122462 - Programa Avançado de Formação em Preceptoria e Educação Médica |
Período da turma: | 29/01/2024 a 29/12/2024
|
||||
|
|||||
Descrição: | Carga Horária Ministrada
Aulas Teóricas em Sala de Aula: 24:00h Aulas Práticas ou de Campo: 1044:00h Seminários: 0h Total Ministrado: 1068:00h Detalhamento: PROGRAMA TEÓRICO (24 horas) Evidências em Educação Médica Construção de Currículo Avaliação de Desempenho Estratégias Educacionais Simulação na formação médica Feedback Mentoring e sistemas de suporte Gerenciamento de conflitos e liderança Qualidade de vida do estudante Ensino clínico: Preceptor minuto PROGRAMA PRÁTICO-PROFISSIONALIZANTE (1044 horas) • Atuação em unidades e serviços de saúde para o desenvolvimento de competências e habilidades de ensino e interação com os estudantes de graduação. REFERÊNCIAS AUSUBEL, David. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Editora Plátano. 2003. BOTTI, S. H. O Papel do Preceptor na Formação de Médicos Residentes: um estudo de residências em especialidades clinicas de um hospital de ensino. 2009.104 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública)– Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2009. REGO, S. Preceptor, supervisor, tutor e mentor: quais são seus papeis? Revista brasileira de educação medica v. 32, n. 3, p. 363-373,2008. BRANT-RIBEIRO, V. M. (Org). Formação pedagógica de preceptores do ensino em saúde. Juiz de Fora, MG: UFJF, 2011. 126p.BRASIL. Ministério da Saúde-Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. ABC DO SUS doutrinas e princípios. Brasília: SUS, 1990Steinert Y, O’Sullivan PS, Irby DM. Strengthening teachers’ professional identities through faculty development. Acad Med. 2019 Mar 5.doi: 10.1097/ACM.0000000000002695. Ferguson PC, Caverzagie KJ, Nousiainen MT, Snell L; ICBME Collaborators. Changing the culture of medical training: an important steptoward the implementation of competency-based medical education. Med Teach. 2017;39(6):599-602. doi:10.1080/0142159X.2017.1315079 Zbieranowski I, Takahashi SG, Verma S, Spadafora SM. Remediation of residents in difficulty: a retrospective 10-year review of theexperience of a postgraduate board of examiners. Acad Med. 2013;88(1):111-6. doi: 10.1097/ACM.0b013e3182764cb6 Neher JO, Gordon KC, Meyer B, Stevens N. A five-step “microskills” model of clinical teaching. J Am Board Fam Pract. 1992;5(4):419- 24.doi: 10.3122/jabfm.5.4.419 Furney SL, Orsini AN, Orsetti KE, Stern DT, Gruppen LD, Irby DM. Teaching the one minute preceptor. A randomized controlled trial. J GenIntern Med. 2001;16(9):620-4. doi: 10.1046/j.1525-1497.2001.016009620.x. Eckstrom E, Homer L, Bowen JL. Measuring outcomes of a one-minute preceptor faculty development workshop. J Gen Intern Med.2006;21(5):410-4. doi: 10.1111/j.1525- 1497.2006.00418.x Teherani A, O’Sullivan P, Aagaard EM, Morrison EH, Irby DM. Student perceptions of the one minute preceptor and traditional preceptormodels. Med Teach. 2007;29(4):323-7. doi: 10.1080/01421590701287988 Irby DM, Aagaard E, Teherani A. Teaching points identified by preceptors observing one-minute preceptor and traditional preceptorencounters. Acad Med. 2004;79(1):50-5. doi: 10.1097/00001888-200401000-00012 Steinert Y, Mann K, Anderson B, Barnett BM, Centeno A, Naismith L, et al. A systematic review of faculty development initiatives designedto enhance teaching effectiveness: a 10-year update: BEME Guide No. 40. Med Teach. 2016;38(8):769-86. doi:10.1080/0142159X.2016.1181851 Servey J, Wyrick K. Teaching clinical precepting: a faculty development workshop using role-play. MedEdPORTAL. 2018;14:10718. doi:10.15766/mep_2374-8265.10718Simpson MA. How to use role-play in medical teaching. Med Teach. 1985;7(1):75-82. fdoi: 10.3109/01421598509036794 Teixeira Ferraz Grünewald S, Grünewald T, Ezequiel OS, Lucchetti ALG, Lucchetti G. One-minute preceptor and SNAPPS for clinical reasoning: a systematic review and meta-analysis. Intern Med J. 2023 May;53(5):680-689. doi: 10.1111/imj.16005. Epub 2023 May 5. PMID: 36625402. Lee J, Ahn S, Henning MA, van de Ridder JMM, Rajput V. Micromanagement in clinical supervision: a scoping review. BMC Med Educ. 2023 Aug 9;23(1):563. doi: 10.1186/s12909-023-04543-3. PMID: 37559079; PMCID: PMC10410949 Merbaum A, Kulasegaram K, Stoller R, Fernando O, Freeman R. The system, the resident, and the preceptor: a curricular approach to continuity of care training. Perspect Med Educ. 2022 Oct;11(5):295-299. doi: 10.1007/s40037-021-00671-y. Epub 2021 Jun 11. PMID: 34115336; PMCID: PMC9582181. Hatfield J, Neal G, Isbell T, Dickey D. The effect of a medical student on community preceptor productivity. Med Educ. 2022 Jul;56(7):747-753. doi: 10.1111/medu.14733. Epub 2022 Jan 24. PMID: 35032065. |
||||
Carga Horária: |
1068 horas |
||||
Tipo: | Obrigatória | ||||
Vagas oferecidas: | 40 | ||||
Ministrantes: |
Agnes de Fatima Pereira Cruvinel Alessandra Mazzo Cassia Senger Cristiano Tonello Fernanda Leite Isabel Cristina Drago Marquezini Salmen Julio Cesar Garcia de Alencar Luiz Fernando Manzoni Lourençone Marcos Antonio Marton Filho Mariane Nunes de Nadai Rodrigo Cardoso de Oliveira Tales Rubens de Nadai |
voltar |
Créditos © 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP |