Atividade

122605 - MEDICINA DO ADOLESCENTE

Período da turma: 01/03/2024 a 01/03/2025

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Descrição: OBJETIVOS DO PROGRAMA:
Objetiva-se formar profissionais capacitados, do ponto de vista teórico e prático, para o exercício da Medicina de Adolescentes, a nível preventivo e curativo, com ênfase no paciente
ambulatorial, com atenção especial ao adolescente portador de doenças crônica.
Objetivos cognitivos
Ao final do estágio o aluno deverá estar apto a:
 avaliar as características de crescimento e desenvolvimento do adolescente normal relacionando as transformações biológicas com as mudanças psicossociais e identificando suas principais variações;
 avaliar as características do crescimento e desenvolvimento do adolescente portador de doença crônica e a a interface da adolescência/puberdade com a patologia de base
 identificar as necessidades de saúde do adolescente - físicas, psicológicas e sócio-culturais - frente aos diferentes contextos familiares e sócio-culturais, justificando-se assim, a pertinência das intervenções;
 caracterizar os principais problemas de saúde do adolescente e seus determinantes ambientais, enfatizando as repercussões das doenças no processo global de crescimento e desenvolvimento;
 introjetar as peculiaridades da consulta do adolescente e o papel educativo da mesma, identificando os aspectos de promoção, proteção e recuperação da saúde;
 caracterizar a atuação multiprofissional na assistência ao adolescente, identificando o papel dos diferentes elementos da equipe de saúde.
Objetivos psicomotores
Ao final do estágio, o aluno deverá estar apto a:
 realizar consulta completa do adolescente envolvendo anamnese e exame físico e entrevista com seu responsável;
 formular os diagnósticos clínicos e psicossociais do adolescente, relacionando-os às suas condições de vida;
 prescrever condutas e orientações relacionadas aos diagnósticos formulados;
 relacionar a sua atuação médica com a dos outros profissionais da equipe de saúde estabelecendo prioridades no diagnóstico e tratamento dos principais problemas de saúde do adolescente.
Objetivos afetivos
Ao final do curso o aluno deverá estar apto a:
 compreender a importância de assistir globalmente o adolescente considerando a sua dimensão biopsicossocial e sua relação com seus núcleos familiares e suas interfaces sócio-culturais;
 reconhecer o papel educativo da consulta do adolescente de modo a atuar efetivamente no campo da promoção e da proteção da saúde;
 enfatizar a importância do controle periódico da saúde do adolescente em função das diversas etapas do seu crescimento e desenvolvimento;
 reconhecer a importância de identificar as repercussões das doenças sobre o crescimento e desenvolvimento do adolescente;
 valorizar o papel da equipe multiprofissional no diagnóstico e tratamento dos problemas de saúde do adolescente bem como na sua prevenção.
ATIVIDADES PRÁTICAS:
Ambulatório:
 Realizar consulta completa do adolescente envolvendo anamnese, exame físico e entrevista com seu responsável;
 Formular os diagnósticos clínicos e psicossociais do adolescente, relacionando-os às suas condições de vida;
 Prescrever condutas e orientações relacionadas aos diagnósticos formulados;
 Relacionar a sua atuação médica com a dos outros profissionais da equipe de saúde estabelecendo prioridade no diagnóstico e tratamento dos principais
problemas de saúde do adolescente.
 Atender individualmeente os adolescentes sob orientação dos assistentes da Unidade.
 Participar do atendimento a grupo de adolescentes
 Acompanhar os pacientes da Unidade internados.
 Atender aos pedidos de interconsulta dos pacientes adolescentes internados por outras especialidades.
 Estágio em especialidade complementar (a ser discutido individualmente), com atendimento de adolescentes portadores de patologias crônicas nas especialidades: Reumatologia, Imunologia, Endocrinologia, Dor e Cuidados Paliativos
Enfermaria de Especialidade ou Pronto Socorro: Plantão em enfermaria ou pronto socorro atendendo crianças ou adolescentes portadores de doenças crônicas e/ou complexas

ATIVIDADES TEÓRICAS: Participação ativa em aulas e seminários: Marcos conceituais; Crescimento e desenvolvimento; Endocrinologia da puberdade e principais distúrbios endócrinos;
Nutrição: avaliação e distúrbios (desnutrição, obesidade, anorexia e bulimia);
Distúrbios de crescimento (baixa estatura, alta estatura e retardo puberal);
Necessidades de Saúde; Sexualidade; Principais problemas clínicos (acne,
hipertensão, arterial, asma, rinite, ginecomastia, varicocele, colagenosas, etc.);
Principais problemas ginecológicos (vulvovaginites, irregularidade menstrual, dismenorréia, tensão pré-menstrual, síndrome dos ovários policísticos, etc.; Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS; Drogas e drogadição; Tuberculose; Estudo dos principais quadros clínicos emergentes na adolescência; Imunização; Gravidez
Anticoncepção; Avaliação pediátrica dos principais problemas ortopédicos; Relação
médico-paciente; A ética no atendimento e na pesquisa.
Participação na reunião clínica semanal do Corpo Clínico do Instituto da Criança
 Participação na reunião semanal didática dirigida aos residentes de segundo e terceiro ano da Pediatria.
Produção de, pelo menos, um artigo científico para publicação.
Preparar e discutir os casos com a equipe multiprofissional.

Carga Horária:

2880 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 1
 
Ministrantes: Clovis Artur Almeida da Silva
Ligia Bruni Queiroz


 
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