Atividade

123125 - Orientação Profissional e Projetos de Futuro: oficina teóricas e práticas.

Período da turma: 12/12/2023 a 11/03/2024

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Descrição: Objetivos

O objetivo do projeto é oferecer um espaço de reflexão sobre projetos de vida e sobre planejamento profissional para jovens que estejam cumprindo medidas socioeducativas em uma instituição de acompanhamento de MSE. Para cumprir este objetivo iremos realizar encontros temáticos com assuntos relacionados ao mundo do trabalho, planejamento profissional e determinantes pessoais e sociais dos processos de escolha e elaboração de projetos. Acreditamos que um espaço de elaboração de desejos e projetos de vida por parte dos jovens pode trazer benefícios no processo de inserção desses futuros adultos no mundo do trabalho.

Cronograma


1) Apresentação +Aplicação questionário oral

Apresentação dos participantes por meio de uma dinâmica facilitadora. Apresentação dos objetivos das oficinas: construção de projetos de vida, ajudar a pensar na realidade de trabalho, mostrar diferentes formas de carreira, levantar as dúvidas quanto ao futuro e ao planejamento profissional. Desenvolver a discussão a partir das perguntas orientadoras do projeto.

2) Dinâmica da carta (adaptada) + Curtigrama

A dinâmica da carta consiste em cada um escrever uma carta que será relida no final do curso, nesse caso a atividade será feita em grupo, pensando sobre os desejos e potencialidades de cada um e intermediada pelo aplicador. Discutir em grupo tudo o que curtem e fazem - curtem e não fazem - não curtem e fazem - não curtem e não fazem. O objetivo será refletir sobre o campo de escolhas abertas, quais são os critérios utilizados, “evidenciar as multideterminações que constituem o ser humano e seu mundo” (Aguiar, 2010).

3) Orientação Profissional USP

Realizaremos uma atividade inspirada na Oficina de Orientação Profissional desenvolvida desenvolvida pela equipe de OP do IPUSP para a feira de profissões da USP e adaptada para o contexto em que será aplicada. (http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rbop/v17n1/11.pdf)

4) Dinâmica das 3 frases + Dinâmica das admirações

A dinâmica das 3 frases consiste em realizar reflexões sobre as colocações: “Eu quero”, “Eu tenho que” e “Eu tenho medo de” em relação aos seus futuros.
A dinâmica das admirações consistirá em cada aluno trazer um personagem da sua vivência que admira, dentro disso faremos uma abstração da dinâmica anterior em cima dessa.

5) Dinâmica de realidade ocupacional + convidado político-cultural

Mostrar diversos nomes de profissões levando em conta o trabalhado durante a dinâmica de Orientação Profissional para incentivar a curiosidade sobre diferentes áreas. Realizar discussões acerca do que acham de cada trabalho e seus preconceitos sobre os mesmos. Trazer ideias de trabalhos voltados à comunidade.

6) Conversa sobre ações afirmativas e formas de construir o futuro profissional

Explicar algumas siglas presentes no ingresso para cursos profissionalizantes (SISU, ENEM, PROUNI, FIES). Discutir a existência de cotas e a importância do NIS. Informar sobre a isenção de taxas. E outras formas de construir uma carreira fora da universidade (carreiras técnicas, por exemplo).

7) Dinâmica frases polêmicas

Serão apresentadas oito frases polêmicas dentro da realidade dos jovens. Eles precisarão posicionar-se, concordado ou não com as frases. Depois precisarão criar argumentos para defender as posições num debate. A proposta é gerar a desconstrução de preconceitos relacionados ao machismo e à desigualdade de classes.

8) Visita USP

Visita guiada à USP, dentro disso haverão visitas a museus, conversas com centro acadêmico e cursinho popular.

9) Reflexão visita + Cartografia grupos culturais

Construção conjunta de uma reflexão sobre pertencimento e ocupação dos espaços públicos, assim como dos conhecimentos trazidos pelos mesmos. Trabalhar os pontos colocados por eles no mapa disponibilizado e explicado no primeiro encontro.

10) Encerramento

Realização de uma discussão diagnóstica, avaliação do processo e feedbacks.





Referências

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BARONE, R. E. M.; SILVA, A. M. ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA, CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO E INSERÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO: DESAFIOS NO CONTEXTO DE UNIDADES DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. Revista da Faculdade de Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 155–176, 2019. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/ppgedu/article/view/3957. Acesso em: 12 jan. 2023.

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JACOBINA, Olga Maria Pimentel; COSTA, Liana Fortunato. “Para não ser bandido”: adolescentes em conflito com a lei e trabalho. Cad. psicol. soc. trab., São Paulo , v. 10, n. 2, p. 95-110, dez. 2007 . Disponível em . acessos em 31 jan. 2023.

Samuel, D., & Verdan Rangel, T. (2022). ENTRE A CONCEPÇÃO TEÓRICA E O DESENCANTO DA PRÁTICA: AS FALHAS DA APLICAÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO PROCESSO DE RESSOCIALIZAÇÃO DOS ADOLESCENTES INFRATORES. Acta Scientia Academicus: Revista Interdisciplinar De Trabalhos De Conclusão De Curso (ISSN: 2764-5983), 3(03). Recuperado de http://multiplosacessos.com/ri/index.php/ri/article/view/250

SVARTMAN, Bernardo Parodi e GAMA, Ananda Sierra. Psicologia social comunitária e a política de assistência social: relato de uma pesquisa-ação em centros de juventude. Psicologia na assistência social: um campo de saberes e práticas. Tradução . São Paulo: Instituto de Psicologia. Universidade de São Paulo, 2018. p. 260 ; on-line. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/212/191/890-1. Acesso em: 31 jan. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1986.

TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, p. 443-466, set/dez. 2005.

Carga Horária:

40 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 40
 
Ministrantes: Andressa Lacerda Toqueiro
Beatriz Freitas de Almeida
Bernardo Parodi Svartman
Carolina Almeida Alves Teixeira
Joao Pedro Fagundes de Souza Doria


 
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