Atividade

123216 - Módulo - Educação de Qualidade Social

Período da turma: 04/06/2025 a 22/10/2025

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Descrição: Detalhamento

Fundamentos da Educação com Qualidade Social
Definição e conceitos-chave.Importância da educação com qualidade social para o desenvolvimento da sociedade. Conexão entre qualidade educacional, inclusão e diversidade. Estratégias para promover a inclusão de todos os alunos. Práticas inclusivas em sala de aula. Estratégias para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Metodologias Ativas e Personalização do Ensino. Estratégias para personalizar o ensino de acordo com as necessidades individuais. Integração de tecnologias educacionais de forma responsável. Educação ética e formação de cidadãos responsáveis. Integração de práticas sustentáveis na educação.
Bibliografia
BARROS, I. N.; CHAHINI, T. H. C. Educação Inter/Multicultural: Saberes e Práticas Docentes. São Paulo: Appris Editora, 2022.
FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 53. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
SANTOS, Emina; CABRAL, Vivian de Lima. Educação com qualidade: um debate para além de atual. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 109-122, jan./mai. 2019. Disponível em: http://www.esforce.org.br. Acesso em: 20 jan. 2023.

Fundamentos da Educação Inclusiva: Aspectos Legais e Éticos
Conceitos e princípios da educação inclusiva.Legislação e políticas educacionais para a inclusão. Desafios e benefícios da diversidade na sala de aula. Contextualização da importância da inclusão educacional. Legislação brasileira sobre inclusão e acessibilidade.
Estratégias para promover a inclusão de alunos com deficiência.Aspectos legais relacionados ao atendimento de alunos com transtornos.Identificação e compreensão das dificuldades de aprendizagem. Abordagem pedagógica para superar desafios de aprendizagem. Aspectos Éticos na Educação Inclusiva. Ética no tratamento de alunos com necessidades especiais. Respeito à diversidade e valorização da individualidade.
Promoção de um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
Bibliografia
FALCÃO, G. M. B. Educação Especial Inclusiva e Formação de Professores: Contribuições Teóricas e Práticas. São Paulo: Appris Editora, 2020.
FALCÃO, G. M. B.; BATISTA, Leticia Alves; CARDOSO, Maykon Dhones de Oliveira. Educação Inclusiva: desafios e percepções na contemporaneidade. Revista Educação Pública, v. 20, nº 44, 17 de novembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/44/educacao-inclusiva-desafios-e-percepcoes-na-contemporaneidade. Acesso em: 15 dez. 2023.
MELO, Elciane Francisca Bezerra Reges de. A perspectiva da educação inclusiva na sociedade, dentro e fora da escola. Trabalho apresentado à Universidade Federal Rural de Pernambuco, como requisito para a conclusão do Curso de Graduação em Licenciatura em Pedagogia da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia, 2020.

Prevenção e Combate ao Bullying e Ciberbullying na Educação Básica
Definições de bullying e ciberbullying. Contextualização do impacto desses comportamentos na educação básica. Estatísticas e dados relevantes sobre a prevalência do bullying. Tipos e Formas de Bullying e ciberbullying. Estudos de casos para ilustrar situações comuns. Reconhecimento dos sinais de alerta. Análise das consequências emocionais, psicológicas e acadêmicas do bullying. Discussão sobre o impacto na cultura escolar e no desempenho acadêmico. Identificação de grupos mais vulneráveis. Estratégias de Prevenção e Intervenção. Desenvolvimento de práticas pedagógicas que promovem a empatia e a inclusão. Implementação de estratégias de prevenção, como campanhas educativas e palestras. Procedimentos eficazes de intervenção em casos de bullying. Ciberbullying e Uso Responsável da Tecnologia. Compreensão do ciberbullying e suas características. Discussão sobre o papel das redes sociais e da tecnologia na disseminação do bullying. Promoção de comportamentos responsáveis online e offline.
Bibliografia
FANTE, C.; PRUDENTE, N. M. Bullying em Debate. Edição padrão. São Paulo: Editora Paulinas, 2015.
PIRES, J.; TESSARO, M.; PEDRON, M. Estratégias de Prevenção do Bullying Escolar: Relato de Intervenção com Crianças do Ensino Fundamental I. In: Publicação Contínua, v. 32, n. 65, 2022. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/15690. Acesso em: 22 mai. 2023.
RIBEIRO, N. A. Cyberbullying: Práticas e Consequências da Violência Virtual na Escola. São Paulo: Editora Juspodivm, 2019.

Cultura de Paz e Comunicação Não Violenta (CNV)
Importância da cultura de paz no contexto educacional. Estratégias para promover a paz e a resolução pacífica de conflitos. Construção de relações saudáveis e de colaboração.Aplicação da CNV na prática docente e na gestão de sala de aula. Uso de tecnologias para a promoção da comunicação não violenta. Utilização de plataformas virtuais para a construção de diálogos construtivos.
Bibliografia
ALMEIDA, R. B. de. A Importância do Estudo das Linguagens para a Comunicação Não Violenta. RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, [S. l.], v. 5, n. 4, 2019. DOI: 10.23899/relacult.v5i4.1304. Disponível em: https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1304. Acesso em: 01 jan. 2023.
ROSENBERG, M. B. Comunicação Não Violenta - Nova Edição: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais. Edição padrão. São Paulo: Editora Ágora, 2021.
SALLES FILHO, N. A. Cultura de Paz e Educação para a Paz: Olhares a partir da Complexidade. Edição padrão. São Paulo: Papirus Editora, 2019.
TESSARO, M.; TREVISOL, M. T. C.; PEREIRA, M. B. F. L. de O.; BERNARDI, F. S. Estratégias de prevenção e manejo do bullying na escola: uma análise sistemática da literatura. Educação, [S. l.], v. 48, n. 1, p. e102/1–24, 2023. DOI: 10.5902/1984644469981. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/69981. Acesso em: 02 jan. 2024.

Fundamentos e Práticas da Educação Antirracista
Conceitos fundamentais sobre racismo e suas manifestações na sociedade e na educação. Identidade racial e multiculturalismo. Contribuições culturais das diferentes etnias para a sociedade brasileira. Contribuições da Lei 11.645/2008 no currículo escolar. Discussão sobre a importância da Lei 10.639/2003 no contexto educacional. Métodos e estratégias para promover uma educação inclusiva e antirracista. Currículo escolar e representatividade étnico-racial. Educação das relações étnico-raciais na sala de aula. Propostas de diálogo intercultural.
Bibliografia
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. O perigo de uma história única. Companhia das Letras, 2019.
FELIPE, Delton Aparecido; FRANÇA, Fabiane Freire. A diversidade na educação escolar: o currículo como artefato cultural. Atos de Pesquisa em Educação, [S.l.], v. 9, n. 1, p. 49-63, jun. 2014. ISSN 1809-0354. Disponível em: . Acesso em:
01 dez. 2023.
RIBEIRO, Djamila. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: 1ª Companhia das Letras, 2019.
SANTOS, P. S. Diversidade na Educação (Série Universitária). Editora Senac São Paulo, 2020.

Conceitos e Fundamentos da Ética na Prática Educativa
Ética profissional e compromissos éticos do professor. Ética, valores e formação moral dos alunos. Responsabilidade social e cultural do professor. Papel do educador na promoção da cidadania e valores éticos. Relação entre ética, autoridade e tomada de decisões na sala de aula.
Bibliografia
CHINGULO, Martinho Gilson Cardoso; SILVA, Adrielen Amancio da; JESUS, Adriana Regina de. A ética e a educação como processo da formação humana. Eutomia, Recife, v. 27, n. 1, p. 221-237, out. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/EUTOMIA/article/view/248483. Acesso 20 abr. 2023
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 74. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.
FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. 15. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2021.

Avaliação e Qualidade do Ensino
Questões fundamentais sobre avaliação: o que avaliar? O que é avaliar? Para que avaliar? Por que avaliar? O que é avaliador? Diversidade e controle. Definição de qualidade na educação. Avaliação externa x avaliação interna. Medida/valor: indícios. Meio x fim. Instrumentos.Conhecimento tácito x conhecimento explícito. Dinâmicas de aprendizagem. Autoria, autoridade, criação e ordem. Papel da avaliação na melhoria da qualidade do ensino.Avaliação formativa versus avaliação somativa. Tipos de instrumentos de avaliação: provas, testes, portfólios. Análise crítica dos resultados e tomada de decisões pedagógicas.
Bibliografia
BENDOMA, M. Idade na Escola e Resultados Escolares. Edições Nosso Conhecimento,2023
CUSATI, I. C.; GUERRA, M. G. G. V. (Orgs.). Avaliação Educacional: Práticas, Desafios e Perspectivas. 1. ed. São Paulo: Paco Editorial, 2019.
VICENZA, I. Avaliação Educacional: Princípios e Práticas (Educação Inovadora: Estratégias, Desafios e Soluções na Pedagogia). 2023. Disponível em formato Ebook Kindle.

Ética e Equidade na Avaliação
Aspectos éticos na avaliação educacional. Equidade e justiça na avaliação: considerações sobre diversidade e inclusão. Estratégias para promover uma avaliação mais justa e inclusiva.
Bibliografia
BRANDALISE, M. A. T. Avaliação Educacional: Interfaces de Conceitos, Termos e Perspectivas. 1.ª ed. 2020.
VASQUES, Rosane Fátima; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Igualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares. Roteiro, Joaçaba, v. 45, e23882, jan. 2020. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592020000100522&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 22 fev. 2023.
LUCKESI, C. Avaliação em Educação: Questões Epistemológicas e Práticas. 2.ª reimpressão ed. São Paulo: Cortez, 2021.
VASQUES, Rosane Fátima; SILVA, Roberto Rafael Dias da. Igualdade de oportunidades e acesso a conhecimentos relevantes: estudo sobre a equidade nas políticas curriculares. Roteiro, Joaçaba, v. 45, e23882, jan. 2020. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-60592020000100522&lng=pt&nrm=iso. Acesso em 22 fev. 2023.

Competências Socioemocionais na Educação
Conceitos e importância das habilidades socioemocionais para a aprendizagem. Modelos e teorias que embasam as competências socioemocionais. Relação entre emoções, comportamento e aprendizagem. Mudanças neurobiológicas características da adolescência. Como essas mudanças impactam o comportamento e as emoções. Importância da Neuropsicopedagogia para Educadores. Identificação e cultivo de habilidades como empatia, resiliência e autocontrole. Estratégias para lidar com as flutuações de humor. Influência das Emoções no Comportamento Escolar. Estratégias para Engajamento Emocional. Gestão de Conflitos e Desafios Comportamentais. Promoção de uma cultura de respeito e empatia. Criação de um Ambiente Emocionalmente Seguro. Estratégias para promover a expressão saudável das emoções. Estratégias para promover a inteligência emocional e a autorregulação dos estudantes. Práticas para o fortalecimento das relações interpessoais e resolução de conflitos.
Bibliografia
CAVALCANTI, C. C. Aprendizagem Socioemocional com Metodologias Ativas: Um Guia para Educadores. 1.ª ed. 2023. São Paulo: Saraiva Uni, 2022.
DELL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Habilidades Sociais e Desenvolvimento Socioemocional na Escola. 1.ª ed. São Paulo: EdUFSCar, 2022.
MARQUES, A. F. A. Educação Emocional para Professores: Conhecendo as Informações para Ensinar e Aprender Melhor. 1.ª ed. São Paulo: Appris Editora, 2023.
SOUZA, Joelson Carvalho et al. A influência das emoções no aprendizado de escolares. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, p. 382-403, 2020.

Projeto de Vida
Definição e importância do projeto de vida. Relação entre projeto de vida e desenvolvimento integral dos alunos. Reflexão sobre a influência do ambiente escolar no projeto de vida dos estudantes. Metodologias para abordar o projeto de vida em sala de aula. Estratégias pedagógicas para estimular a reflexão sobre metas e aspirações. Projetos interdisciplinares que incorporam o desenvolvimento do projeto de vida. Abordagem de temas transversais relacionados ao projeto de vida. Técnicas de escuta ativa para compreender as necessidades e aspirações dos alunos.Escolhas acadêmicas e profissionais. O papel do educador como orientador e facilitador. Importância das habilidades socioemocionais para o sucesso do projeto de vida. Estratégias para promover a autoconsciência, empatia e habilidades de tomada de decisão. Projetos que integram o desenvolvimento socioemocional ao projeto de vida. Elaboração de atividades práticas para a implementação do projeto de vida na sala de aula. Métodos de avaliação do progresso e impacto do projeto de vida. Construção de parcerias com a comunidade e envolvimento dos responsáveis.
Bibliografia
ANTUNES, Q. P.; FERNANDES, G. N. A.; LEMOS, S. M. A. Aspectos comportamentais e motivação para aprender: um estudo com adolescentes do ensino fundamental. CoDAS, v. 34, n. 5, p. e20210119, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/codas/a/4QDRgWLyyngj38pSjYtYJjj/. Acesso em 20 abr. 2023.
ARAUJO, U. F.; ARANTES, V.; PINHEIRO, V. Projetos de Vida: Fundamentos Psicológicos, Éticos e Práticas Educacionais. São Paulo: Summus Editorial, 2020
TARTUCE, G. L. B. P.; SOUZA, L. B. de; ALMEIDA, P. A. Projeto de vida: como pesquisadores da área da Psicologia e da Educação abordam essa categoria?. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 17, p. e6187038, 2023. DOI: 10.14244/198271996187. Disponível em: http://doi.org/10.14244/198271996187. Acesso em: 20 ago. 2023.

Fundamentos de Saúde na Educação
Conceitos de saúde e bem-estar na perspectiva escolar. Papel do professor na promoção da saúde dos alunos. Importância da educação em saúde na prevenção de comportamentos de risco. Educação para o autocuidado: higiene, alimentação saudável e atividades físicas. Promoção do bem-estar emocional e mental dos estudantes. Desenvolvimento de hábitos saudáveis e sustentáveis
Bibliografia
FIALHO, L. M. F. Escola Promotora de Saúde: Qual a Sua Proposta? Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, v. 24, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/revistainstrumento/issue/view/1631. Acesso em: 20 nov 2023
FUMAGALLI, L. M. R.; VARGAS, V. C.; SANTOS, T. L.; ILHA, P. V. Promoção da Saúde no Ambiente Escolar: Uma Revisão Sistemática. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 13, n. 3, pp. 184-200, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/28841. Acesso em 10 dez 2023.
RUTKE, Thays Cristina Berwig; ROMAN, Arlete Regina; MATTER, Priscila Da Silva; FALEIRO, Camila Pereira. Educação em saúde: Higienização pessoal na perspectiva de escolares. In: Anais do Congresso Salão do Conhecimento, 2019.

Prevenção de Comportamentos de Risco
Identificação e análise de comportamentos de risco entre os estudantes. Estratégias de prevenção: bullying, uso de drogas, violência, entre outros. Abordagem pedagógica e diálogo aberto sobre esses temas.
Bibliografia
BARBIERI, B. C.; SANTOS, N. E.; AVELINO, W. F. Violência Escolar: Uma Percepção Social. Revista Educação Pública, 2021.
FARIA, D. F.; FERNANDES, C. H.; NUNES, S. S. Violência Escolar e Bullying, 2023. Disponível em: https://www.unifal-mg.edu.br/portal/2023/04/06/violencia-escolar-e-bullying/. Acesso em 12 jan 2024.
MARINHO, I. da C.; VIDAL, E. M.; VIEIRA, S. L. A violência nas escolas brasileiras: reflexões a partir dos dados do Saeb 2013 e 2017. Revista Eletrônica de Educação, [S. l.], v. 16, p. e5336030, 2022. Disponível em: https://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/5336. Acesso em 27 jun 2023.

Sustentabilidade e Educação Ambiental
Definição de sustentabilidade e seus pilares. Importância da educação ambiental na formação dos estudantes. Conexão entre sustentabilidade, cidadania e qualidade social na educação. Desafios Ambientais Contemporâneos. Consequências das ações humanas no meio ambiente. A relação entre desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. Metodologias ativas e interativas para abordar a educação ambiental. Projetos interdisciplinares e práticas de ensino que promovem a sustentabilidade.Ferramentas tecnológicas para apoiar a educação ambiental. A importância da gestão escolar sustentável. Implementação de práticas sustentáveis na escola. Envolvimento da comunidade escolar em iniciativas sustentáveis. Estratégias de avaliação do aprendizado em sustentabilidade.Desenvolvimento de planos de ação para implementar práticas sustentáveis na escola. Reflexão sobre a integração contínua da sustentabilidade na educação básica.
Bibliografia
DIAS, G. F.; SALGADO, S. Educação Ambiental, Princípios e Práticas. Editora Gaia, 2022.
SANTOS, Joana. Sustentabilidade na Educação Básica: Desafios e Possibilidades. Educação Sustentável, v. 4, n. 2, p. 45-60, 2019. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/download/2678/1639/13183. Acesso em 12 jan, 2023.
REZENDE, F. F. Sustentabilidade e Educação Ambiental: Processos Culturais em Comunidade. Appris Editora, 2022.

Teorias e Abordagens do Brincar na Educação
Conceito e importância do brincar no desenvolvimento infantil. Teorias e abordagens que fundamentam o brincar na educação. Papel do professor na promoção do brincar na escola. Tipos de brincadeiras e seu impacto no desenvolvimento cognitivo, emocional e social. Brincar e aprendizagem: relação entre o brincar e a construção do conhecimento. Atividades lúdicas como facilitadoras do desenvolvimento infantil.
Bibliografia
BRITES, L. Brincar é Fundamental: Como Entender o Neurodesenvolvimento e Resgatar a Importância do Brincar Durante a Primeira Infância. Editora Gente, 2020.
COSTA E SILVA, T. A. da; PIRES JUNIOR, A. R. Brincar, jogar e aprender: Práticas que inspiram o educador e facilitam a aprendizagem. Editora Vozes, 2020.
SILVA, J. P. da. A Importância do Brincar na Educação Infantil. Maceió, 2020. Disponível em: https://www.repositorio.ufal.br/bitstream/riufal/7804/1/A%20import%C3%A2ncia%20do%20brincar%20na%20educa%C3%A7%C3%A3o%20infantil.pdf. Acesso em 23 mai, 2022.

Liderança Pedagógica
Conceitos e modelos de liderança aplicados à educação. Papel do líder pedagógico na gestão da sala de aula e na promoção do aprendizado. Desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação. Situações práticas de liderança pedagógica.
Bibliografia
GOMES, Mário Henrique; SANTOS, Henrique Filipe. Liderar a Educação Escolar: desenvolvimento de conhecimentos e competências de lideranças nas escolas. Editora Científica Digital, junho de 2023.
GONÇALVES, Valdirene Luiz. Gestão educacional: os desafios de atuação no cotidiano escolar. Revista Tópicos Educacionais, vol. 25, núm. 2, pp. 49-67, 2019. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6727/672770960004/html/. Acesso em 13 ago 2023
SEFTON, A. P.; GALLINI, M. E. Gestão educacional transformadora: Guia sobre intraempreendedorismo, estratégia e inovação. CRV, 2020.


Gestão Eficaz de Sala de Aula
Estratégias para estabelecer um ambiente de aprendizagem positivo e inclusivo. Gerenciamento de comportamentos desafiadores e diversidade na sala de aula.Uso de recursos e tecnologias para aprimorar a gestão de classe.
Bibliografia
OLIVEIRA, E. S.; NASCIMENTO-E-SILVA, D. Gestão de sala de aula: Processo de ensino-aprendizagem eficiente e eficaz em um curso de extensão profissional. Revista Estudos e Pesquisas em Administração, [S. l.], v. 5, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/repad/article/view/11342. Acesso em 13 ago 2023.
SILVA, Jacqueline Rayanne da. Gestão escolar enquanto mediação: a dimensão pedagógica da gestão, implicações no ensino e aprendizagem. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade ABC, São Paulo.
SOUZA, Kátia Alves de; SILVA, Stanley Plácido da Rosa. Considerações sobre a gestão democrática na educação pública: uma análise sobre a produção acadêmica no Brasil entre 2009 e 2018. Ensaios Pedagógicos (Sorocaba), v. 4, n. 1, p. 58-66, jan.-abr. 2020.

Transversalidade e Interdisciplinaridade no Currículo da Educação Básica
Fundamentos conceituais: epistemologia, interculturalidade e pensamento complexo; Definição de transversalidade e interdisciplinaridade. Contextualização histórica e legislativa no contexto da Educação Básica. Importância da abordagem transversal e interdisciplinar para a formação integral. Estratégias de planejamento para integrar a transversalidade e interdisciplinaridade. Alinhamento com as diretrizes curriculares nacionais. Avaliação de aprendizagem sob a perspectiva interdisciplinar. Identificação e superação de desafios na implementação da transversalidade e interdisciplinaridade. Reflexão sobre a cultura organizacional e resistências. Abordagem da transversalidade em diferentes disciplinas. Projetos fundamentados em aprendizagem baseada em problemas (ABP) em perspectiva transdisciplinar.
Bibliografia
ESCALANTE, Roberta Kolling; VORPAGEL, Eduarda Laís. Contribuições da transversalidade e da interculturalidade na formação de professores: um relato de experiência a partir da Residência Pedagógica. In: Anais do II Encontro de Debates sobre Trabalho, Educação e Currículo Integrado, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/enteci/article/view/11562. Acesso em 16 jul 2022.
FÉLIX, Wanilly Do Nascimento et al.. Interdisciplinaridade e leitura no contexto escolar. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60837. Acesso em 15 mai 2023
PYKOCZ, Danielle; BENITES, Larissa Cerignoni. Integração do currículo: contextualização e temas transversais. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 16, n. 36, p. 1073-1089, set./dez. 2022. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde. Acesso em 28 ago 2023.

Metodologias para Desenvolvimento de Projetos
Estruturação e planejamento de projetos empreendedores. Ferramentas e técnicas de ideação e prototipagem. Fomento à criatividade e resolução de problemas.
Bibliografia
BRESCHIZZA, Rafaela Magalhães França; TOLEDO PEREIRA, Danielle. Aprendizagem Baseada em Projetos: Planejamento e Aplicação. Freitas Bastos, 2022.
KUZMA, Cesar. Manual de Projetos de Ação Social: Metodologias para o Desenvolvimento Social. Curitiba: Appris, 2019.
QUEIROZ NETO, José Pinheiro de; VASCONCELOS, Juliana Sales. ABPI – Aprendizagem Baseada em Projetos Interdisciplinares: formando alunos autônomos. Curitiba: Appris, 2021.

Implementação e Gestão de Projetos
Execução de projetos empreendedores dentro e fora da sala de aula. Gestão de recursos, prazos e desafios. Parcerias com a comunidade e outras instituições para projetos de impacto.
Bibliografia
CASTRO, Paulo Ferreira de. Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora: Uma Abordagem Teórico-Prática. Petrópolis: Vozes, 2020.
MOTA, Jordana Luzia Barbosa; COSTA, Arlindo. Educar pela pesquisa: contribuições dos projetos pedagógicos no processo ensino-aprendizagem. Brazilian Applied Science Review, Curitiba, v.6, n.6, p. 1433-1449, nov./dec., 2022. Disponível em:https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BASR/article/download/53773/39918. Acesso em 16 jan 2024.
SOUZA, José Clécio Silva de; SANTOS, Décio Oliveira dos; SANTOS, Josineide B. dos. Os projetos pedagógicos como recurso de ensino. Revista Educação Pública, v. 20, nº 40, 20 de outubro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/40/os-projetos-pedagogicos-como-recurso-de-ensino. Acesso em 18 abr 2023.

Modelagem e Práticas de Aprendizagem Ativa
Definição e princípios da aprendizagem ativa. Comparação com métodos tradicionais de ensino. Benefícios da abordagem ativa para os estudantes. Abordagem da atuação docente como mediador. Alinhamento institucional para a promoção da Aprendizagem Ativa Aprendizagem significativa. Adaptação de modelos para os diferentes contextos educativos. Alinhamento de objetivos de aprendizagem por meio de Metodologias Ativas. Avaliação Formativa na Aprendizagem Ativa. Feedback contínuo e participação dos alunos.
Bibliografia
CARDOSO, Silvia Helena; SILVA, Elisa Maria da. Aprendizagem Ativa: Estratégias para o Ensino Ativo e a Aprendizagem Colaborativa. Pearson, 2019.
OLIVEIRA, Fernando. Modelagem da Aprendizagem Ativa na Educação Básica: Desafios e Oportunidades. Educação e Inovação, v. 7, n. 1, 2020, p. 25-38. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7722229/mod_resource/content/1/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf. Acesso em 12 ago 2023.
SEFTON, Ana Paula; GALINI, Marcos Evandro. Metodologias Ativas: Desenvolvendo Aulas Ativas para uma Aprendizagem Significativa. Freitas Bastos, 2022.

Oficina de Metodologias Ativas para Aprendizagem
Contextualização sobre a importância das metodologias ativas. Conceito, estrutura e planejamento de atividades como sala de aula invertida, rotação por estações, diário de bordo, mapas conceituais, diário de bordo, dentre outros). Compartilhamento e discussão. Dinâmica de grupo: Aplicação de técnicas de aprendizagem cooperativa. Estudo de Caso Interativo. Trabalho em grupos para análise e resolução. Plenária sobre as soluções propostas. Estratégias para a incorporação e avaliação contínua de metodologias ativas na prática educativa.
Bibliografia
ARRUDA, Carla Rosane Paz; BORSOI, Aline Tecchio; FERRETTI, Fátima. Metodologia da problematização: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências crítico-reflexivas em contextos curriculares tradicionais. Teoria e Prática da Educação, Porto Alegre, v. 42, n. 3, p. 486-495, 2019. Disponível em:COSTA, Gercimar Martins Cabral; AZEVEDO, Gilson Xavier de. Metodologias Ativas: Novas Tendências para Potencializar o Processo de Ensino Aprendizagem. In: Escrita acadêmica e produção de conhecimento no ensino superior: um desafio para todas as áreas, v. 6, n. 2, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagepadle/article/view/3795>. Acesso em 13 dez. 2023.
MONTEIRO, Patrícia; CHAMON, Edna; SANTANA, Leonor; RIBEIRO, Joana; ARANHA, Mariana; TAJRA, Sanmya (Compilador). Metodologias Ativas e as Tecnologias Educacionais: Conceitos e Práticas. São Paulo: Alta Books, 2021.

Letramento Digital como Direito
Definição de letramento digital. Importância do letramento digital como um direito educacional.Identificação dos desafios e oportunidades ao integrar aplicativos educacionais. Ética online, segurança digital e o papel do professor.Práticas pedagógicas com aplicativos para integração do letramento digital. Aplicativos para criação de livros digitais e para colaboração online. Aplicativos para avaliações interativas. Estratégias para promover a inclusão digital na sala de aula. Aplicativos para incentivar apresentações em vídeo. Planejamento e Avaliação do Letramento Digital.
Bibliografia
CAMARGO, Ricardo Zagallo; LIMA, Manolita Correia; TORINI, Danilo Martins. Educação, mídia e internet: desafios e possibilidades a partir do conceito de letramento digital. Rev. bras. psicodrama, São Paulo , v. 27, n. 1, p. 106-116, jun. 2019 . Disponível em . Acesso em 22 fev. 2023.
GERASCH, Larissa; HEINEN, Alana Lehmen; DOMINGOS, Ana Cláudia Munari. O letramento digital e suas contribuições na Educação Básica. Revista Estudos Aplicados em Educação, v. 7, n. 14, 2022. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/8828. Acesso em 28 jul 2023.
RIBEIRO, Ana Elisa Ferreira. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, Maceió, v. 12, p. 446-460, dez. 2020. ISSN 2175-6600. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 14 jan. 2023.  


Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

103 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 600
 
Ministrantes: Gino Terentim Junior
José Manuel Moran Costas
Luis Carlos de Menezes
Marcia Azevedo Coelho
Nilson Jose Machado
Raylla Pereira de Andrade
Rosebelly Nunes Marques
Tizuko Morchida Kishimoto
Vivian Batista da Silva


 
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