Atividade

122526 - Cultura, material e consumo

Período da turma: 05/08/2024 a 02/09/2024

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Descrição: Síntese: Evolução do entendimento sobre consumo em múltiplas perspectivas e suas interfaces com a comunicação e a cultura. Recenseamento dos conflitos & soluções de compromisso que a condição social impõe aos seus integrantes, dependentes da distribuição das mercadorias.
a. Civilização – Cultura – Sociedade
b. Necessidade, demanda, desejo
c. A parte maldita
d. Fetichismos, exibicionismos, voyeurismos
e. Ecossistema publicitário
f. Rituais de Consumo

A civilização, constituída pela experiência da vida nas cidades, afasta para sempre da natureza, fonte de recursos essenciais. Desde então, as necessidades são providenciadas por mecanismos sociais de elaboração e distribuição de produtos manufaturados e serviços para consumo massivo. Correlativamente, o anúncio das mercadorias postas à venda exige a comunicação das suas excelências para informar e despertar o interesse e, evidentemente, a ação, do potencial comprador.
Cada novo lançamento, qualquer um, põe em funcionamento um repertório de relações significantes entre os polos extremos do circuito mercadológico, mediado pelas novidades apregoadas; estas, por sua vez, determinam o escopo das ofertas e das demandas. O amplo espectro comunicacional faz parte do universo do consumo, que seja de imagens, palavras ou símbolos, junto com e para além das características de uso ou de troca de cada elemento em jogo.
Entender a relação entre desejo e consumo e o papel do ecossistema publicitário na difusão dos valores sociais estarão em foco nesta disciplina, bem como compreender a evolução do consumo na sociedade, passando de rejeição à centralidade da vida cotidiana. Consumo e cidadania, consumo e identidade e consumo e brasilidade, serem temas debatidos.


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Carga Horária:

36 horas
Tipo: Obrigatória
Vagas oferecidas: 300
 
Ministrantes: Bruno Pompeu Marques Filho
Maria Clotilde Perez Rodrigues
Silvio Koiti Sato


 
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