122893 - Módulo Desenvolvimento |
Período da turma: | 07/11/2024 a 22/05/2025
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Descrição: | ARQUITETURA MOBILE
Visão geral. Arquitetura da informação mobile. Design mobile. Aplicações nativas. React Native. Componentes, desempenho, estados e API de contexto no React Native; Animações. Criando seu aplicativo. FLING, Brian. Mobile Design and Development: Practical Concepts and Techniques for Creating Mobile Sites and Web Apps. [S. l.]: O'Reilly Media, 2009. DOMAIN DRIVEN DESIGN (DDD) Origem do DDD. Introdução ao DDD. Linguagem ubíqua. Objetos de domínio: entidades, objetos de valor, serviços, agregados e repositórios. Contextos Delimitados. Camada Anticorrupção. VERNON, V. Implementing domain-driven design. Upper Saddle River, Nj: Addision-Wesley, 2013. VLAD KHONONOV. Learning Domain-Driven Design. [s.l.] “O’Reilly Media, Inc.”, 2021. EVANS, Eric. Domain-Driven Design: Atacando as complexidades no coração do software. Editora: Alta Books, 1 ed., 2016 GERENCIAMENTO DE TESTES (TDD) Introdução ao TDD. Componentes de um teste. Testes unitários. Critérios de aceitação. Criando seu próprio teste. Refatoração e qualidade dos testes. Padrões de testes unitários. BECK, Kent. Test Driven Development: By Example. 1. ed. [S. l.]: Addison-Wesley Professional, 2002. MARTIN, Robert. Código limpo: Habilidades práticas do Agile Software. 1. ed. [S. l.]: Alta Books, 2009. GERENCIAMENTO E ESTRUTURAS DE FILAS Introdução. Conceito de filas. Arquitetura de mensageria. Message brokers. Ferramentas. Tratativa de erros. Consistência entre aplicações. Monitoramento. Clustering. Aplicação de filas com RabbitMQ. DOCUMENTAÇÃO RabbitMQ. [S. l.], 14 nov. 2022. Disponível em: https://www.rabbitmq.com/documentation.html. Acesso em: 14 nov. 2022. LEISERSON, C. E.; STEIN, C.; RIVEST, R. L., et al. Algoritmos: Teoria e Prática. Tradução da 2a. edição americana. Editora Campus, 2002. GERENCIAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DE API'S Denifições. REST API. Create, read, update e delete. Criação de API REST. GraphQL: definições, ferramentas. Criação de projeto com GraphQL. RELAN, Kunal. Building Rest APIs with Flask: Create Python Web Services with MySQL. [S. l.: s. n.], 2019. GOUG, James. Mastering API Architecture: Design, Operate, and Evolve Api-Based Systems. [S. l.: s. n.], 2022. WIERUCH, Robin. The Road to GraphQL: Your journey to master pragmatic GraphQL in JavaScript with React.js and Node.js. [S. l.: s. n.], 2018. GESTÃO DA MUDANÇA (CHANGE MANAGEMENT) Os princípios e estratégias para a gestão da mudança organizacional. Contexto organizacional. Capacidade de execução de mudanças. Como adaptar estruturas e processos organizacionais para aproveitar as oportunidades e reduzir as ameaças. Desafios e papel do gestor num mundo de mudanças contínuas e disruptivas. Ferramentas/Técnicas de Gestão da Mudança. Cases. COSTA, S. G.; RODRIGUES, J. N.; VIEIRA, Gestão da mudança. Atlas, 2010. AGUILERA, José Carlos; LAZARINI, Luiz Carlos. Gestão estratégica de mudanças corporativas: tumaround, a verdadeira destruição criativa. São Paulo: Saraiva, 2009. ANTÓNIO, Nelson dos Santos; COSTA, Renato Lopes da. Aprendizagem organizacional: ferramenta no processo de mudança. São Paulo: Grupo Almedina, 2017. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Gerenciando mudanças nas organizações: um guia de práticas. São Paulo: Saraiva, 2017. GEROLAMO, M. C. Gestão da mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança: proposta de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas. 2019. Tese (Livre Docência em Gestão da Qualidade e Mudança Organizacional) - Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2019. KOTTER, J. P. Leading change: why transformation efforts fail. Harvard Business Review, p.59-67, Mar./Apr. 1995. QUINN, R. E. The Positive organization: breaking free from conventional cultures, constraints, and beliefs. Oakland: Berrett-Koehler, 2015. BENNET, N.; LEMOINE, G, J. What VUCA really means for you. Harvard Business Review, p.27, Jan./Feb. 2014. IoT Introdução. Evolução das indústrias para 4.0. Redes sem fio e protocolos de comunicação. Arquiteturas em sistemas IoT. Sistemas orientados a eventos. Segurança de redes e sistemas para aplicações IoT. Middlewares. JUNIOR, Sergio. IOT - Internet das coisas: Fundamentos e aplicações em Arduino e NodeMCU. [S. l.: s. n.], 2018. MORAES, Alexandre; HAYASHI, Victor; HALBE, Aline. Segurança Em IoT: Entendendo os riscos e ameaças em IoT. [S. l.: s. n.], 2021. SERPANOS, Dimitrios. Internet-Of-Things (Iot) Systems: Architectures, Algorithms, Methodologies. [S. l.: s. n.], 2019. GUBBI, J.; BUYYA, R.; MARUSIC, S.; PALANISWAMI, M. Internet of Things (IoT): A vision, architectural elements, and future directions, Future Generation Computer Systems, vol. 29, i. 7, p. 1645-1660, September 2013. MAGNANI, E. A internet das coisas. Rio Janeiro: Editora FGV, 2018. MICRO-FRONT-END Definição. Monolitos, front end e back end e microsserviços. Composição de página. Comunicação pai e filho. Performance, consistência e efetividade. Criação de projeto em micro front end. MICRO front ends. [S. l.], 14 nov. 2022. Disponível em: https://micro-frontends.org/. Acesso em: 14 nov. 2022. GEERS, Michael. Micro Frontends in Action. [S. l.: s. n.], 2020. NoSQL x SQL Introdução. Structured Query Language. Relações, integridade e transações para o modelo relacional. Arquitetura de bancos de dados. Not only SQL. Bases de dados de chave e valor. Escalabilidade de bancos não relacionais. Índices distribuídos. Agregados. ULLMAN, Jeffrey. A First Course in Database Systems. [S. l.]: Pearson Prentice Hall, 2007. DATE, C. Introdução a Sistemas de Bancos de Dados. [S. l.]: GEN LTC, 2004. FOWLER, Martin; SADALAGE, Pramodkumar. Nosql Distilled: A Brief Guide to the Emerging World of Polyglot Persistence. [S. l.]: Addison-Wesley Professional, 2012. PADRÕES DE PROJETOS (DESIGN PATTERNS) Introdução: o que é um padrão de projeto? Tipos de padrões de projetos: abstract factory, builder, factory method, prototype, singleton. Padrões estruturais. Padrões comportamentais. Clean Architecture. GAMMA, E. et al. Padrões de projeto : soluções reutilizáveis de software orientado a objetos. Porto Alegre: Bookman, 2006. SHALLOWAY, A.; TROTT, J. Design patterns explained : a new perspective on object-oriented design. Boston, Mass.: Addison-Wesley, 2010. MARTIN, R. C. Clean code a handbook of agile software craftmanship. [s.l.] Upper Saddle River [Etc.] Prentice Hall, 2010. MARTIN, R. C. The clean coder : a code of conduct for professional programmers. Upper Saddle River, Nj: Prentice Hall, 2014. REACT Native- Introdução. [S. l.], 14 nov. 2022. Disponível em: https://reactnative.dev/docs/getting-started. Acesso em: 14 nov. 2022. LEE, V.; SCHENEIDER, H.; SCHELL, R. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. Pearson Education, 2015. PARADIGMAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Programação declarativa. Programação imperativa. Programação estruturada. Programação orientada a objetos. Paradigma funcional. SILVA, Fabricio; LEITE, Márcia; OLIVEIRA, Diego. Paradigmas de Programação. [S. l.: s. n.], 2019. SEBESTA, Robert. Conceitos de Linguagens de Programação. [S. l.: s. n.], 2018. TÓPICOS ESPECIAIS Avaliações, atividades complementares, trabalhos em grupo e interação. Realização das Provas EaD: as provas são disponibilizadas no dia seguinte a aula ao vivo. Atividades complementares: slides das aulas, material de leitura pré e pós-aula, bibliografia indicada, eventos, reportagens, artigos, entre outros. Esclarecimento de dúvidas via e-mail após as aulas ao vivo: caso os alunos ainda tenham dúvidas após a aula ministrada, estas serão encaminhadas para o professor e as respostas serão compartilhadas com os alunos pela intranet. Interação em aula (trabalhos em grupo): durante a aula ao vivo serão utilizadas as ferramentas TalkShow, Zoom, Wooclap e outros de interação, para desenvolvimento e apresentação de trabalhos em grupo, sanar dúvidas com professor, compartilhar experiências com a turma, responder a enquetes que ajudam na fixação do conteúdo, entre outros. Chat: ferramenta do sistema acadêmico utilizada durante as aulas ao vivo para que os alunos enviem as dúvidas ao professor. O histórico do chat fica disponível nos materiais da aula após o término da aula ao vivo. *Disciplinas e ementas sujeitas a alteração. |
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Carga Horária: |
113 horas |
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Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 1308 | ||||
Ministrantes: |
Adonai Junio Pinheiro Guilherme Bezerra de Lima Helder Prado Santos Luis Augusto Libório Oliveira Fonseca Luiz Paulo Lopes Favero Marcelo Cesar Maciel Leite Marcos Roberto Luppe Marcos Vinicios da Silva Neves Rosana Teresinha Vaccare Braga Wilian Luis Domingues |
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