Atividade

123215 - Módulo - Competências Essenciais da Educação Básica

Período da turma: 29/10/2025 a 13/05/2026

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Descrição: Detalhamento

Fundamentos do Letramento Matemático
Conceitos e definições de letramento matemático. Importância do letramento matemático para o desenvolvimento dos alunos. Relação entre habilidades matemáticas e o mundo real.
Bibliografia
MAIA, Madeline G. B.; BRIÃO, Gabriela . Alfabetização matemática: perspectivas atuais. São Paulo: CRV, 2020.
SILVA, Carla Mariana Rocha Brittes da. (RE)PENSAR O LETRAMENTO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA COLABORATIVA COM PROFESSORES.. In: Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais...São Paulo(SP) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ebrapem2022/560659-(RE)PENSAR-O-LETRAMENTO-MATEMATICO--UMA-PROPOSTA-COLABORATIVA-COM-PROFESSORES. Acesso em 24 mai 2023
_______. Conceito (s) de numeramento e relações com o letramento. In: LOPES, Celi Espasadin; NACARATO, Adair Mendes. (Orgs.). Educação Matemática, Leitura e Escrita: armadilhas, utopias e realidade. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2009.
SILVA, Mônica Machado da. A ABORDAGEM DE LETRAMENTO MATEMÁTICO NA BNCC.. In: Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais...São Paulo(SP) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ebrapem2022/556854-A-ABORDAGEM-DE-LETRAMENTO-MATEMATICO-NA-BNCC. Acesso em: 22 fev 2023.

Conteúdos e Metodologias para o Ensino da Matemática
Estratégias de ensino para números e operações. Abordagens para o ensino de geometria e medidas. Trabalho com dados e probabilidade no contexto escolar de forma interdisciplinar.
Bibliografia
CURVO, Evaleis Fátima. O ensino aprendizagem da matemática através das metodologias ativas. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano. 07, Ed. 09, Vol. 08, pp. 227-240, 2022. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/matematica/aprendizagem-da-matematica. Acesso em: 14 abr 2023.
FETTER, Bruno Tumelero. A MATEMÁTICA ESCOLAR NA SOCIEDADE TECNOLÓGICA: UMA POSSIBILIDADE DE EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA.. In: Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais...São Paulo(SP) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ebrapem2022/544839-A-MATEMATICA-ESCOLAR-NA-SOCIEDADE-TECNOLOGICA--UMA-POSSIBILIDADE-DE-EDUCACAO-PARA-A-CIDADANIA. Acesso em 22 mai 2023
OLIVEIRA, Camila Rezende; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Anderson Oramisio. Metodologias ativas e o ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Valore, Volta Redonda, v. 6 (edição especial), p. 40-54, 2021. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/download/1036/823. Acesso em 12 ago 2023.

Tecnologia e Recursos no Ensino de Matemática
Uso de tecnologias educacionais no ensino de matemática. Jogos, manipulativos e materiais didáticos para o ensino de matemática. Integração de recursos tecnológicos para o aprendizado matemático.
Bibliografia
OLIVEIRA, Edvaldo Ramalho de; CUNHA, Douglas da Silva. O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau. Revista Educação Pública, v. 21, nº 36, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/36/o-uso-da-tecnologia-no-ensino-da-matematica-contribuicoes-do-isoftwarei-geogebra-no-ensino-da-funcao-do-1-grau. Acesso em 12 abr 2022.
SILVA, Andressa Guedes da. APRENDER MATEMÁTICA COM VÍDEOS DIGITAIS NA SALA DE AULA: ESTUDANTES COMO PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE CRIAÇÃO.. In: Anais do XXVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais...São Paulo(SP) On-line, 2022. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/ebrapem2022/561743-APRENDER-MATEMATICA-COM-VIDEOS-DIGITAIS-NA-SALA-DE-AULA--ESTUDANTES-COMO-PROTAGONISTAS-NO-PROCESSO-DE-CRIACAO. Acesso em: 14 mai 2023.
ZANELLA, Lilian; MACHADO, Simone Raquel Casarin; MARCOM, Jacinta Lucia Rizzi. O uso de recursos tecnológicos para o ensino de matemática. Santa Catarina, 2019 Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/bitstream/handle/123456789/1914/Lilian%20Zanella.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 2, set. 2020.

Geometria e Conhecimento: Aplicações na Educação Básica
Fundamentos da obrigatoriedade do ensino de matemática na Educação Básica. Permanência de conteúdos da Matemática. Baixo desempenho em Matemática e suas relações sociais. Matemática e contemporaneidade. Ações e abordagens necessárias para melhorar a educação matemática e criar conexões entre o aprendizado em Matemática e a realidade. Prazer pelo conhecimento matemático. Atividades práticas.
Bibliografia
BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; GARNICA, Antonio Vicente Marafioti. Filosofia da Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2021.
PETRY, Polyanna Possani da Costa et al. A modelagem matemática como uma metodologia investigativa e crítica nas aulas de Matemática. Educação Matemática Debate, v. 4, 2020. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6001/600162805045/html/. Acesso em 14, set. 2022.
D'AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática - Elo entre as tradições e a modernidade. 6ª edição. Editora Autêntica, 2019.

Jogo, Ensino e Aprendizagem
Favorecer o desenvolvimento de competências e habilidades, articulado e no contexto do ensino de conteúdos relativos às disciplinas.Visão teórica e metodológica de Piaget e sua escola, bem como da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem aplicadas ao contexto educacional. Jogos e quebra-cabeças como procedimentos de observação e proposição de problemas. Esquemas procedimentais, simbólicos e operatórios, por sua função de desenvolver o saber, o pensar e o criar oportunidades. Valor dos jogos Equilíbrio, Feche a Caixa, KenKen, Pet Squares, Quarto, Set ou Sudoku na aprendizagem da leitura, escrita, cálculo, uso de tecnologia em sala de aula.
Bibliografia
BARROS, Márcia Graminho Fonseca Braz e; MIRANDA, Jean Carlos; COSTA, Rosa Cristina. Uso de jogos didáticos no processo ensino-aprendizagem. Revista Educação Pública, v. 19, nº 23, 1 de outubro de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/23/uso-de-jogos-didaticos-no-processo-ensino-aprendizagem. Acesso em 20 out. 2020.
BOTELHO, L. Jogos educativos aplicados ao e-learning. Disponível em http://www.elearningbrasil. com.br/news/artigos/artigo_48. asp
COTONHOTO, Larissy Alves; ROSSETTI, Claudia Broetto; MISSAWA, Daniela Dadalto Ambrozine. A importância do jogo e da brincadeira na prática pedagógica. Constr. psicopedag., São Paulo , v. 27, n. 28, p. 37-47, 2019 . Disponível em . Acesso em 12 out. 2020.
SANTOS, Renan André Barbosa dos; ANDRADE, Camila Souza de; JUCÁ, João Marcos Breia; BARRETO, Cristiano da Conceição. A utilização de jogos como ferramenta auxiliar no ensino da Matemática. Revista Educação Pública, v. 21, nº 42, 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/42/a-utilizacao-de-jogos-como-ferramenta-auxiliar-no-ensino-da-matematica. Acesso em 06 fev 2024.

Fundamentos Teóricos, Práticas de Alfabetização e de Letramento
Conceitos fundamentais de alfabetização e letramento. Desenvolvimento da linguagem oral e escrita na infância. Métodos fônicos, silábicos e construtivistas: características e aplicação. Estratégias para identificar dificuldades na alfabetização. A importância do letramento na sociedade contemporânea. Teorias pedagógicas relacionadas à alfabetização e a letramento. Estratégias de avaliação do processo de alfabetização e de letramento.
Bibliografia
ALCANFOR, L. R. Produção, circulação e método de leitura e escrita na Cartilha da infância de Thomaz Galhardo. Revista Brasileira de História da Educação, v. 23, n. 1, p. e260, 2023. Disponível: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/64734. Acesso em 12 fev 2024.
FERNANDES, Joana D’arc Ferreira Moraes et al. Alfabetização e Letramento na Educação Infantil: É Possível? Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 8, n. 09, set. 2022. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/6975. Acesso em: 20 ago. 2023.
FERREIRA, Waleika da Cruz et al. Práticas de Alfabetização na Perspectiva do Letramento. Id on Line Rev. Mult. Psic., Florianópolis, v. 14, n. 49, p. 325-339, fev. 2020. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/download/2336/3616/9424. Acesso em 15 abr. 2023.

Práticas de Letramento e Avaliação
Abordagem do letramento no contexto escolar. Planejamento de atividades que promovam o letramento em diferentes gêneros textuais. Uso de recursos tecnológicos e mídias no ensino do letramento. Adaptação de práticas avaliativas para promover o letramento. Feedback construtivo e intervenções pedagógicas.
Bibliografia
CIRÍACO, Flávia Lima. A leitura e a escrita no professo de alfabetização. Revista Educação Pública, v. 20, nº 4, 28 de janeiro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/4/a-leitura-e-a-escrita-no-processo-de-alfabetizacao. Acesso em 24 abr. 2023.
MACEDO, M. DO S. A. N.. Contribuições Teórico-Metodológicas para a Pesquisa sobre Letramento na Escola, Educação & Realidade, v. 45, n. 2, p. e99897, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DPMG6MLvwsLSBr3CSCs99Tb/?lang=pt#. Acesso em 14 fev. 2022.
SOUZA, Aguida Pereira de; SALVIANO, Joelma da Silva; SOARES, Maria gabriela Sousa; CRUZ, Silvânia maria da Silva Amorim. Letramento escolar: ultrapassando os muros da escola. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 4, 1º de fevereiro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/4/letramento-escolar-ultrapassando-os-muros-da-escola. Acesso em 24 ago. 2023.

Letramento Literário: Teoria e Prática (Poesia)
Definição de letramento literário. Importância do letramento literário na formação do aluno.
Papel do professor no desenvolvimento do letramento literário. Características da poesia.
Elementos específicos da linguagem poética. Técnicas de leitura de poesia. Ferramentas para análise de poemas. Abordagens para ensinar poesia de maneira envolvente. Uso de recursos visuais e tecnológicos. Adaptação de atividades conforme a faixa etária. Planos de aula centrados em poesia. Experiências práticas em sala de aula.
Desafios comuns e propostas de solução. Compartilhamento de experiências e ideias.
Propostas para implementação do conhecimento adquirido.
Bibliografia
COSSON, Rildo; LUCENA, Josete Marinho de. Práticas de letramento literário na escola: propostas para o ensino básico. Editora UFPB, 2022
SILVA, Márcia Andréia de Figueiredo. Letramento Literário e a Prática Escolar. Catolé do Rocha, PB, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação em Letras e Português, Universidade Estadual da Paraíba. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/21651/1/PDF%20-%20M%C3%A1rcia%20Andr%C3%A9ia%20de%20Figueriredo%20Silva.pdf. Acesso em 24 jan. 2020.
SILVA, Paulo Ricardo Moura da. Práticas escolares de letramento literário: Sugestões para leitura literária e produção textual. Editora Vozes, 2022.

Letramento Literário: Teoria e Prática (Prosa)
Definição de letramento literário e suas dimensões. Prosa como uma forma específica de leitura. Relação entre letramento literário e compreensão da prosa. Elementos narrativos e compreensão de leitura. Personagens, enredo e ambiente. Linguagem e estilo na leitura da prosa. Abordagens específicas para a leitura de textos em prosa. Técnicas de interpretação. Estratégias de ensino para abordagem da prosa literária em sala de aula. Exploração de recursos multimídia e outras dinâmicas. Planos de aula, considerando a diversidade de estilos e gêneros. Experiências práticas adaptadas ao perfil da turma.
Bibliografia
ANTUNES, B. O ENSINO DE LITERATURA SEGUNDO ANTONIO CANDIDO. Via Atlântica, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 69-85, 2019. DOI: 10.11606/va.v0i35.151702. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/151702. Acesso em 26 mai 2020.
ARAÚJO, Clebianne Vieira de. A leitura literária como prática integradora na formação técnica de ensino médio: o leitor em suas múltiplas dimensões. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, João Pessoa, 2022.
BISOL, L. V.; RUIS, L. L. P.; PERONDI, M.; DE MOURA, R. L.; MATOS, A. da S. Prática de leitura literária: a formação do sujeito crítico e a mediação docente. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, [S. l.], v. 16, n. 8, p. 11823–11836, 2023. DOI: 10.55905/revconv.16n.8-164. Disponível em: https://ojs.revistacontribuciones.com/ojs/index.php/clcs/article/view/1653. Acesso em 15 jan. 2024.

Pedagogia dos Multiletramentos
Conceito de Multiletramentos. Multissemioses e multimodalidades em diferentes veículos. Relação entre multiletramentos e ensino de línguas na educação Básica. Multiletramentos e ensino de leitura e interpretação de textos não verbais em diferentes disciplinas. Aplicação dos conceitos em planejamento de planos de aula.
Bibliografia
ALEXANDRE FILHO, P.; PERES BERTAGLIA, C.; GARCIA, D. N. de M. DA PEDAGOGIA ÀS PRÁTICAS SOCIAIS: uma breve reflexão sobre a teoria dos multiletramentos. Open Minds International Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 15–22, 2022. DOI: 10.47180/omij.v3i2.160. Disponível em: https://openminds.emnuvens.com.br/openminds/article/view/160. Acesso em 20 abr. 2023.
COSTA, M. A. S.; VIEIRA, M. S. P. Gamificação e jogos educacionais no processo de alfabetização e letramento. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, p. 27743-27762, 2021. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/26593 . Acesso em 24 out. 2022.
MENDES, E. de S. S.; LIMA, S. de C. Pedagogia dos multiletramentos para a aprendizagem de inglês: Avaliação de uma proposta de ensino na escola pública. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 12, n. 2, p. 72–89, 2020. DOI: 10.46230/2674-8266-12-4026. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4026. Acesso em 27 out. 2022

Introdução à Sociolinguística Aplicada à Educação
Conceitos básicos de sociolinguística. Relação entre linguagem e sociedade. Variação linguística e diversidade cultural. Variedades linguísticas: dialetos, registros e variantes sociais. Fatores sociais que influenciam a variação linguística. Processos de mudança linguística.Impacto da sociolinguística no ensino da língua materna. Reflexões sobre práticas educacionais inclusivas. Desenvolvimento de consciência protopolítica para abordagem da Língua em sala de aula.
Bibliografia
ALMEIDA GUIMARÃES, M. A. A pedagogia da variação linguística e a sociolinguística educacional trasladadas ao âmbito do português como língua adicional. Letras de Hoje, [S. l.], v. 58, n. 1, p. e44790, 2023. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/fale/article/view/44790. Acesso em: 12 fev. 2024.
ALVES, Bianca Bruna; DENARDIN, Elisangela Renata Tomaz. A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E A SALA DE AULA: UM PROCESSO DE DESCONSTRUÇÃO DE CONCEITOS E PRECONCEITOS ESTABELECIDOS. Revista de Educação do Vale do Arinos - RELVA, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 61–71, 2019. DOI: 10.30681/relva.v6i1.3767. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/3767. Acesso em: 13 mai. 2021.
BORTONI-RICARDO, S. M.; SILVA, K. A. DA .. SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL: UMA ENTREVISTA COM STELLA MARIS BORTONI-RICARDO. Linguagem em (Dis)curso, v. 22, n. 1, p. 219–231, jan. 2022.
BASES para uma pedagogia da variação linguística. Conferência apresentada por Carlos Alberto Faraco [s.l., s.n.], 2020. 1 vídeo (1h 9 min 15s). Publicado pelo canal da Associação Brasileira de Linguística. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3kS-RHie0Zw&feature=emb_title . Acesso em: 08 maio 2020.


Bilinguismo, Multilinguismo e Plurilinguismo
Definições de bilinguismo, multilinguismo e plurilinguismo Benefícios educacionais e cognitivos. Desafios comuns enfrentados por alunos multilíngues. Aquisição de línguas em contextos multilíngues.Impacto do bilinguismo no desenvolvimento cognitivo.Estratégias para promover o desenvolvimento linguístico saudável. Modificação de materiais e recursos didáticos. Práticas de avaliação inclusivas. A importância da valorização da língua materna. Fomento da interculturalidade no ambiente escolar. Inclusão de práticas de ensino que respeitem e que valorizem a diversidade linguística. Desenvolvimento de atividades que promovam a expressão em diferentes idiomas. Estudo de casos práticos relacionados ao bilinguismo e multilinguismo.Desafios específicos e soluções aplicáveis.
Bibliografia
ALVES RODRIGUES, J.; MARQUES DO NASCIMENTO, A. POLÍTICAS LINGUÍSTICAS NO BRASIL. Revista Coralina (ISSN 2675-1399), v. 2, n. 1, p. 18-33, 2020. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/coralina/article/view/10195. Acesso em 25 set. 2021.
DUTRA, Paula Volkart. O plurilinguismo no sistema global e local das línguas do mundo.. Trabalho de conclusão de curso (Bacharel em Letras) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2019
KRAUSE-LEMKE, Cibele. Translinguagem: Uma Abordagem dos Estudos em Contexto Estrangeiro e Brasileiro. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 3, p. 2071-2101, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tla/a/pWQK3Q5r9bcNQfsnmrFkyGb/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 abr. 2021.

Educação Física, Currículo e Cultura
Definição de Cultura. Currículo da Educação Física como terreno de disputa. Objetivos, métodos de ensino e formas de avaliação na Educação Física. História da Educação Física Escolar. Perspectiva crítica da Educação Física. Educação Física como cultura corporal de movimento. Contribuições dos estudos culturais e do multiculturalismo crítico para a Educação Física. Procedimentos didáticos. Planos de Ensino.
Bibliografia
ALVIANO JUNIOR, Wilson. Currículo Cultural em Educação Física: por uma Cidadania Ética. Revista Entreideias, Salvador, v. 12, n. 1, p. 95-110, jan./abr. 2023. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/download/6689/5746/. Acesso em 20 fev. 2024.
DE ANDRADE, Leonardo Carlos; GARCIA BORGES CARDOSO, Gabriel; SILVA CARNEIRO, Fernando Henrique. Para entender a cultura corporal: uma introdução para estudantes de ensino médio. Motrivivência, [S. l.], v. 35, n. 66, p. 1–22, 2023. DOI: 10.5007/2175-8042.2023.e94901. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/94901. Acesso em 14 jan. 2024.
MARTINY, Luis Eugênio et al. Título do Artigo. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 241-247, set./dez. 2021. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/issue/view/1266. Acesso em 28 jun. 2023.




Ensino de Arte: interdisciplinaridade e interterritorialidade
Função e definição e problematização de interdisciplinaridade. Educação tecnológica: método analítico-sintético de investigação. Sentidos metodológicos de síntese. Categorias interdisciplinares. Currículo alocentricamente integrado. Definição de interterritorialidade, exemplos e práticas.
Bibliografia
ALONSO PEREIRA, A.; DE NOVAES CONCEIÇÃO, A. A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS, v. 28, n. 56, p. 11-29, 2023. Disonível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/16531. Acesso em 11 jan. 2024.
SANTANA, Maria da Conceição Beltrão de; FARIAS, Morgana de Barros. Interdisciplinaridade e Escola: Novos Desafios. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 09, set. 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/download/11398/5078/19955. Acesso em 22 fev. 2024.
SOUZA, Mariana Aranha de; SALGADO, Priscila Aparecida Dias; CHAMON, Edna Maria Querido de Oliveira; FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade e práticas pedagógicas: O que dizem os professores. Revista Portuguesa de Educação, v. 35, n. 1, p. 4-25, 2022. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/374/37471881001/html/. Acesso 13 dez. 2023.

Estudos históricos como exercício de leitura e compreensão de mundo
Consciência histórica como categoria de operação mental. Leitura da realidade. Sujeitos históricos. Relação da História com o conhecimento presente. Conceito de tradição. Tradição como meio de compreensão da realidade. História ùnica e seus vieses. Ensino crítico de textos históricos. Práticas de sala de aula. Planos de ensino.
Bibliografia
REIS, A. S. C.; SILVA, J. P. DA .. Consciência histórica e representações sociais: um estudo acerca das percepções de jovens estudantes sobre o Brasil . Educação e Pesquisa, v. 47, p. e226702, 2021. Disponível: https://www.scielo.br/j/ep/a/3YLvrMgYWY6QD7Rnx893ZLc/#ModalHowcite. Acesso em 17 out. 2022.
SOUZA, Gabriel Costa de. A consciência histórica no processo de aprendizagem da História Local. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro,v. 23, nº 38, 3 de outubro de 2023. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/38/a-consciencia-historica-no-processo-de-aprendizagem-da-historia-local. Acesso em 20 jan. 2024.
TRENNEPOHL, V. L. A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo. História & Ensino, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 37–55, 2020. DOI: 10.5433/2238-3018.2020v26n1p37. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/25845. Acesso em 24 fev. 2023.

Inovação Tecnológica e Metodologias Ativas na Educação do Campo
Educação do campo similitudes e diferenças. Modos de viver e de aprender. Ecologia de saberes. Tecnologias e o mundo do trabalho. Atores envolvidos. Processos de colaboração estabelecidos. Pedagogia de alternância. Metodologias para as necessidades da Educação do Campo.Estudos de caso de iniciativas bem-sucedidas.
Bibliografia
COSTA NETO, Fernando Nascimento. Uso de metodologias ativas e recursos tecnológicos como inovações na Educação Básica. Revista Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 22, nº 36, 27 de setembro de 2022. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/22/36/uso-de-metodologias-ativas-e-recursos-tecnologicos-como-inovacoes-na-educacao-basica. Acesso em 20 ago. 2023.
DAL PIZZOL, Andrieli; SANTINELLO, Jamile; ALVARISTO, Eliziane de Fátima. Uso das tecnologias educativas em escolas do campo. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop/MT/Brasil, v. 10, n. 2, p. 239-254, jul./dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/recs/article/view/8609. Acesso em 20 abr. 2022.
MARQUES, H. R. et al.. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, n. 3, p. 718–741, set. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/C9khps4n4BnGj6ZWkZvBk9z/. Acesso em 22 out. 2022.

Geografia e Transversalidade
Cidade Educadora.Urbanização nos países em desenvolvimento.Influência do território em seus habitantes.Espaço em perspectiva humanista. Passado histórico e territorialidade. Território e diálogo com cenários globais. Natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção.Dimensão cultural e simbólica do espaço. Três espécies do fenômeno da Globalização e outra globalização possível, segundo Milton Santos. Confluência entre o local e o universal a favor de todos. Etnoecologia.
Bibliografia
BRASILEIRO, Francisca Mairla Gomes et al. O O ENSINO DE GEOGRAFIA E OS TEMAS TRANSVERSAIS. REDE - Revista Eletrônica do PRODEMA, Fortaleza, v. 15, n. 2, p. 81-90, jan. 2022. ISSN 1982-5528. Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2023.
CAMPOS (IN MEMORIAN), R. R. de. Interdisciplinaridade, transversalidade e formação de professores. Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade, [S. l.], v. 4, n. 02, p. 356–361, 2022. DOI: 10.46551/rvg2675239520222356361. Disponível em: https://www.periodicos.unimontes.br/index.php/verdegrande/article/view/5963. Acesso em 26 jun. 2023.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção (Volume 1). São Paulo: Edusp,2023.

Ciência na Educação: linguagem, Transversalidade e Práticas
Ciência como linguagem. Ciência como instrumento prático. Ciência como visão de mundo. Projetos e Planos de aula para aulas de Ciências. Ciência na formação integral dos estudantes. Alfabetização científica. Contextualização da ciência no currículo escolar.
Práticas para aprimorar a expressão oral e escrita na ciência. Exploração da ciência como disciplina transversal. Integração de conceitos científicos em diferentes disciplinas. Atividades práticas e experimentação. Elaboração de planos de aula que promovam a exploração científica. Inclusão de atividades experimentais e práticas de campo. Estratégias para avaliação formativa na ciência.
Bibliografia
BRASIL. Ministério da Educação. Temas contemporâneos transversais na BNCC: contexto histórico e pressupostos pedagógicos. Brasília: MEC, 2019. Disponível em: https://cutt.ly/amxLTqd. Acesso em: 17 nov. 2020.
CARDINOT, D. Relações socioculturais e práticas científicas nos processos de institucionalização e profissionalização da ciência no Brasil durante a segunda metade do século XX 2020. Dissertação (Mestrado em Ciência, Tecnologia e Educação) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Rio de Janeiro, 2020.
CARVALHO, M. A. S.; NICOLLI, A. A.; SILVA, J. C. e .; OLIVEIRA, Q. C. de A. Temas Transversais na Educação Básica: o que dizem as pesquisas desenvolvidas de 2017 a 2021?. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, Brasil, v. 11, n. 1, p. e23058, 2023. DOI: 10.26571/reamec.v11i1.15302. Disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/15302. Acesso em 26 jan, 2024.

Abordagem Maker na Educação Básica
Definição e princípios fundamentais da abordagem maker. Importância da aprendizagem mão na massa. Ferramentas e equipamentos maker. Recursos acessíveis para diferentes faixas etárias. Segurança e infraestrutura. Criação de projetos maker alinhados aos currículos. Incentivo à resolução de problemas e à criatividade. Exemplos práticos de atividades hands-on. Abordagem Maker em diferentes disciplinas. Planos de aula integrados. Avaliação de projetos maker. Impacto da Abordagem Maker na aprendizagem dos alunos. Implementação da abordagem maker na prática pedagógica.
Bibliografia
GAVASSA, Regina Célia Fortuna Broti. Educação Maker: Muito mais que papel e cola. Tecnologias, Sociedade e Conhecimento, vol. 7, n. 2, 2020. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tsc/article/download/14851/9883. Acesso em 20 ago. 2023.
LEMONICA, Rodrigo; FERNANDES, Luiza Regina. Maker Space e os alunos empreendedores da sustentabilidade. In: CAMPOS, Flávio R.; BLIKSTEINl, Paulo (Orgs.). Inovações radicais na educação brasileira. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 405-412. Disponível em: https://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/10411/2/Dial%C3%B3gica%20da%20Inova%C3%A7%C3%A3o%28TalissaRodrigues%29EDUCEM.pdf. Acesso em 28 de set. 2020.
RODRIGUES, Greice Provesi Paes; PALHANO, Milena; VIECELI, Geraldo. O uso da cultura maker no ambiente escolar. Revista Educação Pública, v. 21, nº 33, 31 de agosto de 2021. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/21/33/o-uso-da-cultura-maker-no-ambiente-escolar. Acesso em 23 set. 2022

Fundamentos da Inteligência Artificial na Educação
Definição de Inteligência Artificial. Algoritmos de Aprendizado de Máquina (Machine Learning - ML) e tipos de aprendizados. Redes Neurais e Aprendizado Profundo (Deep Learning). Algoritmos de Processamento de Linguagem Natural (PLN). Funcionamento de algoritmos de IA. Desafios e considerações sobre o uso de IA na educação.
Bibliografia
SANTAELLA, Lúcia. Há como deter a invasão do ChatGPT?. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2023.
UNESCO. Impactos da difusão da inteligência artificial na educação técnica de nível médio. 2021. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000376926. Acesso em 31 jan. 2024.

_______. Currículos de IA para a educação básica — Um mapeamento de currículos de IA aprovados pelos governos. 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000430365. Acesso em 31 jan. 2024.

Integração de IA nas Práticas Educativas
Introdução à inteligência artificial (IA)na educação. Papel da IA na conquista do ODS 4. Impacto da IA nos sistemas de educação. IA ética e centrada no humano. Planejamento estratégico para IA na educação. Redefinição dinâmica dos papéis e competências dos professores para integração da IA. Uso dos Chat GPT para ensino, aprendizagem e avaliação.
Bibliografia
KHAN ACADEMY. Para todos os alunos, todas as salas de aula: resultados reais. [S. l.]: Khan Academy, [2023]. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/. Acesso em: 31 jan. 2023.
MELO, J. N. B.; FILHO, A. B. C.; LIMA, J. V. A tarefa de casa na disciplina de matemática
mediada por assistente virtual de comunicação-chatbot. Revista Eletrônica de Educação
Matemática - REVEMAT, Florianópolis, v. 15, n. 1, p. 01-20, 2020. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/212771. Acesso em: 18 ago. 2022.
UNESCO. Consenso de Beijing sobre a inteligência artificial e a educação. 2019. Disponível em. Acesso em 31 jan. 2024

Introdução à pesquisa Aplicada em Contexto Escolar
Fundamentos da Pesquisa Aplicada Conceitos e definições de pesquisa aplicada. Tipos de pesquisa e suas aplicações na educação. Ética na pesquisa em contexto escolar. Passos para elaboração de um projeto de pesquisa educacional. Definição do problema, objetivos e justificativas. Metodologias de pesquisa aplicadas ao contexto escolar. Técnicas e instrumentos de coleta de dados. Tratamento e análise de dados qualitativos e quantitativos. Interpretação dos resultados e elaboração de relatórios. Integração dos resultados da pesquisa na prática docente. Apresentação e compartilhamento dos resultados.
Bibliografia
MATTAR, João; RAMOS, Daniela Karine. Metodologia da Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas, Quantitativas e Mistas. Edições 70, 2021.
OLIVEIRA, Ana Cristina Barbosa de; SANTOS, Carlos Alberto Batista dos; FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. RIOS - Revista Científica da Faculdade Sete de Setembro .v. 13 n. 21, 2019. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2019/21/metodos_%20e_tecnicas_de_pesquisa_em_educacao.pdf. Acesso em: 20 abr. 2022.
RABELO, Amanda Oliveira. Pesquisa educacional e prática educativa na formação docente: um elo entre a teoria e a prática, a experiência e a inovação. Revista Educação Pública, v. 19, nº 18, 27 de agosto de 2019. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/19/18/pesquisa-educacional-e-pratica-educativa-na-formacao-docente-um-elo-entre-a-teoria-e-a-pratica-a-experiencia-e-a-inovacao. Acesso em 04 dez. 2022.

Tópicos especiais
Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação.
Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros.
Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet.
Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros.
Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo.

Carga Horária:

113 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 600
 
Ministrantes: Anna Karolina Miranda Oliveira
Camila Barbosa Riccardi Leon
Cristina Lopomo Defendi
Herbert Alexandre João
Lino de Macedo
Luis Carlos de Menezes
Marcelo Fernandes da Costa
Marcia Azevedo Coelho
Maria Célia Pereira Lima Hernandes
Maria Jussara Abraçado de Almeida
Nilson Jose Machado


 
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