEAL, Andreia Aparecida Silva Donadon; ALMEIDA, Mara Lúcia de; PICHINI, Cynthia; RAUPP, Barbara; CÔRTES, Jonival Ferreira; GIRÃO, Pauliane Ibiapina Fernandes; GIRÃO, Mauro Vinicius Dutra. Rendimento escolar e fatores que interferem na aprendizagem de estudantes do 9º ano de escolas de tempo integral do Recife/PE. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 7, 28 de fevereiro de 2023. Disponível em:https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/7/rendimento-escolar-e-fatores-que-interferem-na-aprendizagem-de-estudantes-do-9-ano-de-escolas-de-tempo-integral-do-recifepe. Acesso em 06 jan. 2024.
SOUZA, Joniery Rubim de; SILVA, Ariana de Oliveira Vital da. Fatores que interferem no processo de ensino e aprendizagem. Research, Society and Development, v. 10, n. 6, e29210616071, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/16071/14159/203506. Acesso em 20 nov. 2023.

Neurociência e aprendizagem II: aplicação em sala de aula
Estratégias pedagógicas baseadas nas bases neurobiológicas da aprendizagem. Como criar um ambiente de sala de aula favorável ao cérebro. Estudos de caso e exemplos de atividades práticas.
Bibliografia
CARDOSO, Marcélia Amorim; QUEIROZ, Samanta Lacerda. As contribuições da neurociência para a educação e a formação de professores: um diálogo necessário. Cadernos da Pedagogia, v. 12, n. 24, p. 30-47, Jan/Jun 2019. Disponível em: https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/download/1238/432. Acesso em 28 jan. 2024.
COSTA, Raquel Lima Silva. Neurociência e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 28, e280010, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/ZPmWbM6n7JN5vbfj8hfbyfK/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 12 fev. 2023.
WILLINGHAM, D. T. Por que os alunos não gostam da escola? Respostas da ciência cognitiva para tornar a sala de aula atrativa e efetiva. 2 ed. Porto Alegre, Artmed, 2022.


Introdução às Funções Executivas
Habilidades cognitivas superiores responsáveis pelo planejamento, organização, autorregulação e resolução de problemas. Panorama das funções executivas. Definição e componentes das funções executivas. Bases neurobiológicas das funções executivas. Importância das funções executivas no contexto educacional.
Bibliografia
CORIGLIANO, Debora. Funções Executivas. Taubaté: Unità, 2022.
KANDEL, E. R. et al. Princípios de Neurociências. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2023.
MARQUES, Ana Paula Pissarra; AMARAL, Alison Vanessa Morroni; PANTANO, Telma. Treino de funções executivas e aprendizado. 2ª edição. Editora Manole Saúde, 2022

Estratégias de Intervenção e Desenvolvimento das Funções Executivas
Desenvolvimento das funções executivas ao longo da vida. Avaliação das funções executivas em crianças e adolescentes. Intervenções para o desenvolvimento das funções executivas. Estratégias para promover o treinamento das funções executivas em ambientes educacionais. Adaptações curriculares e práticas pedagógicas. Análise e discussão de casos práticos relacionados à avaliação e a estratégias pedagógicas para o desenvolvimento das funções executivas.
Bibliografia
CORIGLIANO, Debora. Funções Executivas. 1. ed. Unità, 2022.
DIAS, N. M.; MECCA, T. P. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva - Memória de Trabalho. 1. ed. São Paulo: Memnon, 2019.
MARQUES, A. P. P.; AMARAL, A. V. M.; PANTANO, T. Treino de Funções Executivas e Aprendizado. 2. ed. São Paulo: Manole Saúde, 2022.

Memória e Aprendizagem: Fundamentos e Aplicações
Fundamentos teóricos e práticos da aprendizagem e memória. Processos cognitivos envolvidos na aquisição, retenção e recuperação de informações, com ênfase na aplicação educacional. Estratégias para aprimorar a aprendizagem e otimizar a memória em diferentes contextos, considerando aspectos neuropsicológicos e pedagógicos.Metodologias de ensino baseadas na teoria da aprendizagem e memória. Materiais educacionais que promovam a retenção de conteúdo. Uso de tecnologias e recursos para aprimorar a aprendizagem e memória.
Bibliografia
DA SILVA, J. P.; DO NASCIMENTO, A. C. S. A relação entre a memória de trabalho e a aprendizagem escolar – considerações e proposições / The relationship between working memory and school learning - considerations and propositions. Brazilian Journal of Health Review, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 11680–11691, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/30416. Acesso em 13 mai. 2023.
GOMIDES, L. F.; LAZZARONI, J. H. D. G.; CUPERTINO, M. D. C.; FILHO, I. B. M. R.; NOGUEIRA, R. S.; DIAS JÚNIOR, S. V.; CARVALHO, V. M. M. D.; BARRETO, L. B.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Meditação, Memória e Aprendizagem: Estudos Neurobiológicos. Revista Neurociências, [S. l.], v. 29, p. 1–37, 2021. DOI: 10.34024/rnc.2021.v29.10871. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/10871. Acesso em 20 mar. 2023.
TIEPPO, C. Uma Viagem Pelo Cérebro. 1. ed. São Paulo: Conectomus, 2019.


Neurociência do Sono
Ciclos do sono: fases e características. Importância do sono para o funcionamento cognitivo. Distúrbios do sono e suas consequências na aprendizagem. Bases neurobiológicas do sono e aprendizagem. Impacto do sono na consolidação da memória. Efeitos do sono insuficiente no desempenho escolar. Hábitos e rotinas que favorecem um sono de qualidade. Intervenções para melhorar a higiene do sono em crianças e adolescentes. Importância da conscientização sobre a influência do sono na aprendizagem. Incorporação de práticas que considerem o sono na rotina escolar. Reflexões éticas sobre a promoção do sono saudável entre os alunos.
Bibliografia
PEREIRA, B. B.; ALCÂNTARA, C. et al. Tenho um Aluno com Transtorno do Sono: e Agora?. São Paulo: ARTESÃ EDITORA, 2021.
RIBEIRO, Sidarta. O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho/Sidarta Ribeiro. 1a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, T. L. B. .; LIRA, A. L. e; VIANA, G. R. .; PICINATO-PIROLA, M.; CORRÊA, C. de C. . O impacto da qualidade do sono na memória em escolares. Revista Neurociências, [S. l.], v. 30, p. 1–19, 2022. DOI: 10.34024/rnc.2022.v30.14435. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/14435. Acesso em 15 mar. 2023.

Introdução a Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem
Definição de dificuldades e transtornos de aprendizagem. Distinção entre dificuldades comuns de aprendizagem e transtornos específicos. Bases neurobiológicas e genéticas dos transtornos de aprendizagem. Sinais precoces de dificuldades de aprendizagem.
Processos e ferramentas de avaliação. Importância da avaliação multidisciplinar. Práticas pedagógicas inclusivas e adaptações curriculares. Desenvolvimento de recursos e estratégias de apoio para alunos com dificuldades. Análise de casos.
Bibliografia
CHIARELLO, Mariluce Paolazi. Dificuldades e transtornos da aprendizagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 04, Ed. 04, Vol. 04, pp. 102-120, abril de 2019. ISSN: 2448-0959. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/dificuldades-e-transtornos. Acesso em: 28 fev. 2023.
FARIAS, Elizabeth Regina Streisky de; GRACINO, Elisa Ribas. Dificuldades e Distúrbios de Aprendizagem [livro eletrônico]. Curitiba: InterSaberes, 2019. (Série Panoramas da Psicopedagogia).
HUDSON, Diana. Dificuldades Específicas de Aprendizagem: ideias práticas para trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, Tdah, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.

Transtornos do Desenvolvimento e Neurociência para Aprendizagem
Influência de fatores genéticos e ambientais no neurodesenvolvimento. Características do TEA e sua heterogeneidade. Bases neurobiológicas do autismo. Estratégias de intervenção pedagógica baseadas em neurociência. Bases neurobiológicas do TDAH.
Diferentes subtipos de TDAH e suas manifestações. Abordagens de intervenção pedagógicas. Abordagens educacionais personalizadas. Colaboração entre profissionais de saúde e educação.
Bibliografia
BENCZIK, E. B. P. et al. TDAH Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade: Desafios, Possibilidades e Perspectivas Interdisciplinares. 1. ed. São Paulo: ARTESÃ EDITORA, 2020.
CAVACO, Nora. Autismo o que precisamos saber: caderno de apoio teórico e prático. Rio de Janeiro: Wak editora, 2020.
VYGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. Edição padrão. 10. reimpressão. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

Estratégias para a Promoção de Aprendizagem de Estudantes Dentro do Espectro Autista
Definição e Características do Autismo. Características principais do TEA. Desmistificação de concepções errôneas relacionadas ao Autismo. Identificação de sinais precoces e comportamentos associados ao Autismo. Adaptações curriculares e Planos de Ensino Individualizados (PEI). Comunicação e interação. Gerenciamento de sala de aula. Manejo comportamental. Parceria com famílias e colaboração com profissionais de apoio.
Bibliografia
BARBOSA, Karina Pereira; PERES, Cristiane Pereira; PRZYLEPA, Mariclei. O trabalho pedagógico do professor de apoio na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. Revista Educação Especial em Debate, v. 5, n. 9, p. 131-148, jan./jun., 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/31597. Acesso em: 15 fev. 2023.
CAMARGO, Síglia Pimentel Höher; SILVA, Gabrielle Lenz da; CRESPO, Renata Oliveira; OLIVEIRA, Calleb Rangel de; MAGALHÃES, Suelen Lessa. Desafios no processo de escolarização de crianças com autismo no contexto inclusivo: diretrizes para formação continuada na perspectiva dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 36, p. 1-22, jul. 2020.
CARVALHO, K. S. Estratégias Pedagógicas para Facilitar a Aprendizagem de Estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Humana Res, v. 1, n. 2, ISSN: 2675-3901, p. 20-29, jan. a jul. 2020. Disponível em: https://revistahumanares.uespi.br/index.php/HumanaRes/article/download/37/46. Acesso em: 12 fev. 2023.

Superdotação e Altas Habilidades
Características e identificação de alunos superdotados. Desafios e estratégias para atender às necessidades educacionais dos alunos superdotados. Estímulo ao potencial criativo e intelectual.Adaptações curriculares e Planos de Ensino Individualizados (PEI). Gerenciamento de sala de aula. Parceria com famílias e colaboração com profissionais de apoio.
Bibliografia
GONÇALVES, P.; STOLTZ, T. Altas Habilidades ou Superdotação - Teorias, Identificação, Avaliação e Atendimento na Escola e na Família. Curitiba: Juruá Editora, 2022.
PISKE, F. H. R. Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) - Identificação, Mitos e Atendimento. Prefácio realizado pela Professora Emérita Jean Sunde Peterson. 1. ed. Curitiba: Juruá Editora, 2021.
RONDINI, C. A.; REIS, V. L. Altas Habilidades/Superdotação: Instrumentais para Identificação e Atendimento do Estudante Dentro e Fora da Sala de Aula Comum. 1. ed. São Paulo: CRV, 2021.


Neurociência e Consciência Fonológica
Fundamentos da Consciência Fonológica. Definição de consciência fonológica e sua importância na aprendizagem da leitura e escrita. Componentes da consciência fonológica: segmentação, identificação, manipulação e análise de fonemas. Bases neurocientíficas relacionadas à consciência fonológica. Variações no desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de diferentes idades. Estratégias para avaliar a consciência fonológica em diferentes grupos etários. Adaptação de atividades para promover a consciência fonológica em diferentes níveis educacionais. Jogos e atividades lúdicas para promover a segmentação de fonemas. Exercícios de identificação e manipulação de fonemas. Integração de atividades de consciência fonológica no currículo escolar. Identificação de dificuldades na consciência fonológica. Abordagens e estratégias de intervenção para alunos com dificuldades específicas. Colaboração entre profissionais da educação para promover a consciência fonológica.
B MELLO, A. P. B.; SUDBRACK, E. M. A BNCC e a Consciência Fonológica: Aportes para a Leitura e a Escrita. São Paulo: CRV, 2020.
MORAIS, A. G. Consciência Fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização. São Paulo: Autêntica, 2019.
SEABRA, A. G.; CAPOVILLA, F. C. Alfabetização: Método Fônico. 6. ed. atualizada. São Paulo: Memnon, 2022.ibliografia

Fundamentos da Linguagem e Desenvolvimento
Desenvolvimento Linguístico na Infância. Compreensão das fases críticas e marcos do desenvolvimento da linguagem. Estruturas Cerebrais Relacionadas à Linguagem. Análise das áreas do cérebro envolvidas na compreensão e produção da linguagem. Plasticidade Neural e Aprendizagem. Conexões entre Linguagem e Funções Cognitivas. Linguagem e Desenvolvimento Socioemocional. Atividades Práticas para Estimular a Linguagem em Sala de Aula. Estratégias diferenciadas para apoiar alunos com desafios específicos na linguagem.
Bibliografia
CERUTTI-RIZATTI, Mary Elizabeth. A língua no desenvolvimento humano: a escola e a criança. Rev. Exitus, Santarém, v. 10, e020093, 2020. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-94602020000100013&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 23 fev. 2023.
DAINEZ, D. et al.. Cada Criança é uma: Histórias de Desenvolvimento e Aquisição da Linguagem. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 28, p. e0152, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/XSLGTGjw4byBC9yLsc6pbxz/#. Acesso em: 15 fev. 2023.
GUEDES, Danieli Ferreira; NETO, João Coelho; BLANCO, Marília Bazan. Percurso investigativo de um curso de capacitação para professores com o uso de recurso tecnológico na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 33, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X41874. Acesso em: 15 fev. 2023.

Identificação de Dificuldades na Aquisição da Linguagem Oral
Sinais de alerta para possíveis dificuldades na aquisição da linguagem. Estratégias para identificar e avaliar problemas na linguagem em contextos educacionais. Intervenções precoces para apoio às crianças com dificuldades na linguagem oral. Estratégias pedagógicas para promover o desenvolvimento da linguagem oral na sala de aula. Atividades lúdicas e recursos didáticos para estimular a comunicação oral.
Bibliografia
HUDSON, D. Dificuldades Específicas de Aprendizagem: Ideias Práticas para Trabalhar com Dislexia, Discalculia, Disgrafia, Dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger e TOC. Traduzido por G. Summa. 1. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.
MARCELO, Claudia Mara; LOPES, Mario Marcos. Dificuldades de desenvolvimento da linguagem oral e escrita de portadores do transtorno do processamento auditivo central. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 23, nº 47, 5 de dezembro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/47/dificuldades-de-desenvolvimento-da-linguagem-oral-e-escrita-de-portadores-do-transtorno-do-processamento-auditivo-central. Acesso em: 10 fev. 2024.
OLIVEIRA, L. A. G.; BRANCO, V. The development of children’s oral language in national scientific productions: an integrative systematic review. SciELO Preprints, 2023. Disponível em: https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/6252. Acesso em: 15 fev. 2024.

Conceitos Fundamentais de Disgrafia e de Disortografia
Definição e Características dos Transtornos de Escrita. Exploração dos conceitos-chave e diferenciação entre disgrafia e disortografia. Bases Neurocientíficas dos Transtornos de Escrita. Compreensão das áreas cerebrais envolvidas e suas relações com a escrita. Sinais Precoces de Disgrafia e Disortografia. Estratégias para Avaliação Inicial em Sala de Aula. Identificação de sinais de disgrafia e disortografia. Adaptações Curriculares para Alunos com Transtornos de Escrita. Impacto psicossocial e estratégias de suporte. Orientações para envolver os pais no processo de apoio aos alunos.
Bibliografia
BAILER, C.; TOMITCH, L. M. B. Leitura no Cérebro: Processos no Nível da Palavra e da Sentença. Cadernos de Tradução, v. 40, n. spe2, p. 149–184, set. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ct/a/JGGYsmhk7388TPrkrPSM4YC/#. Acesso em: 12 fev. 2023.

HUDSON, D. Dificuldades específicas de aprendizagem: ideias práticas para se trabalhar com: dislexia, discalculia, disgrafia, dispraxia, TDAH, TEA, Síndrome de Asperger, TOC; tradução de Guilherme Summa. Petrópolis: Vozes, 2019.
RODRÍGUEZ, I. T. R. Indicadores de Disortografia e Disgrafia Apráxica: Impacto no Desempenho Acadêmico. São Paulo: Edições Nosso, 2023.

Conceitos Fundamentais de Dislexia
Compreensão dos fundamentos da dislexia e sua manifestação no contexto escolar. Aspectos Neurobiológicos da Dislexia. Exploração das bases cerebrais relacionadas à dislexia. Indicadores que podem alertar para a presença da dislexia. Estratégias práticas para identificação e encaminhamento para profissionais especializados. Práticas Pedagógicas Inclusivas. Adaptações Curriculares para Alunos com Dislexia. Uso de Tecnologias Assistivas na Educação de Disléxicos Suporte Socioemocional e Parceria com Pais para envolver os pais no processo de apoio aos alunos.
Bibliografia
CARDOSO, Marcélia Amorim; FREITAS, Ana Carolina Abi-Chacra de Campos. Dislexia: apontamentos e reflexões. Revista Educação Pública, v. 19, nº 29, 12 de novembro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/29/dislexia-apontamentos-e-reflexoes. Acesso em: 15 jan. 2023.
CORDÈIRO, A.; LIPE, A. C.; PARAGUAY, C.; et al. Dislexia: Possibilidades de Aprendizagem e Diálogo na Escola. Editora APMC, eBook Kindle, 2023.
REID, J. G.; GAVIN REID. Dislexia, Avaliação e Diferenças de Aprendizagem. São Paulo: M.Books, 2022.

Neurociência e Aprendizagem Matemática
Neuropsicopedagogia aplicada à aprendizagem matemática. Relação entre funções cognitivas e habilidades aritméticas. Identificação de dificuldades específicas na aritmética. Estudo de caso. Avaliação neuropsicopedagógica em matemática. Adaptações curriculares baseadas nos resultados da avaliação.
Bibliografia
CAETANO, Cíntia. Relatório de avaliação neuropsicopedagógica- RAN: da anamnese à devolutiva / Cíntia Caetano. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.
JÚNIOR, Elias Araújo da Silva. Neurociência e o ensino da Matemática: uma Revisão Bibliográfica. 2021. 52 F. Trabalho de conclusão de curso - Graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará, Campus de Castanhal. Pará 2021.
MORAIS, Edvaldo Alves de; CARDOSO, Fabrício Bruno; LOPES, Lígia Serrano. Avaliação das Habilidades Preditoras Matemáticas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão integrativa da literatura. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v.7.n.10. out. 2021. ISSN - 2675 – 3375. 2021.Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/3159. Acesso em: 12 fev. 2023

Considerações sobre Discalculia
O que é Discalculia: Definições e Características. Exploração das manifestações da discalculia e suas implicações na aprendizagem matemática. Análise das bases cerebrais envolvidas em dificuldades específicas em matemática.Sinais Precoces e Estratégias de Identificação. Importância da colaboração interdisciplinar para o diagnóstico e intervenção. Estratégias Pedagógicas para Apoiar Alunos com Discalculia. Estratégias para adaptar o ensino de matemática às necessidades dos alunos com discalculia. Tecnologias Assistivas e Recursos Didáticos. Apoio Socioemocional para Alunos com Discalculia
Bibliografia
ALMEIDA, F. A. A Inclusão dos Alunos com Discalculia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. In: Psicopedagogia Clínica e Institucional: Teorias e Práticas. Editora Científica Digital, 2022.
AVILA, L.A.B. Avaliação e intervenções psicopedagógicas em crianças com indícios de Discalculia. Porto Alegre, 2017. (Dissertação de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS, 2017.
FONSECA, L. Didática da Matemática e Neurociência Cognitiva: Elementos para uma Articulação em Favor da Aprendizagem Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2019.
SILVA, Maria Auxiliadora Rodrigues da. Discalculia: Identificar Para Intervir. 6°. ed. Maceió:

Fundamentos do processamento visual
Definição e importância do processamento visual. Bases neurobiológicas do sistema visual. Teorias do processamento visual na aprendizagem.
Bibliografia
DIAS, N. M.; MECCA, T. P. Avaliação Neuropsicológica Cognitiva - Memória de Trabalho. São Paulo: Memnon, 2019.
FIORE, Adriana dos Santos. A relação do processamento visual e processamento temporal em crianças com dificuldade de leitura e escrita. Dissertação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
GARCIA, A. C. O. et al.. Association between auditory temporal and visual processing in reading skill. Revista CEFAC, v. 21, n. 5, p. e6119, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rcefac/a/HFWr9hxQDrhyNkyzZFSm6bF/?lang=en. Acesso em: 12 mar. 2023.

Adaptação Curricular e Tecnologias Assistivas para Compreensão Visual
Desenvolvimento da percepção visual em crianças. Estratégias de ensino para aprimorar a compreensão visual. Uso de recursos visuais: gráficos, mapas, e vídeos educativos. Adaptações curriculares para alunos com dificuldades visuais. Tecnologias assistivas para apoio visual. Desenvolvimento de materiais visuais inclusivos. Integração de recursos visuais em práticas pedagógicas.
Bibliografia
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, 07 de julho de 2015. 85 v.5 n.1 2019.
MARTINS, L. A. R.; SILVA, L. G. S. Educação Especial e Inclusiva: Reflexões, Pesquisa, Práticas e Formação de Professores. São Paulo: Appris Editora, 2023.
SOUZA, N. N. Educação Infantil na Perspectiva da Inclusão: Reflexões para Novas Ações. São Paulo: CRV, 2020

Introdução ao Processamento Auditivo
Definição e importância do processamento auditivo. Bases neurobiológicas do sistema auditivo. Teorias do processamento auditivo na aprendizagem.
Bibliografia
FELIPETTO, L. C.; BURLE, N. L. O.; et al. Tenho um Aluno com Transtorno de Processamento Auditivo (TPAC): e Agora? São Paulo: Artesã Editora, 2023.
SARTORI, A. A. T. K.; DELECRODE, C. R.; CARDOSO, A. C. V. Processamento auditivo (central) em escolares das séries iniciais de alfabetização. CoDAS, v. 31, n. 1, p. e20170237, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/kMVsLcJTZKnfxqJHWmjQDbr/. Acesso em 12 abr. 2023.
SCHETTINI, R. C.; ROCHA, T. C. M.; ALMEIDA, Z. L. D. M. Distúrbio do Processamento Auditivo. O que É? São Paulo: Book Toy, 2020.


Adaptação Curricular e Tecnologias Assistivas para Estudantes com Perda Auditiva
Desenvolvimento da percepção auditiva em crianças. Estratégias de ensino para aprimorar a compreensão auditiva. Uso de recursos auditivos: áudios, podcasts, e dinâmicas sonoras. Adaptações curriculares para alunos com dificuldades auditivas. Tecnologias assistivas para apoio auditivo. Desenvolvimento de materiais auditivos inclusivos. Integração de recursos auditivos em práticas pedagógicas. Avaliação do aprendizado por meio de elementos auditivos.
Bibliografia
GUERRA, S. M. Pedagogia das Diferenças: Reflexões Sobre Direitos Humanos e Inclusão Escolar. São Paulo: Appris, 2023.
Carvalho, Wilma Pinheiro de; Benício, Edgard Ricardo. O uso das tecnologias assistivas no processo de ensino e aprendizagem de estudantes deficientes auditivos. Trabalho de Conclusão de Curso, Instituto Federal Goiano, Campus Avançado de Hidrolândia- Polo Aparecida de Goiânia, 2022
SANTOS, S. S. dos; SANTOS, M. S. dos; LOURINHO, L. A. Desordem do Processamento Auditivo Central e Dificuldade de Aprendizagem na Perspectiva da Psicopedagogia. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/345839744_Desordem_do_processamento_auditivo_central_e_dificuldade_de_aprendizagem_na_perspectiva_da_psicopedagogia. Acesso em 12 jun. 2023.

Fundamentos e Avaliação do Desenvolvimento Psicomotor
Definição e importância do desenvolvimento psicomotor. Teorias do desenvolvimento motor infantil. Relação entre o desenvolvimento psicomotor e o processo educacional.Principais marcos do desenvolvimento motor na infância. Definição e importância da avaliação psicomotora. Relação entre a avaliação psicomotora e a aprendizagem.Atividades práticas para estimular o desenvolvimento motor. Integração de atividades psicomotoras ao currículo escolar. Adaptações curriculares para atender às diferentes habilidades motoras dos alunos.
Bibliografia
CUNHA, Ediane Faustino da; SILVA, Vanusa Maria Gomes Napoleão; MATTOS, Samuel Miranda. Instrumentos de avaliação do desenvolvimento psicomotor em crianças no Brasil: um protocolo de revisão de escopo. Research, Society and Development, v. 11, n. 12, e27111234209, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/download/34209/28802/381839. Acesso em: 20 jan. 2023.
FONSECA, V. Manual de Observação Psicomotora. Significação Psiconeurológica. 3. ed. São Paulo: Wak, 2022.
LEITE, C. R. Psicomotricidade Relacional e Suas Implicações na Educação Inclusiva. São Paulo: InterSaberes, 2019. 

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

123 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 600
 
Ministrantes: Adriana Ribeiro Tavares
Anna Karolina Miranda Oliveira
Camila Barbosa Riccardi Leon
Cristiane de Carvalho Pinto
Edwiges Maria Morato
Felipe Beijamini
Luis Carlos de Menezes
Marcelo Fernandes da Costa
Renata Barbosa Vicente


 
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